#20 Report Especial Knewin Coronavírus Vs Fake News

Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 4 e 5 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”.  Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental. 

Análise Comparativa Geral

Brasil em 4 e 5 de Maio

Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 107.780 no dia 4 de maio a 114.715 no dia 5,  totalizando um aumento de 6,43%. O número de óbitos também aumentou de 7.321 para 7.921, equivalente a 8,19% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde divulgou que vai distribuir mais 100 respiradores no fim de semana de 9 a 10 de maio.

Foram 2.491 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a ação do Whatsapp e de agências de checagem de fatos para incluir um chatbot na plataforma de mensagens instantâneas para as pessoas verificarem a veracidade de notícias. Abaixo, destaques:

Argentina em 4 e 5 de Maio

Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 4.887  no dia 4 de maio a 5.020 no dia 5. O número de óbitos também aumentou de 260 para 264.  Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo lançou um novo dispositivo estratégico para testes de diagnóstico da Covid-19. O objetivo é intensificar a identificação de pessoas com o vírus e agilizar o isolamento.

Foram 256  notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:

México em 4 e 5 de Maio

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 24.904 no dia 4 de maio a 26.025 no dia 5, totalizando um aumento de 4,50%. O número de óbitos também aumentou de 2.271 para 2.507.  Entre as medidas oficiais, O Ministério da Saúde informou via Twitter que as instalções de Los Pinos, um complexo que serviu como residência oficial do Presidente do México entre 1934 e 2018, vai hospedar profissionais do MS durante a pandemia.

Foram 366 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:

Colômbia 4 e 5 de Maio

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 7.973 no dia 4 de maio a 8.613 no dia 5, totalizando um aumento de 16,81% . O número de óbitos também aumentou de 358 para 378. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde afirmou no Twitter que, a partir do dia 11 de maio, crianças entre 6 e 17 anos vão poder sair 3 vezes por semana, com uma médica de 1 hora por dia, para fazer atividades físicas ao ar livre.

Foram 42 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:

Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.