Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 20 e 21 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 20 e 21 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 40.581 no dia 20 a 43.079 no dia 21, totalizando um aumento de 6,15%. O número de óbitos também aumentou de 2.575 para 2.741, equivalente a 6,44% . Entre as medidas oficiais anunciadas, houve a abertura para chamamento público para compra de mais 12 milhões de testes rápidos e a compra de mais 3,3 mil respiradores fabricados no Brasil.
Foram 1.589 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como o aumento de regulamentações contra o compartilhamento de fake news em diversos países. Abaixo, destaques:
- Um delegado de Uberlândia alertou para os perigos das fake news e os riscos que elas representam para a vida das pessoas.
- Em Serra Talhada, município de Pernambudo, circulou um áudio nas redes sociais falando que a Vigilância Sanitária do município proibiria a entrada ou saída de veículos na cidade. A informação foi desmentida pela Prefeitura.
- O Governador de São Paulo, João Doria, falou nas redes sociais que as fake news a as ofensas apenas atrapalham o combate à pandemia no Brasil.
- Um vereador de Belo Horizonte usou as redes sociais para compartilhar uma notícia falsa sobre o funcionamento do comércio em Curitiba, com o objetivo de respaldar o relaxamento social.
- O Conselho Regional de Medicina do RS relatou que tem recebido, por semana, uma média de 1 denúncia sobre fake news relacionada ao covid-19.
Argentina em 20 e 21 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 3.031 no dia 20 de abril a 3.144 no dia 21. O número de óbitos também aumentou de 142 para 151. Entre as medidas oficiais anunciadas, a Argentina continua reforçando as medidas de isolamento para achar a curva de propagação do Coronavírus. Foram 74 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Uma notícia falsa sobre a morte de Marcos Mundstock, músico, escritor, comediante e ex-radialista e redator argentino, causou comoção nas redes sociais.
- O distanciamento social do município de Paso de los Libres gerou diversas controvérsias, especialmente porque o assunto virou pauta de notícias falsas disseminadas nas redes sociais.
- O Hospital 4 de Junio Ramon Carrillo, de Sáenz Peña, na Argentina, foi alvo de fake news no Whatsapp. A mensagem falava sobre traslado de pacientes infectados com Covid-19 da cidade de Resistencia até Peña.
- No município de Anguil, um homem foi detido por disseminar notícias falsas sobre 8 supostos casos de covid-19 na cidade.
México em 20 e 21 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 8.772 no dia 20 de abril a 9.501 no dia 21 de abril, totalizando um aumento de 8,31%. O número de óbitos também aumentou de 712 para 857. Entre as medidas oficiais, a Guarda Nacional reforçou a segurança de hospitais do Instituto Mexicano do Seguro Social e do Instituto de Saúde para o bem-estar para garantir o serviço na emergência do Covid-19, além da medida que viabiliza os hospitais privados a atenderem pacientes do setor público de saúde .
Foram 149 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- No México, o compartilhamento de fake news sobre Covid-19 tem se destacado no Whatsapp, afetando o trabalho das instituições governamentais contra a pandemia.
- Em meio à desinformação do Coronavírus no México, é importante estar alerta e saber como identificar notícias falsas, com o objetivo de conter a propagação de fake news.
Colômbia 20 e 21 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 3.977 no dia 20 de abril a 4.149 no dia 21, totalizando um aumento de 4,32% . O número de óbitos também aumentou de 189 para 196. Entre as medidas oficiais, o Governo extendeu as medidas de isolamento social do país até dia 11 de maio.
Foram 51 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- As fake news escancaram divergências e embates políticos em meio à pandemia do novo coronavírus.
- Notícias falsas sobre isolamento colaborativo e inteligente têm sido compartilhada nas redes sociais colombianas, principalmente via corrente no Whatsapp.
- Um estudo publicado na Revista Science mostrou que 30% das informações veiculadas via redes sociais sobre o covid-19 são falsas, incluindo mensagens de pessoas reais e robôs.
- Tem sido compartilhado um vídeo falso sobre um médico de Barranquilla nas redes sociais colombianas. No conteúdo, o suposto médica fala sobre o consumo de uma bebida feita à base de ervas para garantir imunidade ao novo-coronavírus. E ainda afirma que ele e a esposa estão imunes ao vírus por causa da mistura.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.