Como usar o Knewin Intelligence na gestão da marca?

Fazer a gestão da marca é fundamental para impulsionar os resultados de uma empresa. É através dele que muitas companhias passam a ser valorizadas e desejadas por seus clientes, além de se preparar e evitar uma possível crise. No entanto, seus resultados e impactos ainda são difíceis de serem mensurados e, por isso, a inteligência de dados é fundamental no processo.

Em contrapartida, todo trabalho de gestão de marca que não tem como base os dados levantados pelo monitoramento, levantamento e análise de uma equipe qualificada com o apoio da tecnologia, pode se considerar um modelo ultrapassado e pouco sustentável. 

Agora, se o objetivo é garantir a máxima eficiência com agilidade e inteligência, existem diferentes plataformas e soluções que podem apoiar a sua jornada. Entre elas, está o Knewin Intelligence. Vamos saber mais sobre ele? Confira!

Por que é importante fazer a gestão da marca?

Reconhecimento, fidelidade, engajamento, gerar valor, criar consistência e muito mais. Existem diversos motivos que mostram a importância de fazer um bom trabalho de gestão de marca, acompanhe alguns deles que separamos a seguir:

  • Gerar reconhecimento

Quando uma marca é bem gerenciada, a equipe de comunicação consegue gerar reconhecimento e conscientização entre os seus atuais e potenciais clientes. Essa perspectiva é fundamental, pois ajuda a diferenciar sua empresa dos concorrentes, gerando maior competitividade. 

  • Engajar e fidelizar clientes

Marcas fortes ajudam a estabelecer e fidelizar clientes. As pessoas que vivem uma experiência positiva em sua jornada de compra tendem a continuar adquirindo seus produtos ou contratando os seus serviços, além de recomendar sua marca preferida para outros.

  • Melhorar a reputação

O gerenciamento quando feito de forma eficiente pode contribuir na construção de uma reputação positiva diante do mercado. Dessa forma, também é possível ajudar a estabelecer a confiança e a credibilidade entre os atuais e potenciais clientes.

  • Criar consistência

A consistência é um dos principais resultados de um bom trabalho de gestão de marca por uma equipe de comunicação. Identidade visual, pontos de contato, experiência são todos os pontos que reforçam os valores, o propósito e a mensagem da marca. E ela se transforma em confiança e lealdade entre os clientes.

  • Gerar maior valor para a marca

Por fim, a gestão de marca bem desenvolvida pode ter um impacto significativo no desempenho financeiro de uma empresa. Uma marca forte pode levar ao aumento da receita, margens de lucro mais altas e melhores avaliações, o que faz toda diferença no fluxo de caixa.

Resumindo, em cada um desses benefícios é fundamental que esse trabalho conte com o apoio  de uma estratégia inteligente de dados. Falaremos mais sobre elas a seguir!

Quais são os grandes diferenciais de uma boa gestão da marca?

Por meio da gestão de marca, a assessoria de comunicação ou a equipe interna de uma empresa pode impulsionar os resultados. No entanto, para conquistar esses objetivos é fundamental contar com o apoio da inteligência de dados na estratégia, que pode ser aplicado dentro da seguinte forma: 

Monitoramento

A área de comunicação tem muita demanda de monitoramento e, em muitos casos, falta suporte tecnológico diante do crescente volume de fontes de informação. O trabalho se torna árduo e improdutivo, exigindo uma ferramenta de apoio. Neste contexto, contar com uma plataforma de sua confiança pode fazer toda diferença nos resultados.

Colaboração

É indispensável que uma empresa tenha acesso não apenas às informações internas, sobre os seus processos, mas também aos dados externos e que são relacionados ao mercado. Por isso, uma área de Inteligência deve sempre trabalhar em rede para buscar resultados cada vez melhores.

Sistematização 

Analisar o mercado uma vez e repetir a análise um ano depois é insuficiente para uma estratégia de planejamento de gestão de marca. O processo do uso inteligente dessas informações exige uma atuação sistemática, tendo sempre variáveis externas observadas a todo momento.

Formalização

A área responsável precisa comunicar a missão, visão e objetivos para potencializar a gestão do monitoramento e apresentar resultados palpáveis. Essa defesa a partir de dados e informações é fundamental para mostrar em números a eficiência desse trabalho.

Lembre-se: para contar com esses diferenciais na sua estratégia de comunicação de marca, conte com uma solução tecnológica eficiente e uma equipe preparada para extrair o máximo potencial da ferramenta. Neste contexto, a Knewin Intelligence pode fazer toda diferença.

Como o Knewin Intelligence pode ajudar na gestão da marca?

A ferramenta desenvolvida pela Knewin captura em tempo real milhares de dados relevantes para o seu negócio de forma estruturada, organizada e rápida. Veja como:

  • Big Data com Inteligência: sua empresa recebe informações que interessam ao negócio de fontes externas e internas, através de uma API amigável e de fácil integração.
  • Acompanhe as tendências e movimentos do mercado: mapeie concorrentes para saber lançamento de novos produtos, posicionamento do mercado, atuação em mídias sociais, entre outras ações que impactem diretamente na estratégia da sua marca.
  • Monitore sua marca e concorrentes: Conte com informações mais assertivas para fazer análises comparativas sobre sua marca e a da concorrência, em qualquer período de tempo.

Quem conhece recomenda a ferramenta. Veja o que disse um de nossos clientes sobre o uso da plataforma: 

“A parceria formada em 2018 nos permitiu criar e sistematizar um processo robusto de leitura e entendimento das relações dentro e fora do ambiente competitivo, como também pensar o futuro da organização através de prospecção de cenários”.

Gustavo Aprile Porto Rossi, Especialista em Estratégia & Inovação – Sicredi

Conte com as soluções da Knewin!

Para mensurar resultados de forma otimizada, conte com a Knewin Intelligence. A tecnologia pode impulsionar o trabalho de gestão de marca, possibilitando o acesso às análises de dados em um painel de interface amigável e simples por meio de relatórios qualitativos.

Automatize e personalize a visualização dos dados que são mais importantes para sua empresa de forma estratégica para apoiar na geração de insights e tomada de decisão. Com a Knewin, é possível ter dados precisos e unificados de notícias, redes sociais e bases externas de dados. 

Entre em contato conosco e descubra todas as possibilidades da tecnologia e do conhecimento em monitoramento para a sua empresa!

intelligence