Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 22 e 23 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 22 e 23 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 45.757 no dia 22 a 49.492 no dia 23, totalizando um aumento de 8,16%. O número de óbitos também aumentou de 2.906 para 3.313, equivalente a 14% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde convocou empresas para venda de equipamentos e insumos, garantiu suporte psicológico a profissionais do SUS, além de anunciar o reforço de 1.134 leitos de UTI no combate ao coronavírus.
Foram 2.028 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a CPI das fake news, que foi prorrogada por conta da pandemia. Abaixo, destaques:
- O governador do Rio Grande do Sul foi vítima de fake news nas redes sociais. As imagens compartilhadas mostravam o Governador fazendo turismo em meio à pandemia.
- Um vídeo do governador João Doria dançando tem viralizado nas redes sociais. O conteúdo não tem relação com a pandemia do Covid-19, como tem sido comentado nas plataformas digitais.
- Um americano foi preso por fingir, no Facebook, que tinha sido diagnosticado com o novo coronavírus.
- Uma informação falsa sobre entrega de cestas básicas gerou desinformação e filas em um município do estado de São Paulo.
Argentina em 22 e 23 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 3.288 no dia 22 de abril a 3.435 no dia 23. O número de óbitos também aumentou de 159 para 165. Entre as medidas oficiais anunciadas, a Argentina lançou novas medidas para compras de insumos e contratações públicas, devido à emergência sanitária do Covid-19 e à necessidade de ter mais transparência aos processos de compra do estado.
Foram 104 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Uma notícia falsa em nome da Federação Sindical dos Profissionais de Saúde da Argentina tem sido compartilhada nas redes sociais. A mensagem enganosa diz que o país tem a maior taxa mundial de profissionais de saúde infectados por Covid-19.
- De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Reuters da Universidade de Oxford, durante a pandemia, mais de 40% dos argentinos entraram em contato com alguma notícia falsa em apps de mensagem instantânea.
- O Twitter afirmou que vai deletar mensagens que neguem conselhos e orientações de profissionais e instituições de saúde.
- Uma corrente falsa tem sido compartilhada via Whastapp com informações sobre próximas fases da pandemia do novo Coronavírus na Argentina.
México em 22 e 23 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 10.544 no dia 22 de abril a 11.633 no dia 23 de abril, totalizando um aumento de 10,32%. O número de óbitos também aumentou de 970 para 1.069. Entre as medidas oficiais, o Governo do México iniciou, nesta semana, a fase 3 de combate ao Covid-19.
Foram 292 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Especialistas afirmam que há uma ação de produção e divulgação de fake news na pandemia que têm o objetivo de desacreditar o governo Mexicano.
- O Twitter está apagando mensagens que neguem ou desacreditem informações e orientações de instituições de saúde ou órgão oficiais.
- Uma mensagem falsa que relaciona o consumo de café e chá ao combate ao novo coronavírus tem sido compartilhadas nas redes sociais.
- O diretor do Comércio da cidade de Coatzacoalcos desmentiu uma informação falsa sobre a ajuda financeira de 300 pesos aos vendedores ambulantes em meio à pandemia.
Colômbia 22 e 23 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 4.356 no dia 22 de abril a 4.561 no dia 23, totalizando um aumento de 4,7% . O número de óbitos também aumentou de 206 para 215. Entre as medidas oficiais, o Governo anunciou a Simiens Smart Clinic, com apoio da Siemens Colômbia, que consiste em uma clínica móvel totalmente equipada com aparatos tecnológicos para o cuidado materno-infantil, atendimento para Covis-10 e atenção à população em áreas rurais do país. Além disso, o Presidente Ivan Duque está reforçando a necessidade de construir ações que atendam às necessidades e realidades de cada território do país.
Foram 45 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Mensagens falsas sobre o uso do ar condicionado e o novo coronavírus têm sido compartilhadas nas redes sociais, causando desinformação na Colômbia.
- As redes sociais colombianas viraram palco para uma notícia falsa que causou comoção nas pessoas e debates sobre saúde mental infantil: uma fake news sobre um menino que havia cometido suicídio por causa da quarentena.
- Um americano foi preso por fingir que tinha sido diagnosticado com Covid-19 no Facebook.
- Para evitar desinformação na pandemia, o Facebook decidiu que vai deletar eventos que não estejam de acordo com as medidas de isolamento e de distanciamento social impostas pelos países.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.