Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 9, 10, 11 e 12 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 9, 10, 11 e 12 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 15.927 no dia 8 a 22.169 no dia 12, totalizando um aumento de 39,19%. O número de óbitos também aumentou de 800 para 1.223, equivalente a 52,87% . Entre as medidas oficiais anunciadas, houve o recebimento de mais 1 milhão de máscaras para garantir a proteção de profissionais de saúde no atendimento a pacientes com Covid-19, a liberação de mais R$ 4 bilhões extras para estados e municípios reforçarem suas ações de combate ao coronavírus e o lançamento de medidas para prevenir Coronavírus em povos indígenas
Foram 2.096 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a lei em Sobral, no interior, do Ceará que prevê multa a quem disseminar notícias falsas nas redes sociais e em outros meios de comunicação e o Projeto de Lei que prevê a responsabilização de plataformas e redes sociais na disseminação de fake news por seus usuários. Abaixo, destaques:
- O IBGE foi vítima de um áudio falso que circulou no Whatsapp. No áudio, alertava-se que o Japão havia enviado 600 milhões de máscaras contaminadas ao Brasil. A mensagem é falsa.
- O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou que boatos e notícias falsas prejudicam o combate ao Covid-19, causam desinformação e ainda geram cisões em um momento em que é preciso de união.
- Com a disponibilização do auxílio emergencial para profissionais autônomos e informais, surgiram mensagens e apps falsos envolvendo o assunto, o que coloca a segurança dos usuários de celulares em risco.
- Uma notícia falsa, desmentida por especialistas, afirmava que os tapetes eram “criadouros” do Covid-19, por isso era importante retirá-los do ambiente doméstico.
- O excesso de informação e a necessidade de engajamento levam as pessoas a acreditar em fake news e a compartilhar informações falsas nas redes sociais, acreditando que estão publicando conteúdos verídicos.
Argentina em 9, 10, 11 e 12 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1.795 no dia 8 de abril a 2.142 no dia 12. O número de óbitos também aumentou de 67 para 90. Entre as medidas oficiais anunciadas, a Argentina prorrogou o período de isolamento social para, no mínimo, 26 de abril. Foram 301 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Saber como identificar notícias falsas é importante para evitar a disseminação de fake news nas redes sociais.
- É falsa a informação de que os gargarejos com sal ajudam a combater o Covid-19.
- Um Youtuber foi preso por divulgar informações falsas sobre o Governo esconder pacientes com Coronavírus em um hospital.
- As informações falsas causam desinformação e aumentam o pânico em meio à pandemia.
- Em meio à pandemia, existem líderes que minimizam a gravidade do Coronavírus e vão de encontro às recomendações da OMS.
- Um projeto realizado em escala mundial tem utilizado projetores em prédios para trazer notícias sobre a pandemia, aliviar a tensão do isolamento social e diminuir a desinformação sobre o Covid-19.
México em 9, 10, 11 e 12 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 3181 no dia 8 de abril a 4.661 no dia 12 de abril, totalizando um aumento de 46,52%. O número de óbitos também aumentou de 174 para 296. Entre as medidas oficiais, o Governo do México está reforçando os pedidos à população para respeitar o isolamento social e evitar a idas às praias..
Foram 491 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Uma mensagem falsa sobre toque de recolher no México tem sido compartilhada com frequência nas redes sociais.
- A Comissão Nacional da Água e a Associação Nacional de Empresas de Água e Saneamento alertaram a população sobre uma fake news que tem sido compartilhada no Whatsapp. A mensagem enganosa incentiva a aplicação massiva de cloros em banheiros, o que pode afetar o processo de saneamento.
- Segundo um estudo da UNAM, o México é o segundo maior produtor de notícias falsas do mundo, ficando atrás apenas da Turquia.
- O ator Alfonso Herrera usou a conta do Twitter para esclarecer que o pai dele tem sido alvo de fake news. As mensagens divulgadas afirmam que ele teria sido diagnosticado com Covid-19, o que não aconteceu.
Colômbia em 9, 10, 11 e 12 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 2.054 no dia 8 de abril a 2.776 no dia 12, totalizando um aumento de 35,15% . O número de óbitos também aumentou de 55 para 109. Entre as medidas oficiais, houve a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os cidadãos colombianos, permitindo o uso de máscaras caseiras (seguindo recomendação da OMS), a implementação da Gestão Centralizada de UCI (Unidades de Cuidado Intensivo) e o avanço da telemedicina no país para ajudar no combate ao Coronavírus.
Foram 49 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Uma informação falsa sobre a inspeção do Exército Nacional em cidades colombianas tem sido compartilhada nas redes sociais, principalmente no Whatsapp.
- Em meio à pandemia do Covid-19, a disseminação de fake news tem se tornado significativa. Por isso, Ángel Fernández Nebot, presidente da associação que representa mais de 200 empresas do setor de publicidade e comunicação digital, alerta para a importância das marcas permitirem o acesso às informações sobre o Coronavírus, evitando bloquear os conteúdos.
- Para combater o compartilhamento da fake news, a Prefeitura de Bogotá já desmentiu 6 informações falsas durante o período de quarentena.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.