Confira o Monitoramento das principais notícias em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 26 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 2.433 no dia 25 a 2.915 no dia 26, totalizando um aumento de 19%. O número de óbitos também aumentou de 57 para 77, equivalente a 35% . Entre as medidas oficiais anunciadas, há a avaliação de ajuda financeira para trabalhadores informais, o Governo Federal também lançou uma campanha publicitária chamada “O Brasil não pode parar” para defender a flexibilização do isolamento social e governadores pediram ao presidente da República, em carta, a união de forças no combate à crise do Covid-19, além de defenderem as medidas de isolamento.
Foram 598 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a campanha do Facebook contra fake news, com um painel no feed contendo informações detalhadas sobre a pandemia e um botão para seguir declarações da OMS, e o bot do Ministério da Saúde no Whatsapp, com o objetivo de aumentar a veiculação das recomendações oficiais e evitar fake news . Abaixo, destaques do dia::
- O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, esclareceu sobre fake news relacionadas ao ENEM, à entrega de merenda escolar e às bolsas de pesquisas durante a pandemia do Covid-19.
- Prefeitura de Poços de Caldas afirma que áudio que circulou via Whatsapp no dia 26 sobre assinatura de decreto cancelando o Estado de Calamidade Pública é falso.
Argentina em 26 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 502 no dia 25 a 589 no dia 26, totalizando um aumento de 17%. O número de óbitos também aumentou de 8 para 12. Entre as medidas oficiais anunciadas o destaque do dia é para o fechamento de todas as fronteiras argentinas até o dia 31 de março. Foram 60 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo principais notícias falsas que circularam:
- Falsas notícias que mostram animais silvestres em cidades de quarentena incitando que a natureza estaria recuperando o seu habita tomado por humanos.
- Notícia falsa dizendo que o Presidente Alberto Fernandez cortaria a aposentadoria de todas as pessoas que violarem a quarentena.
- Um anestesista criou uma postagem falsa dizendo que haviam 3 casos confirmados de Covid-19 na cidade de Necochea.
- Notícia falsa sobre o cruzeiro “Diamond Princess” dizendo que ainda se encontrava o vírus vivo no navio 17 dias depois da quarentena.
México em 26 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 475 no dia 25 a 585 no dia 26, totalizando um aumento de 23%. O número de óbitos também aumentou de 6 para 8. Além das medidas básicas de higiene, recomendou-se a realização das ações do Dia Nacional da Distância Sana; que consiste em que pessoas que sofrem de doenças como: diabetes, hipertensão, obesidade mórbida, insuficiência renal, lúpus, câncer, doenças cardíacas e respiratórias, além de transplantes, idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas e as que sejam responsáveis pelo cuidado de suas filhas e filhos menores de 12 anos; devem fazer resguardo em casa. Foram 130 noticias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando:
- Animais de estimação como gatos e cães podem transmitir coronavírus.
- O coronavírus afeta apenas adultos mais velhos.
- A vacina contra influenza também pode me proteger do coronavírus
- Voluntários e paramédicos da Cruz Vermelha fazem testes de coronavírus em casa.
Colômbia em 26 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 470 no dia 25 a 491 no dia 26, totalizando um aumento de 21 casos.. O número de óbitos também aumentou de 4 para 6. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas o Hotel Tequendama será adequado para atender pacientes com Coronavírus e estão adaptando outras unidades militares, além do Hospital Militar com 173 leitos, para atender aos cidadãos.
Foram 24 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Mensagem falsa sobre horários de compra restritos de acordo com números específicos de identidade para entrar aos supermercados em Bogotá
- Novidades no WhatsApp e no Facebook para acabar com notícias falsas sobre coronavírus
Este estudo, intitulado “A origem proximal da SARS-CoV-2”, descartou de forma irrefutável a possibilidade de ser um vírus criado em um laboratório na cidade chinesa de Wuhan, o foco da epidemia explica como esse vírus sofreu uma mutação no vírus. morcegos para humanos que passam por um Y »Estima-se que 75% das doenças infecciosas emergentes que atacam os seres humanos são zoonóticas.
Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.