Confira o monitoramento das principais notícias de 8 a 11 de Junho em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil de 8 a 11 de Junho
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 707.412 no dia 8 de junho a 802.828 no dia 11, totalizando um aumento de 13,48%. O número de óbitos também aumentou de 37.134 para 40.919, equivalente a 10,19% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde corrigiu o boletim digital sobre Covid-19 e divulgou que a população indígena tem recebido assistência durante a pandemia.
Foram 4.671 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam, como o projeto InformaSUS-UFSCar da Universidade Federal de São Carlos, que tem objetivo de identificar fake news sobre o novo coronavírus, além do projeto da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que tem o foco na criação de conteúdos para evitar a disseminação de boatos sobre a pandemia. Abaixo, destaques:
- Em meio às fake news sobre curas para a Covid-19, o Presidente Jair Bolsonaro afirmou que organizaria um horário para conversar com uma apoiadora que afirma que o alho ajuda a combater o vírus no organismo. De acordo com médicos, não há evidências científicas que comprovem a veracidade da informação.
- Para fortalecer as ações contra fake news, o Facebook anunciou, pelo terceiro ano consecutivo, o apoio ao Projeto Comprova.
- O Twitter tem fortalecido as ações para combater as fake news. A última iniciativa da plataforma foi o início da verificação de tuítes que correlacionam a tecnologia 5g ao novo coronavírus.
- Circulou pelas redes sociais notícias falsas sobre a qualidade dos respiradores utilizados no Mato Grosso.
- A União Europeia informou que plataformas como Google, Twitter e Facebook devem elaborar relatórios mensais sobre as ações de combate às fake news.
- Uma publicação do presidente Jair Bolsonaro viralizou como fake news em plataformas de redes sociais.
- Em uma ação em conjunto com uma farmacêutica chinesa, o Governo de São Paulo pediu a criação de ações contra fake news e achismos relacionadas à vacina da Covid-19.
Argentina de 8 a 11 de Junho
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 23.620 no dia 8 de junho a 27.373 no dia 11. O número de óbitos também aumentou de 693 para 765. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo estabeleceu a incorporação do Programa de Progresso para instituições de ensino privadas, instituiu o Plano Nacional de Cuidado de Trabalhadores e trabalhadoras de saúde e continuou a implementação de medidas para conservar postos de trabalho.
Foram 172 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Em nota oficial, a Casa Rosada informou e desmentiu mensagens enganosas sobre a viagem do presidente da Argentina feita a Neuquén.
- Conforme um estudo da Reuters, mais da metade da informação que circula pela interna é modificada ou falsa.
- Para fortalecer as ações de combate às fake news, o Twitter começou a investigar todos os posts que correlacionam a tecnologia 5g ao novo coronavírus.
- O Hospital Abel Ayerz desmentiu informações falsas que circularam sobre supostos casos de Covid-19 na cidade de Córdoba.
- A União Europeia informou que plataformas como Facebook, Google e Twitter devem elaborar relatórios mensais para divulgar sobre as ações de combate às fake news que estão sendo executadas.
- Em meio à infodemia, 59% das notícias sobre Covid-19 trazem algum tipo de dado falso ou equivocado. Isso é o que informa um estudo realizado nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.
- Circulou uma foto falsa na cidade de Quilmes com a imagem de um homem medindo a temperatura de uma pessoa utilizando as mãos.
- Na Argentina, pessoas famosas acabam sendo canais de divulgação de fake news nas redes sociais.
México de 8 a 11 de Junho
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 117.103 no dia 8 de junho a 133.974 no dia 11, totalizando um aumento de 14,40%. O número de óbitos também aumentou de 14.053 para 15.944. Entre as medidas oficiais, o Governo divulgou que, conforme um estudo realizado mundialmente, as medidas de isolamento evitaram uma quantidade maior de óbitos por Covid-19.
Foram 290 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- A União Europeia afirmou que plataformas como Google, Twitter e Facebook devem elaborar relatórios mensais para divulgar as ações que estão sendo tomadas para combater as fake news.
- Notícias falsas têm circulado nas redes sociais sobre casos de Covid-19 em indústrias automotivas, causando instabilidades no setor.
- Para fortalecer as ações de combate às notícias falsas, o Twitter vai começar a exibir um alerta para usuários de celular, sempre que quiserem compartilhar uma notícia que não foi lida.
- Em Chiapas, as fake news sobre teorias sobre Covid-19 (como o fato do Governo lançar veneno na população e o novo coronavírus não existir) provocaram agressões aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente da pandemia.
Colômbia de 8 a 11 de Junho
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 40.719 no dia 8 de junho a 45.212 no dia 11, totalizando um aumento de 11,03% . O número de óbitos também aumentou de 1.308 para 1.488. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que existem cerca de 35 mil colombianos capacitados para cuidar de pacientes com Covid-19, além de divulgar que será iniciado um projeto piloto de estratégias para Cartagena, Quibdó e Palmira para achatar a curva de contágio do novo coronavírus e apresentar uma estratégia para emergência sanitária, destacando o aumento de testes e a expansão da capacidade de hospitais.
Foram 32 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- As notícias enganosas com supostas curas da Covid-19 têm causado mortes e riscos à saúde das pessoas que creem nas informações falsas.
- Ao contrário do que circulou pelas redes sociais, o cantor Daddy Yankee não criou uma ONG nem está entregando dinheiro para ações sociais para combater o novo coronavírus.
- Na Colômbia, quem divulgar informações falsas sobre Covid-19 vai ser processado por terrorismo.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.