Knewin Report Especial​

Coronavírus​

#3 Report Especial Knewin Coronavírus Vs Fake News

Confira o monitoramento das principais notícias no dia 30 de Março em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”.  Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental. 

Análise Comparativa Geral

Análise Comparativa Geral

Brasil em 30 de Março

Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 4.256 no dia 29 a 4.579 no dia 30, totalizando um aumento de 7,5%. O número de óbitos também aumentou de 136 para 159, equivalente a 16% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional para apoiar as medidas contra o Covid-19, além disso o Senado aprovou a ajuda de 600 reais aos trabalhadores informais.

Foram 674 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a ação do Facebook de deletar publicações que possam causar danos reais às pessoas e a valorização do trabalho jornalístico para o consumo de informações confiáveis. Abaixo, destaques:

Análise Comparativa Brasil

Argentina em 30 de Março

Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 820 no dia 29 a 966 no dia 30. O número de óbitos também aumentou de 20  para 24. Entre as medidas oficiais anunciadas o destaque é a incorporação do COVID-19 ao regime obrigatório de notificação de doenças. Foram 107 notícias relacionadas a “Fake News” no dia 30 de março. Abaixo principais notícias que circularam:

Análise Comparativa Argentina

México em 30 de Março

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 993 no dia 29 a 1094 no dia 30, totalizando um aumento de 10,17%. O número de óbitos também aumentou de 20 para 28.  Na noite do dia 30, O Governo do México decretou estado de emergência pela pandemia do Covid-19 e prorrogou até o dia 30 de abril a suspensão das atividades não essenciais em todo o país. Foram 144 noticias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:

Análise Comparativa México

Colômbia em 30 de Março

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 702 no dia 29 a 798 no dia 30, totalizando um aumento de 13,67% . O número de óbitos também aumentou de 10 para 14. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas o anúncio da fase de mitigação no país e a resolução 521, que habilita a atenção ambulatório de colombianos, com foco em 3 grupos: pessoas com isolamento preventivo (menos de 70 anos), pacientes com patologias de risco ou morbidades e gestantes. Além disso, a guerrilha colombiana decretou cessar-fogo para apoiar o combate ao Covid-19.

Foram 38 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:

Análise Comparativa Colômbia

Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.

Knewin – Todos os direitos reservados – Direito autoral© 2020

Desenvolvido por Haste