Social listening: como usar o monitoramento para melhorar comunicação com o público

Quem atua no mercado de comunicação, especialmente em assessoria de imprensa ou relações públicas, sabe que a base para uma estratégia de sucesso é sustentada por três pilares essenciais: tecnologia, inteligência de dados e uma equipe com expertise de mercado. E o social listening é um dos aliados desses pilares.

Leia também:

>>  Análise de sentimentos e Social Listening combinados na gestão de marcas 

>>  Social Listening: 5 coisas que diretores de comunicação deveriam saber

>>  E-BOOK Monitoramento de Redes Sociais para Assessores de Imprensa

Com essas três engrenagens funcionando em sinergia com efetividade, o Social Listening, que é uma das atividades mais importantes de uma equipe de comunicação, se torna ainda mais assertivo. Afinal, é por meio dessa estratégia que as marcas descobrem os stakeholders ou entendem o que o público e os clientes pensam e se manifestam sobre ela.

Uma estratégia de comunicação eficiente tem como base o uso de dados

Em seguida, os profissionais transformam essas informações em campanhas específicas que ajudarão a levar as mensagens da marca às pessoas certas e no melhor momento, independente se o canal é através das redes sociais ou em manifestações públicas em grandes veículos de imprensa.

O Social Listening é fundamental para dar ainda mais inteligência ao trabalho de comunicação. Além de reforçar o diálogo e estreitar as relações entre marcas e pessoas, ele direciona um posicionamento mais adequado com foco na experiência dos clientes. 

Outro benefício do Social Listening é oferecer insights valiosos a partir da percepção do que as pessoas estão dizendo sobre a empresa nas redes sociais, por exemplo. Mas como usar essa ferramenta para gerar mais engajamento do público ou melhorar a imagem da marca? Confira algumas dicas a seguir!

Social listening não é só monitoramento de redes sociais

Sim, o monitoramento de redes sociais ajuda a acompanhar menções, comentários, interações e publicações que falam sobre um cliente de agência de comunicação. Mas o Social Listening vai além disso. 

A estratégia utiliza o monitoramento como base para o agrupamento de informações. Ele funciona como se fosse um mergulho no oceano de informações que monitoramos nas redes sociais, com uma escuta atenta e voltada para analisar o que as pessoas estão dizendo. 

Dessa maneira, a marca consegue entender a base de dados das reações do seu público. Esses relatórios completos, ágeis e informativos ajudam a produzir diferentes tipos e formatos de conteúdo e pontos de contato com as personas estabelecidas no início da estratégia. 

Resumindo, quando uma empresa utiliza a o Social Listening, ela amplia a inteligência e a gama de recursos que englobam o monitoramento de redes sociais e outros canais digitais para oferecer um serviço mais qualitativo e preciso aos clientes. E, por isso, ela é tão importante para garantir a competitividade de mercado. 

Na webinar abaixo, você encontrará um material interessantíssimo sobre a exposição de marcas no meio digital e mensuração de resultados

A importância sinergia entre o on-line e off-line

O discurso e a maneira de agir da organização devem ser um só. Os canais de comunicação podem mudar de acordo com cada nicho ou característica do público. Já a linguagem, visão e valores da empresa devem estar unificados, sendo repassados em todos os materiais que ela reproduz.

Por isso, não caia no “hype” das novas redes sociais, tendo a necessidade de estar em todos os lugares. Conheça seu público e busque cativá-lo no ambiente apropriado. 

Como colocar o Social Listening em prática?

Agora que já mostramos as diferenças entre monitoramento de redes sociais e social listening, vamos aprender a executar essa tarefa nas agências de comunicação? É possível organizar essa prática em quatro etapas:

  • Monitoramento

Em plena era digital, fazer monitoramento de forma manual limita os resultados obtidos. Afinal as redes sociais são, por essência, instantâneas. Automatizando o processo, você agiliza essa tarefa e ainda tem maior exatidão nos resultados. Para isso, você pode contar com a ajuda de uma ferramenta profissional de monitoramento de redes sociais.

Uma opção é o Knewin Monitoring, uma plataforma que permite que você monitore menções, personalidades, produtos  e páginas nas redes sociais para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa. 

  • Análise de informações

Neste momento, separamos o que é realmente relevante no monitoramento para compreender o público e impulsionar o alcance de marcas no meio digital. E você pode fazer essa separação utilizando a análise de sentimentos e ao identificar o que é padrão ou está fora da curva. Isso vai ajudar a organizar o processo e a identificar o que realmente merece uma escuta atenta.

  • Interpretação dos dados

Utilize métricas relevantes para os clientes da agência, cruze informações com o planejamento de comunicação e identifique gatilhos que causam picos de menções no meio digital. Ouça atentamente o que o público está dizendo, mas não esqueça de alinhar toda a reflexão aos objetivos da marca e à melhora no serviço oferecido por sua agência.

  • Gerando insights

Por fim, a última etapa do Social Listening é transformar todas as informações monitoradas e analisadas em insights e ações.  Utilize esta etapa como base para identificar o que pode melhorar o relacionamento da marca com o público. 

Concluindo…

Monitoramento e captação de dados sobre o público é apenas o primeiro passo. É preciso pensar, planejar e colocar as estratégias em ação. A partir dessa inteligência, definir qual será a melhor forma de impactar e gerar engajamento para o cliente. 

Para saber como implementar essa estratégia dentro da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. Com certeza, nós temos uma estratégia perfeita e com as melhores ferramentas para a equipe de comunicação da assessoria de imprensa da sua empresa.