5 plataformas de cursos para jornalistas que são on-line e gratuitos

cursos para jornalistas

Na rotina do jornalista, é preciso buscar novas histórias e experimentar desafios que pedem cada vez mais conhecimento e curiosidade. A internet ajudou muito nisso por ter democratizado o acesso à informação, seja em livros, artigos acadêmicos de todo o mundo, palestras online (webinars ou TED Talks) e cursos. O universo de cursos online cresceu tanto que surgiram plataformas dedicadas apenas a isso, em parceria com universidades internacionais. Não são somente cursos para jornalistas, mas uma capacitação para suprir as necessidades de profissionais do mercado. Conheça algumas plataformas de ensino que podem auxiliar a carreira de jornalista.

 

Exemplo cursos para jornalistas:

#1 Coursera

Uma das maiores plataforma de cursos online, é possível encontrar cursos de vários tamanhos e sobre os mais variados conteúdos, da robótica ao marketing, da engenharia de alimentos à literatura medieval. Os cursos são de graça, alguns periódicos e outros disponíveis o tempo todo, e a maioria é de universidades renomadas, como Yale, Harvard, MIT, Stanford e Princeton, por exemplo. Algo que deve ser mencionado é que, enquanto os cursos são gratuitos, a emissão de certificado de conclusão é cobrada, cerca de US$ 24 dependendo do curso.

Alguns cursos para ficar de olho:

#2 Learnist

Essa plataforma colaborativa é ideal para o jornalista que procura por cursos um pouco ortodoxos. A razão? Ela é alimentada pelos próprios usuários. Ou seja, se você quiser criar cursos para jornalistas, você pode. Se você quiser aprender algo único com designer, programadores, bloggers, ou psicólogos, você pode! Aqui, o céu é o limite. O site ainda traz notícias relacionadas e que possam interessar os usuários.

#3 BBC Languages

Um dos  cursos para jornalistas que mais agrega é o de línguas. Mesmo com todos os tradutores disponíveis em celulares, o profissional com fluência em uma ou mais línguas internacionais ainda é muito admirado e requisitado pelo mercado. O BBC Languages é um dos mais tradicionais e que possui cursos completos com áudio, vídeos e jogos interativos.

#4 Knight Center – University of Texas

Esse centro de pesquisa foca em jornalismo sul-americano e oferece cursos para jornalistas, principalmente na área de Big Data. Os cursos são periódicos com duração de dois a três meses e é necessário cumprir uma série de atividades para finalizá-lo, mas vale a pena para os profissionais que trabalham no setor de economia e tecnologia, principalmente.

#5 Veduca

O único site brasileiro que entrou na nossa lista! O Veduca oferece cursos gratuitos de instituições como USP, UnB, Unicamp, Harvard e MIT, entre outras.

Vale a pena investir num curso online ?

É preciso ter cuidado no momento de escolher qual curso on-line fazer. Ao mesmo tempo em  que é muito cômodo para o aluno, nem sempre existe um controle de qualidade do material. O que fazer, então? Leia os comentários! Outros alunos são ótimas referências para saber se vale a pena gastar aquele tempo assistindo aulas e fazendo as atividades. Veja quantas estrelas ou qual a nota de um determinado curso antes de começar, para evitar grandes decepções. Lembre-se também de deixar o seu feedback! Você pode ajudar outras pessoas.

Cursos para jornalistas não são tão fáceis de encontrar, mas é possível aproveitar os conteúdos de outras áreas para se aprofundar em um determinado assunto ou editoria.
Você já fez participou de cursos on-line? O que achou? Conte sua experiência nos comentários.

Crédito de imagem: Got Credit

ebook2-call-to-action