Confira o monitoramento das principais notícias no dia 30 de Março em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 30 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 4.256 no dia 29 a 4.579 no dia 30, totalizando um aumento de 7,5%. O número de óbitos também aumentou de 136 para 159, equivalente a 16% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional para apoiar as medidas contra o Covid-19, além disso o Senado aprovou a ajuda de 600 reais aos trabalhadores informais.
Foram 674 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a ação do Facebook de deletar publicações que possam causar danos reais às pessoas e a valorização do trabalho jornalístico para o consumo de informações confiáveis. Abaixo, destaques:
- O Presidente Bolsonaro usou uma notícia falsa para afirmar que há interesse dos governadores em aumentar o número de mortos por Covid-19 no Brasil.
- Uma notícia falsa sobre o jogador Renê, do Flamengo, circulou pelas redes sociais, afetando uma campanha de doação no Piauí.
- Um apresentador da emissora Rede TV citou uma notícia falsa durante uma entrevista com o presidente Jair Bolsonaro.
- Para evitar a desinformação e a disseminação de tratamentos não comprovados, a OMS reforçou que ainda não existem terapias ou medicamentos específicos para o combate ao Covid-19.
Argentina em 30 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 820 no dia 29 a 966 no dia 30. O número de óbitos também aumentou de 20 para 24. Entre as medidas oficiais anunciadas o destaque é a incorporação do COVID-19 ao regime obrigatório de notificação de doenças. Foram 107 notícias relacionadas a “Fake News” no dia 30 de março. Abaixo principais notícias que circularam:
- Viralizou um tweet de um jornalista local, com um vídeo que mostrava moradores do bairro de San Jorge de Bancalari amontoados sobre – o que seria segundo o jornalista – alimentos que o município de Tigre.
- Um homem foi condenado por ter divulgado um áudio Fake que dizia que metade da população de uma cidade de Misiones estava com Coronavírus.
- Artigo sobre a importância de se confiar em meios tradicionais e oficiais durante a quarentena.
México em 30 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 993 no dia 29 a 1094 no dia 30, totalizando um aumento de 10,17%. O número de óbitos também aumentou de 20 para 28. Na noite do dia 30, O Governo do México decretou estado de emergência pela pandemia do Covid-19 e prorrogou até o dia 30 de abril a suspensão das atividades não essenciais em todo o país. Foram 144 noticias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- O Twitter está deletando publicações que contenham notícias falsas. Com isso, a publicação do Padre Solalinde com recomendações de misturas de chás para curar o Covid-19 foi deletada.
- A Secretaria de Educação Público do México desmentiu a informação falsa que estava circulando sobre a suspensão do calendário escolar.
- No Twitter, Ciro Murayama, conselheiro do Instituto Nacional Eleitoral, anunciou uma suposta suspensão dos processos eleitorais em Iidalgo. Depois, a publicação foi deletada, pois era uma informação falsa.
Colômbia em 30 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 702 no dia 29 a 798 no dia 30, totalizando um aumento de 13,67% . O número de óbitos também aumentou de 10 para 14. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas o anúncio da fase de mitigação no país e a resolução 521, que habilita a atenção ambulatório de colombianos, com foco em 3 grupos: pessoas com isolamento preventivo (menos de 70 anos), pacientes com patologias de risco ou morbidades e gestantes. Além disso, a guerrilha colombiana decretou cessar-fogo para apoiar o combate ao Covid-19.
Foram 38 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- As cinco notícias falsas mais compartilhadas pelos colombianos.
- Como identificar notícias falsas compartilhadas no Whatsapp.
- Uma notícia falsa sobre a prorrogação da quarentena para colégios e universidades foi compartilhada nas redes sociais. A informação falsa dizia que a quarentena iria até o dia 30 de maio, o que contrazid a informação oficial do dia 20 de abril, que é a correta.
- O Governador do Quindío afirmou que autores de fake news vão ser denunciados.
Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.