Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 19, 20 e 21 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 19, 20 e 21 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 271.628 no dia 19 de maio a 310.087 no dia 21, totalizando um aumento de 14,15%. O número de óbitos também aumentou de 17.971 para 20.047, equivalente a 11,55% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde divulgou novas orientações para ampliar o acesso de pacientes com COVID-19 ao tratamento medicamentoso no primeiros dias de sintomas, investiu R$ 3,2 milhões para habilitar 179 leitos em Hospitais de Pequeno Porte e liberou R$ 2,2 bilhões para estados e municípios fortaleceram o combate à Covid-19.
Foram 2.797 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a campanha mundial da Onu para combater a disseminação de notícias falsas sobre o novo coronavírus e a ação de um grupo que mostra às empresas os anúncios automáticos que elas fazem em sites que disseminam fake news. Abaixo, destaques:
- A Caixa Econômica Federal afirmou que foram identificados mais de 60 sites e apps com informações falsas sobre o auxílio emergencial sancionado durante a pandemia.
- O Banco do Brasil retirou uma publicidade de um jornal online sob a alegação de que o veículo é propagador de fake news sobre a pandemia. O Vereador Carlos Bolsonaro criticou a posição da empresa. Após a crítica, o BB voltou a anunciar no site.
- O Militar que foi nomeado no SUS divulgou mensagem enganosa sobre o uso da cloroquina no Instagram, além de fazer críticas à OMS, afetando o combate à pandemia com desinformação.
- Os canais que disseminam fake news no Youtube são vistos 3 vezes mais do que os vídeos que trazem informações verídicas sobre o novo coronavírus.
- Após a mudança no direcionamento do uso da cloroquina no combate à Covid-19, o Ministério da Saúde deletou uma postagem do site que afirmava que chamava esse tratamento de fake news.
- Para exemplificar as ações de combate às fake news no Facebook, Zuckerberg citou que a empresa retirou do ar uma publicação enganosa do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
- Circulou pelas redes sociais um falso decreto que afirmava que, no Paraná, haveria rodízios de pedestres seguindo a numeração de calçados das pessoas.
- Ao contrário do que tem sido compartilhado nas redes sociais, o Rivotril não é um medicamento indicado para o combate ao novo coronavírus.
- Uma pesquisa indicou que as fake news sobre a Covid-19 atingem mais de 10 milhões de brasileiros.
Argentina em 19, 20 e 21 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 8.809 no dia 19 de maio a 9.931 no dia 21. O número de óbitos também aumentou de 393 para 416. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo prorrogou a proibição de demissões e suspensões sem justa causa e por motivos de falta ou diminuição de trabalho por força maior pelo prazo de 60 dias, além de suspender o aumento de preços de telefonia móvel, internet e TV paga até 31 de agosto.
Foram 88 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Circulou pelas redes sociais uma mensagem falsa sobre o Posto de combustíveis Shell. A corrente afirmava que a empresa iria distribuir combustível grátis por 3 meses para todas as pessoas que retornassem para o trabalho durante o período de isolamento.
- Ao contrário do que foi compartilhado nas redes sociais e veículos de comunicação argentinos, a OMS não atualizou dados de que o novo coronavírus é transmitido pelo ar e que, por isso, não é necessário utilizar máscaras. A informação enganosa trouxe dúvidas em relação à necessidade do uso obrigatório de máscaras na Argentina.
- Circulou pelas redes sociais uma mensagem falsa que alertava sobre a necessidade de preencher um formulário para garantir a ajuda alimentar do Governo. A mensagem enganosa era usada para roubar dados das pessoas.
México em 19, 20 e 21 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 54.346 no dia 19 de maio a 59.567 no dia 21, totalizando um aumento de 9,60%. O número de óbitos também aumentou de 5.666 para 6.510. Entre as medidas oficiais, o Governo anunciou que profissionais de psicologia participaram de uma reestruturação do sistema de saúde mental do país, para garantir auxílio à população durante a pandemia.
Foram 172 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- A Secretaria de Segurança da Cidade do México informou que está detectando notícias falsas disseminadas a partir de apps de mensagem instantânea, que têm o objetivo de gerar medo e desinformação na população mexicana.
- Em meio à pandemia do novo coronavírus, grupos de conspiração têm aumentado em plataformas de redes sociais.
- A Secretaria de Educação Pública do México desmentiu uma informação falsa que tem sido compartilhada nas redes sociais. A fake news afirmava que a abertura de escolas no país seria em agosto.
- Mark Zuckerberg tem defendido e reforçado as ações do Facebook para combater a disseminação de fake news e informações enganosas dentro da plataforma de rede social.
- A Onu lançou uma iniciativa mundial para combater o compartilhamento de informações falsas sobre a pandemia do novo coronavírus.
- No Estado do México, um homem foi detido por ser o autor do compartilhamento de fake news sobre a Covid-19, que afetaram as medidas de distanciamento social na região.
Colômbia em 19, 20 e 21 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 16.935 no dia 19 de maio a 18.330 no dia 21, totalizando um aumento de 8,23% . O número de óbitos também aumentou de 613 para 652. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que, para mitigar a Covid-19 no Amazonas, foram enviados 59 profissionais de saúde à cidade de Letícia.
Foram 24 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Entre as fake news sobre a pandemia da Covid-19 em Bogotá, grande parte tem relação com falsos anúncios e medidas do Governo colombiano.
- Em Cantagallo, município de Bolivar, circulou uma fake news sobre casos de covid-19 na cidade. O Servidor do Ministério Público do local desmentiu a informação.
- Para reforçar as ações de combate às fake news no Facebook, Zuckerberg utilizou a retirada da publicação enganosa do Presidente do Brasil como exemplo para mostrar que a empresa está, sim, dando atenção ao assunto.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.