Confira o monitoramento das principais notícias de 29 a 31 de Maio em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil de 29 a 31 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 465.166 no dia 29 de maio a 514.849 no dia 31, totalizando um aumento de 10,68%. O número de óbitos também aumentou de 27.878 para 29.314, equivalente a 5,15% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde informou que os laboratórios públicos ampliaram em 451% capacidade de testagem para COVID-19.
Foram 4.215 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como os projetos que estão tramitando no Congresso para responsabilizar as plataformas de redes sociais pela disseminação de fake news. Abaixo, destaques:
- Circulou pelas redes sociais mensagens falsas que afirmavam que as mortes por Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro foram retiradas das estatísticas em razão das mortes causadas pela Operação da Polícia Federal.
- Uma página de notícias de Macaé no Facebook foi denunciada pelo Ministério Público por disseminar fake news sobre o novo coronavírus.
- A Justiça do Espírito Santo notificou uma médica que estava propagando vídeos com informações falsas sobre a cloroquina, solicitando que ela retirasse o conteúdo do ar.
- No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro criticou o trabalho da imprensa, afirmando que os jornalistas continuam produzindo fake news sobre o trabalho do governo.
- Em meio à pandemia da Covid-19, um ativista bolsonarista (alvo da operação contra fake news) atacou negócios com a China em um seminário promovido pelo Itamaraty.
Argentina de 29 a 31 de Maio
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 15.419 no dia 29 de maio a 16.851 no dia 31. O número de óbitos também aumentou de 520 para 539. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo prorrogou os benefícios de seguro desemprego até o fim de agosto, suspendeu as cobranças de pedágios para profissionais de saúde e criou o Conselho Consultivo para o Planejamento do Retorno em Sala de Aula, com o objetivo de organizar, com segurança, o retorno físico às instituições de ensino.
Foram 152 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Circulou uma fake news sobre casos positivos de Covid-19 na cidade de Famaillá. A Prefeitura usou o Facebook para desmentir a informação.
- Em meio à pandemia, o chefe de enfermaria do Hospital Fernández, em Buenos Aires, foi alvo de uma fake news. A mensagem enganosa afirmava que ele teria sido vítima fatal da Covid-19. O Diretor do Hospital desmentiu a fake news.
- O Chefe de Gabinete do Governo, Santiago Cafiero, utilizou exemplos que não podem ser comparados para justificar a rigidez de medidas contra a Covid-19 no país. As comparações podem ser consideradas falsas e causam desinformação na luta contra o vírus.
México de 29 a 31 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 84.627 no dia 29 de maio a 90.664 no dia 31, totalizando um aumento de 7,13%. O número de óbitos também aumentou de 9.415 para 9.930. Entre as medidas oficiais, o Governo continua reforçando as ações para enfrentar a fase 3 da Covid-19 no país.
Foram 144 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Em Venustiano Carranza, Chiapas, moradores queimaram edifícios governamentais por causa de uma fake news que afirmava que a Covid-19 se espalharia pelas autoridades públicas. O Presidente do México, AMLO, pediu para a população não viralizar ainda mais as fake news no país.
- Em meio à notícia falsa que tem sido compartilhada sobre a relação do 5G ao novo coronavírus, anúncios enganosos têm sido feitos sobre a comercialização de uma memória USB que promete bloquear a rede 5g, protegendo a população contra o vírus.
- Para reforçar as medidas de combate às fake news durante a pandemia, o Whatsapp lançou um bot com o apoio da Rede Intencional de Verificação de Dados Red (IFCN) de checagem de fatos.
- A Secretaria de Segurança da Cidade do México desmentiu uma fake news que circula nas redes sociais sobre o sobrevoo de helicópteros pela cidade que jogariam desinfetante para erradicar a Covid-19.
- O Governador de Puebla, Miguel Barbosa Huerta, foi vítima de fake news nas redes sociais. As mensagens enganosas afirmavam que ele estaria hospitalizado. O Governo de Puebla informou no Facebook que se trata de uma notícia falsa.
Colômbia de 29 a 31 de Maio
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 26.688 no dia 29 de maio a 29.383 no dia 31, totalizando um aumento de 10,09% . O número de óbitos também aumentou de 853 para 939. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que, em Cartagena, foi iniciado o Posto Comando Unificado para avançar com as ações contra a Covid-19, além de divulgar que o Hospital San Juan de Dios foi inaugurado para auxiliar moradores de Magdalena e que estão sendo planejadas ações de bonificação para profissionais que estão na linha de frente da pandemia.
Foram 29 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Para reforçar as medidas de combate às fake news durante a pandemia, o Whatsapp lançou um bot com o apoio da Rede Intencional de Verificação de Dados Red (IFCN) de checagem de fatos.
- Circulou uma notícia falsa sobre a gerente do Hospital Roberto Quintero Villa, em Armenia-Montenegro. A mensagem enganosa afirmava que a profissional Myriam Bejarano Pulido havia sido vítima da Covid-19. O hospital emitiu uma nota desmentindo a informação.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.