Confira o monitoramento das principais notícias de 12 a 14 de Junho em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil de 12 a 14 de Junho
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 828.810 no dia 12 de junho a 867.624 no dia 14, totalizando um aumento de 4,68%. O número de óbitos também aumentou de 41.828 para 43.332, equivalente a 3,59% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministério da Saúde disponibilizou uma plataforma interativa para acompanhar dados do novo coronavírus no país.
Foram 2.177 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Abaixo, destaques:
- Circulou nas redes sociais uma fake news afirmando que foi aprovada uma lei que torna obrigatório o uso de máscaras dentro de casa. A mensagem em questão é falsa.
- O Eu Fiscalizo, app desenvolvido por pesquisadora da Fiocruz, tem recebido diversas denúncias de fake news relacionadas ao novo coronavírus e à pandemia no Brasil.
- Os esforços nacionais relacionados ao combate às fake news têm se transformado em leis. Porém, apesar de muitas já terem sido aprovadas, nenhuma foi sancionada até o momento.
Argentina de 12 a 14 de Junho
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 28.764 no dia 12 de junho a 31.577 no dia 14. O número de óbitos também aumentou de 785 para 833. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo continua fortalecendo as ações para achatar a curva do novo coronavírus no país.
Foram 72 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Por causa do compartilhamento de fake news, dois processos judiciais foram iniciados na Argentina, com base no código penal do país.
México de 12 a 14 de Junho
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 139.196 no dia 12 de junho a 146.837 no dia 11, totalizando um aumento de 5,48%. O número de óbitos também aumentou de 16.448 para 17.141. Entre as medidas oficiais, o Governo continua reforçando ações para combater o novo coronavírus no país.
Foram 233 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Autoridades da Cidade do México desmentiram uma série de fotos que circularam nas redes sociais sobre uma policial que teria sido vítima fatal de Covid-19 no meio da rua. A Secretaria de Segurança da cidade informou que se trata de uma mensagem enganosa e que a oficial teria sofrido um desmaio e que recebeu atendimento médico.
- Um Hospital Básico Comunitário em Chiapas foi incendiado pela população por causa de fake news. As mensagens enganosas afirmavam que o trabalho que estava sendo feito pelas autoridades (para evitar casos de dengue) teria relação com a pulverização de um produto que contaminaria as pessoas com Covid-19.
- Em meio à crise de saúde do México e às medidas de isolamento social, circulou uma corrente fake sobre empréstimos realizados por uma loja de conveniência mexicana para pessoas que estivessem com dificuldades financeiras.
Colômbia de 12 a 14 de Junho
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 46.858 no dia 12 de junho a 50.939 no dia 14, totalizando um aumento de 8,70% . O número de óbitos também aumentou de 1.545 para 1.667. Entre as medidas oficiais, o Ministério da Saúde informou no Twitter que está fortalecendo a capacidade do setor de saúde em todo o país, especialmente no Norte de Santander e que foi elaborado um decreto que amplia os horários para idosos saírem de casa uma hora por dia.
Foram 24 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Em meio aos boatos sobre a volta às aulas em modelo físico na Colômbia, a Ministra da Educação esclareceu que, durante junho e julho, o modelo adotado pelo país ainda será o virtual e que, em agosto, não será obrigatório o retorno presencial às instituições de ensino.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.