Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 27, 28 e 29 de Março em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 27, 28 e 29 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 2.915 no dia 26 a 4.256 no dia 29, totalizando um aumento de 46%. O número de óbitos também aumentou de 77 para 136, equivalente a 76,6% . Entre as medidas oficiais anunciadas, a Justiça proibiu o Presidente Bolsonaro de adotar medidas contra isolamento social (impactando a campanha “O Brasil não pode parar”) e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, endureceu o discurso pelo isolamento social e fez críticas à postura do Presidente, que minimiza a gravidade da pandemia no Brasil..
Foram 1.576 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como o Disque Salvador 160 (call center para orientar população sobre o coronavírus e evitar desinformação), a lei sancionada na Paraíba para multar quem compartilha ‘fake news’ sobre coronavírus, a série de vídeos de pesquisadores da UFMG sobre coronavírus e o Twitter deletando publicações de usuários que compartilham fake news Abaixo, destaques,:
- No fim de semana, circulou pelas redes sociais a fake news do borracheiro ou do porteiro. Inclusive, o áudio falso foi compartilhado por uma deputada nas redes sociais.
- O senador Flávio Bolsonaro compartilhou uma foto falsa em seu perfil no Instagram sobre supostos casos de cura da covid-19 com uso de hidroxicloroquina.
- A Google excluiu um aplicativo da Play Store por espalhar informações enganosas e teorias da conspiração envolvendo a Covid-19.
- Nas redes sociais, foram compartilhadas Informações falsas do DF que afirmavam a volta às aulas e a abertura total do comércio no dia 30 de março.
- Para evitar a circulação de falsas informações em meio à pandemia do Covid-19, a Google emitiu um comunicado solicitando que todas as equipes não façam a tradicional brincadeira de 1º de abril nos diversos produtos da empresa.
Argentina em 27, 28 e 29 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 589 no dia 26 a 820 no dia 29. O número de óbitos também aumentou de 12 para 20. Entre as medidas oficiais anunciadas os destaques são prorrogação do vencimento de dívidas para micro e pequenas empresas; facilidade para acesso a créditos hipotecários e o congelamento temporário de aluguéis e suspensão de despejos. Foram 243 notícias relacionadas a “Fake News” entre 27 e 29 de março. Abaixo principais notícias falsas que circularam:
- São falsos 2 áudios com recomendações contra o coronavírus que estão circulando no WhatsApp. As palavras são atribuídas à Dra. Carina Martinich, microbiologista do Instituto de Microbiologia Malbrán.
- Uma foto com informações sobre os locais de distribuição de alimentos em diferentes bairros da cidade de La Plata circulou nas redes sociais e é informação falsa.
- São falsos os áudios gravados por uma mulher sobre casos de morte de coronavírus em Misiones.
México em 27, 28 e 29 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 585 no dia 26 a 993 no dia 29, totalizando um aumento de 69,75%. O número de óbitos também aumentou de 8 para 20. Além das medidas básicas de higiene, o Governo do México endureceu a postura e pediu para as pessoas ficarem em casa, além de planejar ações para apoiar financeiramente pequenos negócios. Foram 130 noticias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Informações sobre toque de recolher na cidade de Torreón.
- Fake news sobre transmissão do coronavírus a partir do contato com jornais impressos.
- A Unam (Universidad Nacional Autónoma de México) relançou o curso “Jornalismo digital e o combate às fake news” diante do cenário atual de disseminação de informações falsas na pandemia do Covid-19 no México.
- Um padre compartilhou informações falsas sobre remédio para o Covid-19 (uma mistura de 3 tipos de chás)
Colômbia em 27, 28 e 29 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 491 no dia 26 a 702 no dia 29, totalizando um aumento de 42,97% . O número de óbitos também aumentou de 6 para 10. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas a injeção de recursos aos hospitais públicos do país,, mais laboratórios descentralizados do INS para as análises do Covid-19, o que aumenta a agilidade da entrega dos resultados, solicitação de mais ventiladores para respiração e distribuição de kits de proteção para os profissionais de saúde.
Foram 47 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- A Apple lançou o app Covid-19 para trazer informações confiáveis sobre a pandemia do Coronavírus para os usuários do IOS
- Informação falsa que circulava nas redes sociais sobre um telefone para idosos em caso de sintomas para Covid-19.
- Vídeo falso de um sacerdote voando de helicóptero e sobrevoando o território colombiano fazendo bençãos.
- Divulgação falsa de medicamentos contra o Covid-19.
- Cibercrimes e ameaças virtuais com informações falsas sobre Covid-19.
Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.