Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 22, 23 e 24 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 22, 23 e 24 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 330.890 no dia 22 de maio a 363.211 no dia 24, totalizando um aumento de 9,76%. O número de óbitos também aumentou de 21.048 para 22.666, equivalente a 7,68% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde inaugurou uma ala indígena em um hospital de Manaus.
Foram 2.018 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a aprovação de Projetos de Lei na Bahia para multar pessoas que difundirem notícias falsas sobre pandemia, epidemias e endemias. Abaixo, destaques:
- O Movimento Sleeping Giants chegou ao Brasil para cobrar empresas que fazem anúncios automáticos em sites que disseminam fake news.
- Circulou um vídeo falso nas redes sociais com imagens de supostos enfermeiros de São Paulo que estariam forjando casos de Covid-19 na Cidade. As imagens, no entanto, são originárias do México.
- Por manter anúncios automáticos em um site que dissemina notícias falsas, o Presidente do Banco do Brasil vai ser convocado à CPMI das Fake News.
- Em meio à pandemia da Covid-19 e a partir da divulgação de mensagens trocadas entre Jair Bolsonaro e Sergio Moro, foi noticiado que Bolsonaro compartilhou uma fake news sobre a reabertura do Hospital Espanhol, em Salvador.
- Conforme um estudo robusto divulgado pela Lancet, há muitas fake news e poucas evidências sobre a eficácia da cloroquina no tratamento contra a Covid-19.
Argentina em 22, 23 e 24 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 10.649 no dia 22 de maio a 12.076 no dia 24. O número de óbitos também aumentou de 433 para 452. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo mantém o isolamento do país até o dia 7 de junho para achatar a curva de propagação do novo coronavírus.
Foram 58 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Na Argentina, uma médica chamada Chinda Brandolino tem disseminado informações falsas sobre o novo coronavírus. As mensagens enganosas têm viralizado nas redes sociais, afetando o combate à pandemia no país.
- Em Córdoba, Argentina, imagens de um protesto de sindicalistas foram utilizadas de forma enganosa para ilustrar fake news de manifestações contra a quarentena no país.
- Circulou pelas redes sociais uma mensagem falsa sobre um cartão de alimentação de 25 mil pesos que seria concedido à população da Argentina.
México em 22, 23 e 24 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 62.527 no dia 22 de maio a 68.620 no dia 24, totalizando um aumento de 9,74%. O número de óbitos também aumentou de 6.989 para 7.394. Entre as medidas oficiais, o Governo continua reforçando as ações para enfrentar a fase 3 da Covid-19 no país.
Foram 131 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Circulou pelas redes sociais uma informação falsa sobre recrutamento de voluntários para testes de vacina contra a Covid-19. O Instituto Politécnico Nacional desmentiu a mensagem enganosa.
- A Prefeitura de Cuernavaca tem sido vítima de fake news nas redes sociais. As mensagens falsas têm o objetivo de confundir sobre a iniciativa de doação de cestas básicas do órgão público e de causar desinformação nas pessoas.
- Em meio às ações de combate ao novo coronavírus, a Secretaria de Bem-estar do México precisou se retratar sobre uma fake news que tem circulado nas redes sociais. O vídeo falso exalta a pobreza da população de Baixa Califórnia durante a pandemia.
- Um especialista desmentiu diversas fake news relacionadas ao uso de máscaras. As mensagens enganosas têm causado desinformação e confusão sobre a real necessidade das máscaras para conter a propagação da Covid-19 no país.
- Em Querétaro, tem circulado uma mensagem falsa sobre um suposto auxílio financeiro do Governo para familiares de falecidos por Covid-19.
Colômbia em 22, 23 e 24 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 19.131 no dia 22 de maio a 21.175 no dia 24, totalizando um aumento de 10,68% . O número de óbitos também aumentou de 682 para 727. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que, conforme um levantamento, a Colômbia é o país da América Latina que mais se destaca na qualidade da informação divulgada sobre a Covid-19.
Foram 22 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Um estudo mostrou que 45% dos tuítes sobre covid-19 são feitos por robôs, que disseminam fake news e teorias conspiratórias sobre a pandemia.
- Deputados da União Democrata Independente apresentaram um projeto para multar e penalizar pessoas que difundirem notícias falsas sobre a pandemia da covid-19.
- Uma informação falsa sobre os resultados da Colômbia no combate à pandemia tem circulado pelas redes sociais. A mensagem enganosa afirmava que a ONU dizia que a Colômbia era o país mais organizado nas ações contra a covid-19.
- Circulou pelas redes sociais uma fake news sobre a ingestão de água com sabão para curar o novo coronavírus. Além de propagar desinformação, essa notícia falsa representa riscos para a saúde das pessoas.
- Em meio à luta contra a Covid-19, uma foto falsa da Prefeita de Socorro tem sido compartilhada nas redes sociais. A imagem é acompanhada de uma mensagem enganosa sobre a prisão da prefeita por manipulação de contratos durante a pandemia.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.