Knewin Report Especial​

Coronavírus​

#1 Report Especial Knewin Coronavírus Vs Fake News


Confira o Monitoramento das principais notícias em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”.  Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental. 

Análise Comparativa Geral

Análise Comparativa Geral

Brasil em 26 de Março

Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 2.433 no dia 25 a 2.915 no dia 26, totalizando um aumento de 19%. O número de óbitos também aumentou de 57 para 77, equivalente a 35% . Entre as medidas oficiais anunciadas, há a avaliação de ajuda financeira para trabalhadores informais, o Governo Federal também lançou uma campanha publicitária chamada “O Brasil não pode parar” para defender a flexibilização do isolamento social e governadores pediram ao presidente da República, em carta, a união de forças no combate à crise do Covid-19, além de defenderem as medidas de isolamento.

Foram 598 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a campanha do Facebook contra fake news, com um  painel no feed contendo informações detalhadas sobre a pandemia e um botão para seguir declarações da OMS, e o bot do Ministério da Saúde no Whatsapp, com o objetivo de aumentar a veiculação das recomendações oficiais e evitar fake news . Abaixo, destaques do dia::

Análise Comparativa Brasil

Argentina em 26 de Março

Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 502 no dia 25 a 589 no dia 26, totalizando um aumento de 17%. O número de óbitos também aumentou de 8 para 12.  Entre as medidas oficiais anunciadas o destaque do dia é para o fechamento de todas as fronteiras argentinas até o dia 31 de março. Foram 60 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo principais notícias falsas que circularam:

Análise Comparativa Argentina

México em 26 de Março

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 475 no dia 25 a 585 no dia 26, totalizando um aumento de 23%. O número de óbitos também aumentou de 6 para 8.  Além das medidas básicas de higiene, recomendou-se a realização das ações do Dia Nacional da Distância Sana; que consiste em que pessoas que sofrem de doenças como: diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, insuficiência renal, lúpus, câncer, doenças cardíacas e respiratórias, além de transplantes, idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas e as que sejam responsáveis ​​pelo cuidado de suas filhas e filhos menores de 12 anos; devem fazer resguardo em casa. Foram 130 noticias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando:

Análise Comparativa México

Colômbia em 26 de Março

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 470 no dia 25 a 491 no dia 26, totalizando um aumento de 21 casos.. O número de óbitos também aumentou de 4 para 6. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas o Hotel Tequendama será adequado para atender pacientes com Coronavírus e estão adaptando outras unidades militares, além do Hospital Militar com 173 leitos, para atender aos cidadãos.

Foram 24 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:

Este estudo, intitulado “A origem proximal da SARS-CoV-2”, descartou de forma irrefutável a possibilidade de ser um vírus criado em um laboratório na cidade chinesa de Wuhan, o foco da epidemia explica como esse vírus sofreu uma mutação no vírus. morcegos para humanos que passam por um Y »Estima-se que 75% das doenças infecciosas emergentes que atacam os seres humanos são zoonóticas.

Análise Comparativa Colômbia

Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.

Knewin – Todos os direitos reservados – Direito autoral© 2020

Desenvolvido por Haste