Deu branco na hora de produzir seu texto? Calma, saiba como ser criativo com 7 ferramentas incríveis para busca de referências

Deu branco na hora de produzir seu texto? Calma, saiba como ser criativo com 7 ferramentas incríveis para busca de referências

Quem trabalha com comunicação sabe que criar pautas de qualidade é essencial para a conquista de bons resultados. No entanto, às vezes pode dar branco e fica difícil saber como ser criativo para escrever releases.

Uma das formas de reconquistar a criatividade é buscar referências (dados, pesquisas e contextos de mercado). E para facilitar esse processo (e não atrapalhar ainda mais a sua rotina), você pode contar com ferramentas criadas com o objetivo de ajudar na pesquisa de assuntos relevantes.

Conheça 7 ferramentas incríveis e saiba como ser criativo todos os dias na assessoria

1. Google News Lab

Essa é uma ferramenta criada pelo Google. Ela permite que você entenda como ser criativo para o cliente com a pesquisa de tendências, a análise de informações de todas as plataformas do Google e a exploração de dados públicos (como aqueles divulgados pelos governos, num mesmo modelo da Lei de Acesso à Informação no Brasil)

Além disso, ainda existem modalidades de análise de comportamento de consumo, tradução, alertas de notícias e o Google Scholar, uma plataforma que reúne trechos de livros, dissertações, artigos e outros materiais didáticos com  livre acesso.

O Google News Lab é mais do que um pacote de ferramentas para busca de referências. Ele permite utilizar ferramentas para visualização, para integrar instrumentos para distribuição do material criado e para analisar o desempenho através das ferramentas Analytics, com foco em SEO. Nada mal, não é?

2. NewsStream

O NewsStream, plataforma da empresa Knewin, possibilita que você saiba como ser criativo com o acesso à pesquisa de milhares de publicações impressas e online. Os conteúdos estão disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol.

A ferramenta de clipagem é uma ótima opção quando se quer buscar dados atuais, estudar uma publicação para criar sugestões de pautas mais certeiras, procurar referências de fontes ou até monitorar os concorrentes do seu cliente.

3. Ferramentas para redes sociais

Essa dica na verdade é a união de várias ferramentas, todas com foco em redes sociais:

  • Graph Search do Facebook: ideal para encontrar fontes e entrevistados. A ferramenta permite que você faça pesquisas por palavras-chave, como: pessoa que vive em x e trabalha em y.
  • Trendsmap: a ferramenta do Google permite ver as hashtags que estão em alta no mundo.
  • Storyful Newswire: é uma espécie de buscador que checa a veracidade de notícias. É ideal para contextos internacionais e pautas urgentes.

4. Data Visualization Catalogue

Entenda que essa ferramenta não é tanto para a busca, mas serve para organizar dados e pode ser uma aliada no momento de montar uma pauta (e saber como ser mais criativo para o cliente)

O Data visualization catalogue possui uma série de formatos de diagramas, como gráficos, mapas com pontos, mapas com fluxo, historiograma, fluxograma, pirâmides, linha do tempo e muito mais.

5. Panda project

Panda Project é um serviço de banco de dados que reúne biblioteca, criação de spreadsheets, ferramenta de busca e alerta de notícias publicadas na internet. O serviço é pago, mas pode ser ideal para grandes redações ou agências de comunicação.

6. Document cloud

Repórteres de todo o mundo podem compartilhar informações e dados com o Document cloud. Esse serviço em nuvem funciona através do upload de imagens, digitalizações e documentos. A ferramenta pode ser usada para o compartilhamento de arquivos vazados, como no caso do Wikileaks.

7. Ferramentas Digitais para Jornalistas – Knight Center (University of Texas)

Esse e-book reúne uma série de ferramentas de dados, além de como fazer jornalismo de dados, dados abertos, bancos de dados, ferramentas de pesquisa, análise e organização e até um capítulo sobre Deep Web. Vale a pena conferir.

Por fim, saiba existem muitas ferramentas para busca de referência a sua disposição. Isso vai facilitar muito a sua rotina na busca em saber como ser criativo para criar pautas relacionadas ao seu cliente.

E se quiser conhecer outras plataformas capazes de otimizar a sua rotina em assessoria, faça o download gratuito do nosso e-book 12 ferramentas essenciais para produção de conteúdo.

Conheça 12 ferramentas incríveis para produção de conteúdo digital que otimizam sua rotina