Confira o monitoramento das principais notícias no dia 8 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 8 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 13.717 no dia 7 a 15.927 no dia 8, totalizando um aumento de 16,11%. O número de óbitos também aumentou de 667 para 800, equivalente a 19,94% . Entre as medidas oficiais anunciadas, houve a autorização para mais uma etapa do saque do FGTS. Além disso, o Ministério da Saúde anunciou que, a partir do dia 13 de abril, municípios e estados que não ultrapassaram o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde vão poder iniciar uma transição para o isolamento vertical.
Foram 449 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como o aplicativo criado para combater fake news e preços abusivos durante a pandemia. Abaixo, destaques:
- Uma pesquisa do Reuters Institute de Oxford indicou que pessoas públicas (políticos, celebridades e influenciadores digitais) são responsáveis por 20% do compartilhamento de fake news nas redes sociais.
- Com a liberação do auxílio de R$ 600 para trabalhadores informais e autônomos, golpes e mensagens fake têm circulado no meio digital.
- Tem sido compartilhada nas redes sociais uma teoria que relaciona à pandemia do Coronavírus à tecnologia 5g. Especialistas reforçam que é uma fake news e alertam para a onda de desinformação que isso pode causar (torres de 5g sendo incendiadas no Reino Unido, por exemplo).
- Apesar do trabalho de combate às fake news, as redes sociais ainda são os canais de divulgação de boatos e de conselhos enganosos, como uma série de recomendações sobre como agir em relação ao Coronavírus.
Argentina em 8 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1715 no dia 7 de abril a 1795 no dia 8. O número de óbitos também aumentou de 60 para 67. Entre as medidas oficiais anunciadas, a Argentina continua em quarentena total. Foram 90 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- O Senador Pino Solanas foi vítima de fake news, na qual se afirmava a morte dele por causa de uma pneumonia. Solanas utilizou o Twitter para esclarecer que está bem e que está em isolamento, cumprindo a quarentena obrigatória do país.
- A PAMI, agência de seguro público de saúde na Argentina, afirmou que são falsas as informações sobre compra de unidades de álcool em gel com preços elevados.
México em 8 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 2785 no dia 7 de abril a 3181 no dia 8 de abril, totalizando um aumento de 14,21%. O número de óbitos também aumentou de 141 para 174. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde reforçou a não recomendação do uso de arcos e de túneis de desinfecção no país, já que estas tecnologias ainda não têm comprovação científica de que são eficazes contra o Covid-19. Além disso, a Comissão Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários afirmou que está agilizando os processos de emissão para importação e exportação dos insumos de saúde para o país.
Foram 117 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- A Secretaria de Segurança da Cidade do México alertou sobre uma mensagem falsa que está sendo compartilhada nas redes sociais sobre supostos apoios do Governo Federal através de cartões de alimentação.
- Mauricio Hernández, Diretor de Prestações Econômicas e Sociais do IMSS (Instituto Mexicano do Seguro Social), disse que foi vítima de notícias falsas em coluna do repórter Carlos Loret.
- O Prefeito de Tijuana esclareceu uma informação falsa sobre a fase 3 da pandemia que está circulando nas redes sociais.
Colômbia em 8 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 1780 no dia 7 de abril a 2054 no dia 8, totalizando um aumento de 15,39% . O número de óbitos também aumentou de 50 para 55. Entre as medidas oficiais, o Presidente da Colômbia anunciou a chegada de 47 mil testes rápidos para detectar Coronavírus. Além disso, O Ministério da Saúde anunciou a entrega de mais EPIs para instituições de saúde.
Foram 14 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Para reforçar a importância do combate à disseminação de fake news, o Ministério de Tecnologias da Informação e das Comunicações divulgou recomendações sobre os perigos reais das notícias falsas.
- Saber identificar notícias falsas é um dos passos para evitar a desinformação no meio digital. O Facebook, por exemplo, oferece diversas recomendações para auxiliar usuários comuns a analisar se uma publicação é enganosa ou não, facilitando o ato de denunciar o boato.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.