Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 11 e 12 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 11 e 12 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 166.331 no dia 11 de maio a 178.214 no dia 12, totalizando um aumento de 7,14%. O número de óbitos também aumentou de 11.519 para 12.461, equivalente a 8,17% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde apresentou diretrizes para auxiliar na decisão sobre distanciamento social e entregou 90 respiradores ao Rio de Janeiro.
Foram 2.277 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como as leis no Ceará, na Paraíba e no Acre que delimitam multa para quem difundir fake news sobre a pandemia. Abaixo, destaques:
- O Presidente Jair Bolsonaro compartilhou uma publicação enganosa de um deputado do Ceará. Na ação de combate às news, o Instagram deletou a publicação e a etiquetou como fake news.
- O Twitter ampliou as políticas de uso para evitar a publicação e propagação de fake news. A partir de agora, a plataforma vai incluir alertas com informações controversas ou enganosas sobre a Covid-19 em tuítes.
- No interior de Mato Grosso, um homem foi preso por compartilhar fake news sobre o novo coronavírus em aplicativos de mensagem instantânea.
- Em alinhamento à política de combate às notícias falsas, o Facebook informou que vai excluir mais de 50 milhões de fake news na plataforma.
- Em meio à pandemia, surgem curas milagrosas para a Covid-19. Nas redes sociais, por exemplo, um homem estava afirmando que o novo coronavírus possui um circuito que vibra em baixa frequência e que por isso morreria em faixas acima de 25 hertz. Assim, seria possível evitar a contaminação pelo vírus com emoções positivas, o que não tem embasamento científico.
Argentina em 11 e 12 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 6.278 no dia 11 de maio a 6.563 no dia 12. O número de óbitos também aumentou de 314 para 319. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo decretou a extensão do isolamento social no país até 24 de maio, alinhando a medida com Governadores para atender às realidades distintas de cada região da Argentina.
Foram 161 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Universidades têm estudado a relação das fake news com a propagação da Covid-19 a partir de métodos matemáticos, com o objetivo de entender com mais precisão a evolução do vírus em diferentes países.
- Em meio às ações de combate às fake news, Facebook e Youtube têm tentado apagar todos os rastros do vídeo Plandemic, que divulga teorias conspiratórias e mensagens enganosas sobre a pandemia do novo coronavírus.
- Circula pelas redes sociais uma fake news que relaciona o uso contínuo de máscaras à hipoxia, diminuição de oxigênio no organismo. A mensagem enganosa, que foi compartilhada mais de 47 mil vezes no Facebook, atrapalha o combate à pandemia, já que faz as pessoas acreditarem que não necessitam do uso de máscara.
- O Twitter ampliou as políticas de uso para evitar a publicação e propagação de fake news. A partir de agora, a plataforma vai incluir alertas com informações controversas ou enganosas sobre a Covid-19 em tuítes.
- O Facebook anunciou que melhorou o processo de detecção de fake news na plataforma.
- O Instagram bloqueou a publicação do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e a marcou como informação falsa.
- Circula pelas redes sociais uma imagem falsa de uma suposta vacina contra a Covid-19. A vacina em questão tem a ver com o coronavírus canino, e não com o SARS-CoV-2.
México em 11 e 12 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 36.327 no dia 11 de maio a 38.324 no dia 12, totalizando um aumento de 5,49%. O número de óbitos também aumentou de 3.573 para 3.926. Entre as medidas oficiais, A Secretaria de Saúde divulgou novamente, via Twitter, uma cartilha de recomendação para alertar sobre os riscos da automedicação contra a Covid-19, pedindo às pessoas para não utilizarem medicamentos por cona própria para combater o vírus.
Foram 217 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Os deputados de Puebla defenderam a extinção de punição por notícias falsas e a criação de portal de informações durante a pandemia da Covid-19.
- O Arcebispo de Toluca fez um comunicado pedindo para as pessoas tomarem cuidado com as fake news sobre o novo coronavírus, pois elas causam desinformação e danos para a saúde no combate à pandemia.
- O Twitter ampliou as políticas de uso para evitar a publicação e propagação de fake news. A partir de agora, a plataforma vai incluir alertas com informações falsas sobre a Covid-19 em tuítes.
- O Facebook afirmou que vai apagar publicações com fake news e vendas irregulares de insumos como máscaras e álcool em gel desde o início da pandemia. A ação faz parte do conjunto de medidas da empresa para combater as notícias falsas.
- Fake news causaram confusão na região de Zitácuaro, na qual os cidadãos fizeram bloqueios na cidade para evitar a entrada de profissionais da saúde e da segurança.
Colômbia 11 e 12 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 11.613 no dia 11 de maio a 12.272 no dia 12, totalizando um aumento de 5,67% . O número de óbitos também aumentou de 479 para 493. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que o Governo destinou 24 milhões de pesos colombianos para a atenção psicossocial de vítimas da Covid-19. Além disso, houve o estabelecimento de diretrizes para empresas de transporte de carga realizarem mudanças no isolamento do país e o anúncio da doação de 80 mil kits de teste para Covid-19 pelo governo alemão.
Foram 30 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Youtube e Facebook têm tentado apagar todos os rastros de um vídeo que viralizou nas redes sociais com informações enganosas e teorias conspiratórios sobre o novo coronavírus.
- O compartilhamento de fake news via Whatsapp foi tema de um Podcast na Colômbia.
- O Twitter atualizou as políticas de uso da plataforma para fortalecer as ações de combate às fake news. A partir de agora, tuítes com informações enganosas vão receber uma etiqueta para alertar os usuários.
- O Projeto intitulado Spread The Truth tem o objetivo de mostrar como as fake news são difundidas com rapidez. A iniciativa conta com um sistema para gerar notícias falsas e encaminhar para o site, no qual alerta as pessoas sobre a informação e enganosa e traz dados verdadeiros sobre o assunto.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.