7 cursos de gestão para abrir uma empresa de comunicação

cursos de gestão

A sobrevivência de uma empresa depende de um fator básico: a capacidade de agregar valor às partes interessadas, ou seja, aos stakeholders. Para isso, você precisa acompanhar constantemente as alterações no ambiente de mercado, identificando ameaças e também buscando sempre oportunidades de crescimento. E nada melhor que buscar cursos de gestão para auxiliá-lo nesse desafio.

Se você fizer uma rápida busca no Google, vai notar que há diversos cursos de capacitação e especialização, presenciais ou online. No entanto, poucas faculdades e pós-graduações oferecem capacitação em gestão. A maioria foca demais na técnica e pouco no gerenciamento. E não basta ser um assessor exímio se não souber administrar o dinheiro.

Assim, muitos proprietários de empresas de comunicação possuem uma lacuna de conhecimento para gerir o seu negócio e gerenciar os colaborares. Estes empresários podem até ser excelentes técnicos e entenderem muito bem de seus serviços, mas não estão preparados ainda para abrir uma empresa de comunicação.

E-learning

O mercado e-learning mundial deve chegar a US$ 107 bilhões em 2015, um crescimento enorme mesmo diante das crises na economia mundial. E não é à toa: cursos online, além de serem mais flexíveis, são mais baratos e têm um índice de aprendizagem melhor que os presenciais. De acordo com um relatório publicado recentemente pelo Departamento de Educação dos EUA, “os cursos online (mistos ou integralmente a distância) resultam em uma melhor aprendizagem para o aluno em comparação aos métodos tradicionais de ensino em que há apenas aulas presenciais”. Fica fácil entender porque a tendência é que cada vez mais cursos sejam desenvolvidos para o ambiente digital.

7 cursos de gestão para abrir uma empresa de comunicação

Pensando na importância dos cursos de gestão para criar uma empresa, separamos algumas das principais plataformas online que oferecem cursos gratuitos e pagos. Veja abaixo:

1. Dominou

Criação do Grupo Comunique-se, o Dominou é um portal de ensino a distância que oferece cursos de qualificação e atualização profissional. Hoje, a plataforma conta com mais de 100 cursos de atualização pagos direcionados para as seguintes áreas: comunicação corporativa, marketing e mídias sociais, gestão empresarial, gestão de pessoas, jornalismo, multimídia e web e redação. O Dominou oferece certificado digital ao final do curso.

Sugestões:

2. Coursera

O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo. Antes disponível apenas na língua inglesa, a plataforma virtual agora oferece diversos cursos com legendas em português. Há cursos pagos e gratuitos, sendo o reconhecimento formal pela participação no curso opcional, já que o certificado é cobrado. Além disso, o estudante conta com diversos fóruns de discussão, onde poderá interagir com todos os outros alunos do mesmo curso.

Sugestões:

3. EduK

Nesta plataforma, há a possibilidade de assistir gratuitamente aos cursos transmitidos ao vivo. Há a opção paga, que dá acesso a todos os cursos. São três opções de planos mensais acessíveis. Além disso, cada curso disponibiliza uma série de aulas grátis para que você decida se quer ou não se matricular. O eduK fornece certificado, que é reconhecido nacional e internacionalmente no mercado de trabalho.

Sugestões:

4. EDX

Fundada pela Universidade de Harvard e MIT, em 2012, a EDX é uma plataforma online de aprendizagem e fornecedora de MOOCs (Massive Open Online Courses) de alta qualidade. O site conta com mais de 90 parceiros globais, incluindo universidades e instituições do mundo. Com cursos sobre gestão e liderança a preços acessíveis, a plataforma oferece módulos em inglês e espanhol. E o melhor: você terá colegas de turma de todas as partes do mundo.

Sugestões:

5. FGV

A Fundação Getúlio Vargas foi a primeira instituição brasileira a se tornar membro do Open Course Ware Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino do mundo inteiro que fornecem conteúdos e materiais didáticos digitais gratuitos. Você pode optar por cursos nas áreas de gestão empresarial, de marketing, de pessoas e até de projetos.

Sugestões:

6. EAD SEBRAE

A fim de sensibilizar empresários para a compreensão de seus negócios como uma organização sistêmica, o SEBRAE criou o curso EAD de Gestão Empresarial Integrada. Nele, os alunos aprenderão sobre gestão integrada e também como incorporar princípios desse modelo de gestão em uma empresa.

Sugestões:

7. Pós-graduação online ou presencial

Não foque apenas em cursos de assessoria. Busque cursos de gestão de pessoas, de tempo, empresarial, de marketing, etc. Vemos muitas assessorias que não se sustentam por falhas de gestão, seja financeira, comercial ou de marketing. Você não quer que isso condene o seu negócio, não é mesmo? Comece já o seu curso online e conte para nós o que está achando.

Conhece outros cursos de gestão para indicar? Deixa sua sugestão nos comentários!