Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 8, 9 e 10 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 8, 9 e 10 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 145.328 no dia 8 de maio a 162.699 no dia 10, totalizando um aumento de 11,95%. O número de óbitos também aumentou de 9.897 para 11.123, equivalente a 12,98% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde divulgou que o Rio de Janeiro recebeu mais 1,3 milhão de Equipamentos de Proteção Individual para auxiliar no combate à pandemia.
Foram 2.190 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como o Dashboard de redes sociais da Knewin e da FSB que tem o objetivo de ampliar o acesso às informações verdadeiras, além do Decreto de Lagoa Santa, Minas Gerais, para criminalizar a disseminação de fake news. Abaixo, destaques:
- Um vídeo de um pastor de Praia Grande, no litoral de São Paulo, circulou nas redes sociais com uma mensagem enganosa: uma receita de gargarejo para os fiéis não pegarem Covid-19.
- Especialista da Fiocruz-Amazônia acabou virando alvo de fake news e de ataques na internet porque mostrou problemas no uso da cloroquina para o tratamento do novo coronavírus.
- Em meio à pandemia, Igrejas Evangélicas têm mantidos os cultos e afirmam que a Covid-19 é uma fake news, garantindo sementes milagrosas(que não têm embasamento científico) para os fiéis ficarem longe da doença.
- Após repercussão negativa, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o anúncio do churrasco em frente ao Palácio da Alvorada no meio pandemia era uma fake news.
- Circula pelas redes sociais uma mensagem enganosa de que o Presidente Jair Bolsonaro teria decretado estado de emergência no Brasil antes da pandemia iniciar no país. A portaria existe, mas foi assinada pelo Ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Argentina em 8, 9 e 10 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 5.611 no dia 8 de maio a 6.034 no dia 10. O número de óbitos também aumentou de 293 para 305. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo continua reforçando as medidas de isolamento para conter a propagação do novo coronavírus no país.
Foram 134 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Uma rede de supermercados de Córdoba, na Argentina, esclareceu no Instagram uma fake news que dizia que os colaboradores da empresa apresentavam sintomas de Covid-19.
- Circulou pelas redes sociais uma imagem enganosa de que o Governador de Buenos Aires, Kicillof, estaria distribuindo pacotes de arroz gratuitamente com estampa em seu nome e com os dizeres: venda proibida/distribuição gratuita.
- A ex-Ministra da Segurança, Patricia Bullrich, divulgou uma informação falsa em uma transmissão ao vivo sobre o traslado de pacientes com Covid-19 para uma clínica privada de Escobar.
- O Whatsapp lançou uma função para checar a veracidade de mensagens encaminhadas, com o objetivo de conter a propagação de fake news na plataforma.
México em 8, 9 e 10 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 31.522 no dia 8 de maio a 35.022 no dia 10, totalizando um aumento de 11,10%. O número de óbitos também aumentou de 3.160 para 3.465. Entre as medidas oficiais, a Secretaria de Saúde implementou uma estratégia para monitorar e atender profissionais de saúde que têm sofrido com problemas emocionais por conta do trabalho na linha de frente da pandemia (como depressão, ansiedade, somatização e estresse).
Foram 378 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Em uma ação de combate às fake news, o Twitter e o Facebook têm deletado mensagens enganosas de líderes políticos mundiais das redes sociais.
- Moradores da zona norte do Estado do México colocaram barricada para impedir um suposto programa de fumigação para a pandemia. A Secretaria de Segurança desmentiu a mensagem.
- Um levantamento da Kaspersky e CORPA mostrou que 66% dos mexicanos não sabem identificar uma notícia falsa nas redes sociais.
- O Governo de Nezahualcóyotl afirmou que vai criar uma página no Facebook para erradicar as fake news sobre Covid-19 na cidade.
- Circula pelo Whatsapp um áudio falso sobre um vírus mortal para erradicar a população mais vulnerável do México, causando desinformação e pânico em meio à crise do novo coronavírus.
Colômbia 8, 9 e 10 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 10.051 no dia 8 de maio a 11.063 no dia 10, totalizando um aumento de 10,06% . O número de óbitos também aumentou de 428 para 463. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que o Governo está incentivando provedores nacionais e internacionais de EPI para o setor de saúde a se registrarem na página http://gestioncovid.gov.co, com o objetivo de enviar ofertas de produtos e preços.
Foram 18 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Em meio à infodemia, o excesso de informações, as ferramentas digitais de checagem de fatos têm se tornado essenciais para evitar a propagação de fake news nas redes sociais.
- Um veículo de comunicação colombiano replicou uma notícia falsa ao vivo sobre um suposto editorial do The Washington Post que fazia uma crítica ao capitalismo. Uma agência de checagem de fatos afirmou que esse artigo não existe e que há, sim, um editorial que fala sobre a democracia e os problemas políticos dos EUA em meio à pandemia da Covid-19.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.