Confira o monitoramento das principais notícias entre 25 e 28 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil de 25 a 28 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 374.898 no dia 25 de maio a 438.238 no dia 28, totalizando um aumento de 16,89%. O número de óbitos também aumentou de 23.473 para 26.754, equivalente a 13,97% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde definiu regras para implementação de unidades temporárias e inaugurou a primeira ala hospitalar para indígenas no Amazonas
Foram 7.074 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a regulamentação de uma lei no Ceará para multa por divulgação de notícias falsas e a ação da Polícia Federal contra propagadores de fake news. Abaixo, destaques:
- O sistema de rótulos de posts falsos do Twitter apresentou falhas, afetando a ação de combate às fake news na plataforma.
- O novo Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, criticou a onda de propagação de fake news no Brasil, especialmente em ano eleitoral, como é o caso de 2020.
- A desinformação é um dos maiores desafios vivenciados durante a pandemia do novo coronavírus. pelos profissionais de checagem de fatos.
- Conforme um levantamento, mais de 45% das contas no Twitter que falam sobre a pandemia são bots, o que aumenta a propagação de fake news na plataforma.
- Em Blumenau, as pessoas têm recebido mensagens falsas via celular em nome da Secretaria de Saúde. As informações enganosas levam para uma página que rouba dados pessoais.
- O Ministro da Educação comparou a Operação do STF contra fake news às ações do regime nazista.
- Em inquérito contra fake news, encontram-se donos de redes brasileiras de academias. Conforme o levantamento, eles teriam financiado informações falsas sobre o STF nas redes sociais.
- Em meio às ações de combate às notícias falsas, o Twitter marcou um post do presidente americano, Trump, como mensagem enganosa.
- Conforme um levantamento, existem mais de 50 milhões de postagens falsas sobre a pandemia do novo coronavírus na internet.
- Após a Operação da Polícia Federal, a quantidade de robôs bolsonaristas diminuiu no Twitter.
Argentina de 25 a 28 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 12.628 no dia 25 de maio a 14.702 no dia 28. O número de óbitos também aumentou de 467 para 508. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo apresentou a iniciativa Tele-Covid, com o objetivo de garantir teleatendimentos de saúde para a população durante a pandemia.
Foram 311 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- O Grupo jornalístico Clarín acabou divulgando um vídeo falso sobre supostas manifestações em Villa Azul. Legisladores repudiaram a disseminação da fake news e o Grupo emitiu uma errata sobre a situação.
- Quase a metade dos perfis do Twitter que publicam sobre a pandemia são bots, aumentando a propagação de desinformação nas redes sociais.
- Em meio às ações de combate às fake news, o Twitter marcou uma publicação do Presidente Americano, Donald Trump, como mensagem enganosa.
- Correntes via Whatsapp são grandes disseminadoras de boatos e fake news sobre a pandemia na Argentina e sobre as medidas governamentais.
- A Ação da Polícia Federal Brasileira de combate às fake news repercutiu na Argentina.
- Site para checagem de fatos locais ajuda a desmentir informações sobre a pandemia e evitar a disseminação de fake news.
México de 25 a 28 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 71.105 no dia 25 de maio a 81.400 no dia 28, totalizando um aumento de 14.47%. O número de óbitos também aumentou de 7.633 para 9.044. Entre as medidas oficiais, o Governo continua reforçando as ações para enfrentar a fase 3 da Covid-19 no país.
Foram 412 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- A Onu lançou a iniciativa mundial Verified para combater a disseminação de fake news sobre a pandemia do novo coronavírus.
- Notícias falsas sobre vendas de alimentos afetaram as vendas de comerciantes em Oaxaca.
- Em meio às notícias falsas sobre o contágio de Covid-19, carrapatos e animais domésticos, veterinários têm notado aumento no abandono de cachorros no México.
- O Presidente Mexicano, AMLO, desmentiu a informação falsa que tem circulado nas redes sociais sobre o México ser o país da América Latina com a maior taxa de letalidade da Covid-19.
- Em meio ao combate às fake news, o Twitter etiquetou a publicação do presidente Americano, Donald Trump, como enganosa.
- A Polícia Federal brasileira investigou aliados do Presidente Jair Bolsonaro pela disseminação de fake news no país.
- Por causa de uma notícia falsa, moradores de San Antonio de la Cal, Oaxaca, impediram a sanitização dos espaços públicos, acreditando que a ação iria aumentar os casos de Covid-19 na região.
- Uma notícia falsa causou saques e tumultos em Chiapa, fazendo as pessoas afirmarem que a Covid-19 não existe e que o Prefeito da cidade realizou um ataque químico na população com o uso de drones.
Colômbia em 22, 23 e 24 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 21.981 no dia 25 de maio a 25.366 no dia 28, totalizando um aumento de 15,39% . O número de óbitos também aumentou de 750 para 822. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que o isolamento no país continuará até junho, mas haverá flexibilização dependendo do avanço da Covid-19 em cada território.
Foram 65 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Circulou pelas redes sociais colombianas uma mensagem falsa que associava os testes de Covid-19 ao contágio do vírus. A informação levava as pessoas a duvidarem dos testes, já que eles contaminariam a população.
- O Prefeito de Barranquilla difundiu uma comparação falsa sobre a capacidade dos hospitais da cidade durante a pandemia da Covid-19.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.