#33 Report Especial Knewin Coronavírus Vs Fake News

Confira o monitoramento das principais notícias de 12 a 14 de Junho em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”.  Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental. 

Análise Comparativa Geral

Brasil de 12 a 14 de Junho

Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 828.810 no dia 12 de junho a 867.624 no dia 14,  totalizando um aumento de 4,68%. O número de óbitos também aumentou de 41.828 para 43.332, equivalente a 3,59% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde disponibilizou uma plataforma interativa para acompanhar dados do novo coronavírus no país.

Foram 2.177  notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Abaixo, destaques:

Argentina de 12 a 14 de Junho

Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 28.764 no dia 12 de junho a 31.577 no dia 14. O número de óbitos também aumentou de 785 para 833.  Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo continua fortalecendo as ações para achatar a curva do novo coronavírus no país.

Foram 72 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:

México de 12 a 14 de Junho

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 139.196 no dia 12 de junho a 146.837 no dia 11, totalizando um aumento de 5,48%. O número de óbitos também aumentou de 16.448 para 17.141.  Entre as medidas oficiais, o Governo continua reforçando ações para combater o novo coronavírus no país.

Foram 233 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:

Colômbia de 12 a 14 de Junho

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 46.858 no dia 12 de junho a 50.939 no dia 14, totalizando um aumento de 8,70% . O número de óbitos também aumentou de 1.545 para 1.667. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que está fortalecendo a capacidade do setor de saúde em todo o país, especialmente no Norte de Santander e que foi elaborado um decreto que amplia os horários para idosos saírem de casa uma hora por dia.

Foram 24 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:

Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.