Knewin Report Especial​

Coronavírus​

#10 Report Especial Knewin Coronavírus Vs Fake News

Confira o monitoramento das principais notícias no dia 8 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”.  Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental. 

Análise Comparativa Geral

Análise Comparativa Geral

Brasil em 8 de Abril

Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 13.717  no dia 7 a 15.927 no dia 8, totalizando um aumento de 16,11%. O número de óbitos também aumentou de 667 para 800, equivalente a 19,94% . Entre as medidas oficiais anunciadas, houve a autorização para mais uma etapa do saque do FGTS. Além disso, o Ministério da Saúde anunciou que, a partir do dia 13 de abril, municípios e estados que não ultrapassaram o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde vão poder iniciar uma transição para o isolamento vertical.

Foram 449 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como o aplicativo criado para combater fake news e preços abusivos durante a pandemia. Abaixo, destaques:

Análise Comparativa Brasil

Argentina em 8 de Abril

Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1715 no dia 7 de abril a 1795 no dia 8. O número de óbitos também aumentou de 60 para 67.  Entre as medidas oficiais anunciadas, a Argentina continua em quarentena total. Foram 90 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:

Análise Comparativa Argentina

México em 8 de Abril

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 2785 no dia 7 de abril a 3181 no dia 8 de abril, totalizando um aumento de 14,21%. O número de óbitos também aumentou de 141 para 174.  Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde reforçou a não recomendação do uso de arcos e de túneis de desinfecção no país, já que estas tecnologias ainda não têm comprovação científica de que são eficazes contra o Covid-19. Além disso, a Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários afirmou que está agilizando os processos de emissão para importação e exportação dos insumos de saúde para o país. 

Foram 117 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:

Análise Comparativa México

Colômbia em 8 de Abril

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 1780 no dia 7 de abril a 2054 no dia 8, totalizando um aumento de 15,39% . O número de óbitos também aumentou de 50 para 55. Entre as medidas oficiais, o Presidente da Colômbia anunciou a chegada de 47 mil testes rápidos para detectar Coronavírus. Além disso, O Ministério da Saúde anunciou a entrega de mais EPIs para instituições de saúde.

Foram 14 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:

Análise Comparativa Colômbia

Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.

Knewin – Todos os direitos reservados – Direito autoral© 2020

Desenvolvido por Haste