Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 24, 25 e 26 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 24, 25 e 26 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 52.995 no dia 24 a 61.888 no dia 26, totalizando um aumento de 16,78%. O número de óbitos também aumentou de 3.670 para 4.205, equivalente a 14,57% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde afirmou que os postos de saúde do SUS terão consulta virtual e foram iniciadas as entregas de solução nacional para respiradores.
Foram 1.753 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a ação da Anvisa de esclarecer as pesquisas relacionadas ao novo coronavírus. Abaixo, destaques:
- O Ministério da Saúde, atualmente comandado por Nelson Teich, contratou um grupo investigado por fake news para monitorar o Covid-19 no país.
- No Rio de Janeiro, após uma fake news, um homem teve que provar que estava vivo e que não havia sido vítima fatal do novo coronavírus.
- De acordo com uma pesquisa realizada pela Fiocruz, o Whastapp é a plataforma social onde mais se dissemina fake news.
- Circula nas redes sociais uma mensagem falsa sobre cancelamento de plantões de médicos no hospital de campanha do Anhembi por falta de pacientes com o Covid-19.
- As fake news, além de serem um problema ao combate à pandemia no Brasil, representam risco para a saúde das pessoas.
Argentina em 24, 25 e 26 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 3.607 no dia 24 de abril a 3.892 no dia 26. O número de óbitos também aumentou de 176 para 192. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde vai dar início a um estudo de vigilância sanitária para avaliar a proporção de pessoas com sorologia positiva para Covid-19, o Governo reforçou o valor do Vale Alimentação que famílias em situação de vulnerabilidade recebem, além de prorrogar o isolamento social obrigatório para o dia 10 de maio.
Foram 121 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Uma notícia falsa em meio à pandemia gerou um motim na prisão Florencio Varela, na Argentina.
- O Intendente de Esteban Echeverría publicou no Twitter que foi vítima de fake news e que não foi diagnosticado com Covid-19.
- Circula pelas redes sociais que a nicotina seria benéfica para combater o Covid-19. Porém, não há respaldo científico nessa informação.
- Em meio à declaração do presidente americano, Donald Trump, sobre a ingestão de desinfetantes para curar o novo coronavírus, setores de saúde têm recebido muitas chamadas de emergência por intoxicação por produtos de limpeza.
México em 24, 25 e 26 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 12.872 no dia 24 de abril a 14.677 no dia 26 de abril, totalizando um aumento de 14,02%. O número de óbitos também aumentou de 1.221 para 1.351. Entre as medidas oficiais, a Secretaria de Saúde do México anunciou que o país entrou na fase 3 do novo coronavírus. Dessa forma, espera-se um aumento rápido no número de contágios e internações.
Foram 278 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Uma análise recente mostrou que, no México, as fake news superam as informações verídicas sobre o Covid-19 e a pandemia no país.
- Um infográfico mostra o impacto das notícias falsas no México.
- Uma peça de teatro que reflete sobre as fake news, o poder e o jornalismo foi lançada via Instagram em meio à pandemia do Covid-19 no México.
- Deputados mexicanos fizeram uma proposta para evitar o compartilhamento de fake news no país: 12 anos de cárcere.
Colômbia 24, 25 e 26 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 4.881 no dia 24 de abril a 5.379 no dia 26, totalizando um aumento de 10,20% . O número de óbitos também aumentou de 225 para 244. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde convocou profissionais de saúde do país para atender de forma virtual e voluntária e o Governo flexibilizou a quarentena para subsetores de manufaturas.
Foram 43 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Tem circulado nas redes sociais uma fake news sobre o uso da água tônica para combater o Covid-19 no organismo.
- Os jogadores do Clube Atlético Nacional foram vítimas de notícias falsas relacionadas à pandemia. A mensagem dizia que os jogadores haviam se recusado a ter os salários reduzidos no período da quarentena.
- Para evitar desinformação e ajudar no esclarecimento de fatos sobre o novo coronavírus, a Netflix expandiu a série Explicando para um episódio exclusivo sobre Covid-19.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.