Confira o monitoramento das principais notícias de 29 de Abril a 3 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil: 29 de Abril a 3 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 78.162 no dia 29 de abril a 101.147 no dia 3 de maio, totalizando um aumento de 29,40%. O número de óbitos também aumentou de 5.466 para 7.025, equivalente a 28,52% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde lançou uma ações de cuidado aos idosos em situação de vulnerabilidade e convidou profissionais para reforçarem atendimento no Amazonas, o atual pico da Covid-19 no Brasil .
Foram 5.402 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a agência de checagem de fatos lançada pelo Governo do Ceará e a lei para multar quem difunde fake news em cidades cearenses . Abaixo, destaques:
- A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná pediu a abertura de investigação sobre mensagens falsas no WhatsApp e em carros de som que estão circulando na região metropolitana de Curitiba sobre o ensino a distância.
- Para ajudar no combate à desinformação, a Microsoft incluiu, no Windows 10, um atalho para notícias sobre Covid-19 no menu inicial da interface.
- O filho 04 do Presidente Jair Bolsonaro foi banido da Twitch, plataforma de streaming de jogos, por difundir fake news.
- Circula pelas redes sociais uma mensagem falsa sobre caixões enterrados com pedras em Belo Horizonte. A Polícia abriu um inquérito para investir a pessoa que difundiu a fake news.
- Um projeto de lei no Rio Grande do Sul tem o objetivo de multar pessoas que difundirem fake news durante a pandemia do novo coronavírus.
- Em Macapá, a polícia investigou um advogado por difundir fake news sobre um suposto lockdown na região.
Argentina: 29 de Abril a 3 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 4.285 no dia 29 de abril a 4.783 no dia 3 de maio. O número de óbitos também aumentou de 215 para 246. Entre as medidas oficiais anunciadas, houve a prorrogação da suspensão de multas e fechamentos de contas bancárias por motivos de inadimplência e cheques sem fundo, além da obrigação das empresas de telefonia móvel e internet de garantir um serviço, mesmo que reduzido, para quem não pagou as contas e a ANSES ampliou o período de suspensão dos pagamentos de cotas de créditos para os setores mais vulneráveis na pandemia.
Foram 399 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Ao contrário do que circula nas redes sociais, a imunidade de grupo não é efetiva contra o novo coronavírus.
- O Gerente do Hospital Materno Infantil da cidade de Salta informou que a notícia de que uma menina havia sido diagnosticada com Covid-19 é falsa. Além disso, ele pediu responsabilidade aos meios de comunicação para evitar a desinformação.
- Circulam nas redes sociais mensagens e estudos que afirmam que determinados tipos sanguíneos são menos ou mais vulneráveis ao novo coronavírus. As informações são enganosas.
- O Presidente da Entidade Nacional de Comunicações afirmou que são falsas as mensagens que circulam nas mídias sociais sobre controle do governo em portais de internet.
- Mensagens falsas sobre liberação de presos durante a pandemia têm circulado nas redes sociais, causando debates e desinformação.
- Um post sobre a compra de respiradores por parte da Província de Buenos Aires tem sido compartilhado nas redes sociais. A mensagem do conteúdo é falsa.
México: 29 de Abril a 3 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 17.799 no dia 29 de abril a 23.471 no dia 3 de maio, totalizando um aumento de 31,86%. O número de óbitos também aumentou de 1.732 para 2.154. Entre as medidas oficiais, a Secretaria de Saúde lançou um guia com diretrizes para o cuidado da saúde com PCD e o Instituto de Saúde para o Bem-Estar entregou mais de 13 milhões de equipamentos de diagnóstico, medicamentos e EPIs para profissionais da saúde.
Foram 513 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Uma situação que envolve fake news no México tem a ver com a ida de pessoas às casas de cidadãos fingindo que trazem apoio do Governo para a pandemia.
- A Secretaria de Bem-Estar afirmou que a instituição está sendo vítima de fake news e que vai apresentar denúncias contra os responsáveis. A mensagem enganosa consiste na entrega de falsos cartões de apoio social do Governo.
- O Presidente mexicano, AMLO, se mostrou contra punir as pessoas que difundem fake news no país. Em Puebla, deputados querem 12 anos de prisão para esse tipo de ocorrência.
- Em Nuevo Laredo, as fake news durante o distanciamento social estão causando pânico nas pessoas.
Colômbia: 29 de Abril a 3 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 6.207 no dia 29 de abril a 7.668 no dia 3 de maio, totalizando um aumento de 23,53% . O número de óbitos também aumentou de 278 para 340. Entre as medidas oficiais, o Governo informou que está fazendo entre 3 a 6 mil testes diários de Covid-19 em toda a Colômbia, lançou o app CoronApp-Colômbia, com o objetivo das pessoas reportarem sintomas com facilidade e divulgou a aquisição de kits e robôs para fortalecer a capacidade de diagnósticos do vírus no país.
Foram 49 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Para ajudar no combate às notícias falsas, o Facebook doou mais de 2 milhões de dólares para apoiar o jornalismo.
- Tem circulado uma mensagem falsa via Whatsapp envolvendo a cidade de Duque. A corrente enganosa diz que o isolamento social vai acabar no dia 11 de maio.
- Médicos colombianos foram vítimas de fake news nas redes sociais. Um imagem enganosa afirmava que os profissionais de saúde tinham falecido por Covid-19. A pessoa da foto não era um médico, e sim um ator espanhol.
- A Secretaria de Esporte e Recreação de Pereira desmentiu uma informação falsa que circulava nas redes sociais. O conteúdo era um suposto evento de Caminhada na cidade.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.