Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 13 e 14 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 13 e 14 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 188.974 no dia 13 de maio a 202.918 no dia 14, totalizando um aumento de 7,37%. O número de óbitos também aumentou de 13.149 para 13.993, equivalente a 6,41% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde divulgou a instituição do Gabinete de Crise para enfrentamento da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram 1.945 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a lei sancionada no Mato Grosso que pune quem difundir fake news sobre epidemias, endemias e pandemias. Abaixo, destaques:
- O Secretário de Segurança do Ceará desmentiu boatos de saques em lojas de um bairro central em Fortaleza, capital do estado.
- Em um relatório técnico, a Fiocruz afirmou que as fake news e os boatos atrapalharam as medidas de isolamento social e, por consequência, o trabalho de combate à pandemia do novo coronavírus.
- Circulou nas redes sociais uma fake news sobre o limite de data para tentar receber cestas básicas em Goiânia. A mensagem enganosa causou desinformação e aglomerações na cidade.
- Profissionais de saúde do Brasil e de mais 16 países se uniram para elaborar uma carta para pedir atitudes mais severas em relação ao compartilhamento de fake news sobre a Covid-19.
- Uma mensagem enganosa sobre lei seca na Bahia circulou pelas redes sociais, causando desinformação. O Governo do estado desmentiu a fake news.
Argentina em 13 e 14 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 6.879 no dia 13 de maio a 7.134 no dia 14. O número de óbitos também aumentou de 329 para 353. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo continua reforçando a importância do isolamento social e ampliou a medida até 24 de maio no país.
Foram 96 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- O Facebook afirmou que deletou centenas de publicações com informações falsas sobre a Covid-19. A medida está alinhada às ações da empresa de combater as fake news e a desinformação.
- Em uma entrevista, profissional do Centro Científico Tecnológico CONICET-CENPAT pede para as pessoas desconfiarem de manchetes ou títulos muito comoventes, pois há grandes chances de ser uma informação falsa.
- 25% dos vídeos visualizados no Youtube sobre o novo coronavírus contêm informações falsas sobre a doença e a pandemia.
México em 13 e 14 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 40.186 no dia 13 de maio a 42.595 no dia 14, totalizando um aumento de 5,99%. O número de óbitos também aumentou de 4.220 para 4.477. Entre as medidas oficiais, o Conselho Geral de Saúde aprovou quatro acordos para iniciar o relaxamento progressivo das medidas de distanciamento social no país.
Foram 368 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Em meio à pandemia, as fake news têm origens diversas. Na América, figuras públicas de El Salvador, Brasil e Estados Unidos se tornaram fontes de disseminação das informações enganosas, atrapalhando o combate á pandemia da Covid-19.
- Por causa de uma fake news, trabalhadores de uma funerária do Estado do México foram obrigados a queimar o carro que dirigiam, pois a mensagem enganosa compartilhada via Whatsapp afirmava que eles estavam sequestrando crianças da cidade.
- O Congresso do Estado de Coahuila reforçou a necessidade das Prefeituras difundirem informações oficiais nas páginas da web para evitar a desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus.
- Em sete cidades do Estado do México, as fake news sobre a pandemia se tornaram um problema, causando pânico, desinformação e violência.
- Circula pelas redes sociais uma mensagem enganosa que relaciona o uso de máscaras à diminuição do oxigênio no organismo.
- Uma fake news circulou nas redes sociais com uma mensagem sobre festas realizadas na Cidade do México com o objetivo das pessoas se contaminarem com Covid-19. O Governo desmentiu a informação.
Colômbia 13 e 14 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 12.930 no dia 13 de maio a 13.610 no dia 14, totalizando um aumento de 5,25% . O número de óbitos também aumentou de 509 para 525. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que as medidas de contenção vão ajudar a levar o pico da Covid-19 para junho. Além disso, o Governo Nacional adotou medidas para conter a propagação do vírus em áreas indígenas do país
Foram 35 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Ao contrário do que circula pelas redes sociais, a vacina contra tuberculose não é efetiva no combate à Covid-19.
- O vídeo Plandemic continua causando repercussão nas redes sociais, com informações enganosas sobre a pandemia.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.