Categoria: Daniel Bruin

UM DESLIZE DA COCA NO USO DA IA

O uso de Inteligência Artificial na publicidade começa a dar os primeiros problemas para a reputação das marcas. O tradicional vídeo de fim de ano da The Coca-Cola Company, lançado na semana passada nos Estados Unidos, foi o primeiro feito totalmente com o uso da IA, sem a participação de humanos. O anúncio tenta resgatar o espirito da campanha “Holidays Are Coming”, de 1995, que anuncia a chegada das festas de fim de ano, mas até o momento conseguiu apenas uma enxurrada de críticas de consumidores nas redes sociais.

Aparentemente, os fãs da marca não aceitam que não haja nenhuma interação humana na produção do vídeo da campanha, em que até as “pessoas” que aparecem foram geradas por IA. Curiosamente, nunca houve problemas com a presença do Papai Noel e do urso polar que consome a bebida em campanhas anteriores, criados em formato de desenho animado. Ambos também aparecem neste anúncio.

O que parece estar perturbando os consumidores, a julgar pelas críticas postadas nas redes sociais, é o aspecto ainda excessivamente artificial do vídeo, com problemas na proporção de certos objetos e na expressão inanimada das “pessoas” que aparecem. Tudo o que eles não querem ver em uma propaganda que anuncia a chegada de uma festa tão “humana” quanto o Natal.

Será que se trata apenas de um problema de adaptação a uma nova realidade tecnológica ou os consumidores já mostram uma tendência a recusar tudo o que não é feito por seres humanos em relação às marcas? A reputação será afetada por esta queda de braço? Assista o vídeo neste link e tire suas conclusões: https://lnkd.in/dAN66gcR.

Picture of Daniel Bruin

Daniel Bruin

Profissional sênior com larga experiência em relações públicas, comunicação empresarial e mentoria executiva.

Assine nossa Newsletter

Receba e-mails com novos conteúdos

Assuntos relacionados