Confira o monitoramento das principais notícias no dia 13 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 13 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 22.169 no dia 12 a 23.430 no dia 13, totalizando um aumento de 5,68%. O número de óbitos também aumentou de 1.223 para 1.328, equivalente a 8,58% . Entre as medidas oficiais anunciadas, houve a aquisição de mais 4,3 mil respiradores pulmonares pelo Ministério da Saúde. Além disso, foi implantada a Tele-UTI, prática que vai ajudar médicos do SUS nos atendimentos do coronavírus.
Foram 1.122 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a inclusão do compartilhamento de fake news no contexto do Covid-19 na Lei de Cntravenções Penais, de 1941.. Abaixo, destaques:
- O clube de futebol Tapajós tem utilizado as redes sociais para compartilhar informações sobre Covid-19 e divulgar dicas de prevenção para os torcedores.
- A origem do Covid-19 é tema de especulações e teorias nas redes sociais. Um estudo apontou que 1 em cada três americanos acredita na falsa ideia de que o vírus foi criado em um laboratório durante um experimento.
- A Fundação Municipal de Saúde de Niterói foi vítima de fake news compartilhada nas redes sociais sobre custos do arrendamento do Hospital Oceânico.
Argentina em 13 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 2.142 no dia 12 de abril a 2.277 no dia 13. O número de óbitos também aumentou de 90 para 98. Entre as medidas oficiais anunciadas, a Argentina incluiu o Covid-19 como enfermidade de caráter profissional. Foram 85 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- O teste de segurar a respiração que está sendo compartilhado em redes sociais é uma fake news e causa desinformação em relação ao novo coronavírus.
- Está sendo compartilhado em redes sociais que o eucalipto é capaz de prevenir o contágio do Covid-19. Essa mensagem é enganosa.
- Em Tierra del Fuego, 2 homens foram detidos por divulgar notícias falsas nas redes sociais.
- O compartilhamento de fake news é uma realidade nas redes sociais. Para ajudar a combatê-las, é preciso saber identificar as informações falsas. Mas e quando quem compartilha é alguém próximo? Algumas dicas ajudam nessa tarefa.
México em 13 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 4.661 no dia 12 de abril a 5.014 no dia 13 de abril, totalizando um aumento de 7,57%. O número de óbitos também aumentou de 296 para 332. Entre as medidas oficiais, o Setor de Saúde está firmando convênio com hospitais privados mexicanos para ajudar no combate à pandemia do Covid-19.
Foram 446 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- O ator Eugenio Derbez publicou uma notícia falsa sobre desabastecimento de insumos em um hospital de Tijuana. O Instituto Mexicano do Seguro Social afirmou que a informação é enganosa.
- Por sua vez, Eugenio Derbez assegura que o vídeo é verdadeiro.
- Com o Coronavírus, muitas empresas aderiram ao modelo remoto. Porém, por ser um cenário muito novo para muitas equipes, é preciso lidar com a vulnerabilidade de muitos softwares e a quantidade de fake news ligadas aos cibercrimes.
Colômbia em 13 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 2.776 no dia 12 de abril a 2.852 no dia 13, totalizando um aumento de 2,73% . O número de óbitos também aumentou de 109 para 112. Entre as medidas oficiais, houve a sanção do decreto 538 que, entre outros pontos, autoriza a transferência de recursos para a saúde, a definição do seguro social para famílias com diagnósticos positivos para Covid-19 e a manutenção de $4,7 bilhões para a atenção exclusiva de pacientes com Coronavírus.
Foram 26 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- O Hospital de Suba, em Bogotá, esclareceu uma fake news envolvendo o nome da instituição. Nas mensagens compartilhadas nas redes sociais, afirma-se que existem pacientes diagnosticados com Covid-19 no hospital, o que é falso.
- Nas redes sociais colombianas, circula um áudio falso que assegura que a cura do Covid-19 está em um fio de cabelo dentro da Bíblia.
- As autoridades de Bogotá desmentiram uma informação falsa que estava sendo compartilhada nas redes sociais sobre pulverização de desinfetante pela cidade.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.