Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 27 e 28 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 27 e 28 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 66.501 no dia 27 a 71.886 no dia 28, totalizando um aumento de 8,09%. O número de óbitos também aumentou de 4.543 para 5.017, equivalente a 10,43% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde lançou um edital para a contratação de 2 mil leitos de UTI de instalação rápida e habilitou mais 497 leitos de UTI no combate ao coronavírus.
Foram 2.215 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a ação do Whatsapp de limitar o encaminhamento de mensagens (o que diminuiu em 70% a propagação de fake news) e o canal de verificação de boatos sobre Covid-19 do Governo do Estado do Ceará . Abaixo, destaques:
- Uma enfermeira da Bahia tem sido vítima de fake news nas redes sociais. O vídeo que ela gravou em uma UTI vazia foi retirado de contexto para minimizar a gravidade da pandemia.
- O Youtube decidiu expandir o recurso de verificação de fatos na plataforma para ajudar no combate às fake news durante o período da pandemia da Covid-19.
- Nas redes sociais, tem sido compartilhada uma informação falsa sobre uma cientista que morreu, na Inglattera, após participar do teste da vacina contra a Covid-19.
- Em um áudio falso que circula no Whatsapp, um médico de Belém afirma que condena o uso de máscaras para a população em geral e diz que já há medicamentos eficazes contra o novo coronavírus.
Argentina em 27 e 28 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 4.003 no dia 27 de abril a 4.127 no dia 28. O número de óbitos também aumentou de 197 para 207. Entre as medidas oficiais anunciadas, houve a regulamentação da atividade área comercial no país (pela ANAC) e o Governo prorrogou a suspensão da cobrança de pedágios durante a quarentena obrigatória.
Foram 91 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- O limite de encaminhamento de mensagens no Whatsapp reduziu em até 70% a propagação de fake news na plataforma.
- Ao contrário do que tem sido compartilhado nas redes sociais, o dióxido de cloro não é uma cura para a Covid-19.
- Uma fake news que tem sido compartilhada nas redes sociais argentinas é que Nostradamus, um médico e astrólogo francês, teria previsto a pandemia do novo coronavírus.
México em 27 e 28 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 15.529 no dia 27 de abril a 16.752 no dia 28 de abril, totalizando um aumento de 7,87%. O número de óbitos também aumentou de 1.434 para 1.569. Entre as medidas oficiais, o Governo capacitou mais de 32 mil profissionais de saúde para atuar na linha de frente contra o Covid-19.
Foram 252 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- A Secretaria de Educação Pública afirmou que são falsas as mensagens que dizem que o governo não vai pagar os trabalhadores que não estão ativos.
- A ação do Whastapp de limitar o envio de mensagens encaminhadas diminuiu positivamente a propagação de fake news na plataforma.
- A Comissão de Procuração e Administração da Justiça do Congresso de Puebla está analisando um pedido para criminalizar o compartilhamento de fake news durante a pandemia com a pena de 12 anos de prisão.
- O Governador de Puebla falou que as pessoas que difundem fake news durante a pandemia são criminosas, classificando-as ainda como terroristas.
Colômbia 27 e 28 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 5.597 no dia 27 de abril a 5.949 no dia 28, totalizando um aumento de 6,28% . O número de óbitos também aumentou de 253 para 269. Entre as medidas oficiais, o Governo lançou a campanha de convocação #EmpresariosPorElEmpleo (Empresário pelo emprego), com o objetivo de identificar ofertas de micro, pequenas, médias e grandes empresas que produzem e comercializam itens de proteção para a atenção da saúde ao novo coronavírus.
Foram 39 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- A ação do Whatsapp de limitar o envio de mensagens encaminhadas trouxe resultados positivos mundialmente. A propagação de fake news diminuiu 70%.
- Em meio à pandemia, os golpes que afetam cartões de crédito têm aumentado na Colômbia. Por isso, a Mastercad enumerou recomendações para evitar que as pessoas caiam em mensagens falsas.
- Um mito que se propagou mundialmente nas redes sociais é o estado de saúde do líder da Coreia do Norte. Os Governantes de Seul, na Coréia do Sul, afirmaram que as informações sobre a morte de Kim Jong-un são falsas.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.