Confira o monitoramento das principais notícias de 5 a 7 de Junho em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil de 5 a 7 de Junho
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 645.771 no dia 5 de junho a 691.758 no dia 7, totalizando um aumento de 7,12%. O número de óbitos também aumentou de 35.026 para 36.455, equivalente a 4,07% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde lançou um novo modelo de divulgação de informações sobre a COVID-19.
Foram 2.898 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como a criação de um robô pela Universidade Federal da Paraíba para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e evitar a desinformação sobre o vírus. Abaixo, destaques:
- Alvo de teorias sobre o novo coronavírus, Bill Gates se pronunciou sobre os boatos conspiracionistas de vacinas para Covid-19.
- Em meio às controvérsias sobre o uso da cloroquina, circulou pelas redes sociais uma fake news que a primeira-dama do Espírito Santo se curou da Covid-19 com o medicamento. No entanto, o hospital em que ela obteve tratamento não utiliza esse tratamento.
- Durante a pandemia, apenas 2 partidos divulgaram fake news sobre o novo coronavírus no Brasil.
- Além de todos os desafios enfrentados pelas escolas durante a pandemia, as fake news têm trazido desinformação para os alunos e têm feito com que educadores procurem formas de combater as notícias falsas durante a pandemia.
Argentina de 5 a 7 de Junho
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 21.037 no dia 5 de junho a 22.794 no dia 7. O número de óbitos também aumentou de 632 para 664. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo continua reforçando as medidas para achatar a curva do novo coronavírus.
Foram 134 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- As fake news em relação à corrida pela vacina para a Coovid-19 tem gerado desinformação e complôs antivacina.
- Um jornalista argentino divulgou uma informação falsa sobre a quantidade de testes de Covid-19 realizados em Buenos Aires.
- Um empresário de Córdoba divulgou uma fake news sobre greve e funcionamento de transporte público na região durante a pandemia.
- Durante a pandemia, redes de bots que disseminam spam, fake news e que afetam dispositivos têm sido comercializadas por valores mais baixos.
- A população argentina acima de 60 anos é mais vulnerável para acreditar em fake news e compartilhar conteúdos enganosos nas redes sociais.
México de 5 a 7 de Junho
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 110.026 no dia 5 de junho a 117.103 no dia 7, totalizando um aumento de 6,43%. O número de óbitos também aumentou de 13.170 para 13.699. Entre as medidas oficiais, o Governo continua reforçando as ações para enfrentar a fase 3 da Covid-19 no país.
Foram 100 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- O Sistema Municipal de Águas e Saneamento de Torreón foi alvo de uma fake news sobre casos positivos de Covid-19 na equipe da entidade. A organização veio a público informar que se trata de uma notícia falsa.
- Conforme um levantamento, 72% dos jovens mexicanos já compartilharam alguma fake news nas redes sociais.
- Circulou pelas redes sociais uma informação falsa sobre Tasuku Honjo, ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia. A mensagem enganosa afirmava que ele disse a Covid-19 não é um vírus natural, e sim criado pela China.
- Uma fake news sobre a proibição da venda de cervejas circulou pelas redes sociais mexicanas. A Direção Geral de Bebidas Alcoólicas afirmou que se trata de uma mensagem enganosa.
Colômbia de 5 a 7 de Junho
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 36.635 no dia 5 de junho a 39.236 no dia 7, totalizando um aumento de 7,09% . O número de óbitos também aumentou de 1.145 para 1.259. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que estão sendo aplicados 5 passos para que o país retome as atividades produtivas de forma gradual.
Foram 18 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- As fake news sobre a corrida para a vacina da Covid-19 fizeram Bill Gates se pronunciar. Ele afirmou que os complôs antivacinas representam um perigo para a saúde das pessoas.
- Circulou pelas redes sociais um vídeo falsa de um menino astrólogo que teria previsto a pandemia do novo coronavírus.
- O Movimento Sleeping Giants Brasil ganhou repercussão na América Latina por mostrar a guerra ideológica de fake news no país.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.