Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 17, 18 e 19 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 17, 18 e 19 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 34.221 no dia 17 a 38.654 no dia 19, totalizando um aumento de 12,95%. O número de óbitos também aumentou de 2.171 para 2.462, equivalente a 13,40% . Entre as medidas oficiais anunciadas, houve a posse de Nelson Teich como Ministro da Saúde, a distribuição de mais 10,9 milhões de equipamentos de proteção a profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde e o lançamento da campanha para cuidados em saúde mental durante a pandemia.
Foram 2.045 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como o reforço do Facebook para alertar sobre fake news e o alerta do novo Ministro da Saúde, Neilson Teich, sobre o problema da epidemia de boatos nas redes sociais . Abaixo, destaques:
- Nas redes sociais, tem sido compartilhada uma notícia falsa sobre a volta das aulas em 3 meses em nome da Secretaria da Educação do Governo do Estado de SP.
- Apesar das instituições de saúde já terem afirmado que a vacina para coronavírus utilizadas em animais não são efetivas em humanos, as mensagens falsas sobre o assunto ainda têm sido compartilhadas nas redes sociais.
- Uma corrente disseminada via Whatsapp sobre o TeleSUS tem causado desconfiança e boatos nas redes sociais.
- A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba tem sido vítima de fake news. A mensagem, veiculada em formato de áudio no Whatsapp, afirma que existem casos de Covid-19 em crianças no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.
Argentina em 17, 18 e 19 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 2.758 no dia 17 de abril a 2.941 no dia 19. O número de óbitos também aumentou de 129 para 134. Entre as medidas oficiais anunciadas, A Secretaria de Comércio Interior prorrogou a vigência da medidas de Preços Máximos por mais 30 dias corridos. Foram 140 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Na Argentina, dois homens foram indiciados por compartilhar fake news nas redes sociais.
- Tem sido compartilhada uma fake news envolvendo uma rede de supermercados. A mensagem afirmava que o estabelecimento só atenderia pessoas que tivessem um determinado número no documento oficial de registro.
- O Laboratório Central tem sido vítima de fake news nas redes sociais. As mensagens dizem que um alto funcionário da instituição teria testado positivo para Covid-19.
- O Munícipio de Escobar, perto de Buenos Aires, lançou uma campanha para pedir à população responsabilidade nas informações sobre Covid-19 e reforçar a importância do não compartilhamento de fake news.
México em 17, 18 e 19 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 6.875 no dia 17 de abril a 8.261 no dia 19 de abril, totalizando um aumento de 20,16%. O número de óbitos também aumentou de 546 para 686. Entre as medidas oficiais, a Secretaria de Relações Exteriores tem reforçado as ações e buscas de insumos médicos no exterior para munir a população e os profissionais de saúde do país.
Foram 375 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- O Sistema Municipal de Águas e Saneamento de Torreón veio a público esclarecer uma notícia falsa que tem sido compartilhada em nome da instituição sobre a cobrança das contas de água em meio à pandemia.
- Uma corrente sobre lives e supostos nomes de bandas tem sido compartilhada nas redes sociais. A mensagem é falsa.
- A Caminhos e Pontes Federais (Capufe) desmentiu uma notícia falsa que tem sido disseminada sobre aumento nas tarifas de pedágio de 37 rodovias no país.
- A Comissão Nacional da Água alertou que é fake a mensagem em nome da instituição sobre um chamado público para a lavagem de calçadas e ruas.
Colômbia em 17, 18 e 19 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 3.439 no dia 17 de abril a 3.792 no dia 19, totalizando um aumento de 10,26% . O número de óbitos também aumentou de 153 para 179. Entre as medidas oficiais, o Governo está aumentando os esforços para perdoar dívidas históricas de hospitais, incrementando a injeção de dinheiro no setor de saúde e tem reforçado a importância de não interromper tratamentos das enfermidades crônicas em meio à pandemia.
Foram 49 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Boatos sobre o consumo de eucalipto para evitar o Covid-19 têm sido compartilhados nas redes sociais.
- Sites que produzem e compartilham fake news na Colômbia foram identificados pelas autoridades do país.
- Especialistas dão conselhos para que as pessoas não caiam em fake news na pandemia do Covid-19.
- Entre as principais fake news sobre a pandemia, está o boato de que o Governo pagaria para os cidadãos ficarem em casa.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.