Confira o monitoramento das principais notícias no dia 31 de Março em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 31 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 4.579 no dia 30 a 5517 no dia 31, totalizando um aumento de 20,48%. O número de óbitos também aumentou de 159 para 201, equivalente a 26,41% . Entre as medidas oficiais anunciadas, após muitas críticas aos pronunciamentos que minimizavam a pandemia do Covid-19, o Presidente Bolsonaro baixou o tom no pronunciamento oficial e não citou o fim do isolamento como medida apoiada por ele. Além disso, Mandetta disse que a recomendação sobre uso de máscara vai mudar.
Foram 682 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como os projetos de lei solicitados pelas assembleias legislativas de Minas Gerais, do Mato Grosso e da Paraíba que pedem a criminalização de fake news sobre o Covid-19, além do canal de informações via Whatsapp criado pelo Governo do Estado de São Paulo para evitar a disseminação de fake news sobre o Coronavírus e da Campanha da Havaianas para combater as fake news. Abaixo, destaques,:
- Grupos de Whatsapp disseminam fake news para apoiar a postura do Presidente Bolsonaro.
- Para evitar a desinformação sobre as notificações dos casos de Covid-19 no Brasil, médicos garantem que não há supernotificação de óbitos, desmistificando a notícia falsa que foi compartilhada pelo Presidente Bolsonaro e seus filhos.
- A Folha disponibilizou vídeos do Drauzio Varella para download e compartilhamento com o objetivo de incentivar a disseminação de informações corretas sobre o Covid-19 nas redes sociais.
Argentina em 31 de Março
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 966 no dia 30 a 1054 no dia 31. O número de óbitos também aumentou de 24 para 27. Foram 112 notícias relacionadas a “Fake News” no dia 31 de março. Abaixo principais notícias falsas que circularam:
- Prenderam um ex BBB Argentina por divulgar notícias falsas sobre Coronavírus.
- Twitter elimina mensagens de Jair Bolsonaro por violar regras de conteúdo.
- Desde que a pandemia de coronavírus e isolamento obrigatório começaram, relatórios e recomendações de origem duvidosa, opiniões de supostos especialistas, relatórios de suposta conspiração internacional e áudios alarmistas com dados fabricados se multiplicaram nas redes. A notícias faz um alerta de como não cair em Fake News.
México em 31 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 1094 no dia 30 a 1215 no dia 31, totalizando um aumento de 11,06%. O número de óbitos também aumentou de 28 para 29. O Governo do México decretou estado de emergência pela pandemia do Covid-19 e prorrogou até o dia 30 de abril a suspensão das atividades não essenciais em todo o país. Foram 229 noticias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- O ex-presidente do México, Felipe Calderón, compartilhou via Twitter uma fotografia falsa do atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.
- Informações falsas sobre Covid-19 têm sido compartilhadas via Whatsapp no México. A esposa do presidente do país alertou sobre isso no Twitter, reforçando a importância de acompanhar informações em canais oficiais.
- Uma informação falsa sobre um Cartão da Previdência circulou pelas redes sociais, afirmando que o governo do México iria oferecer o cartão como apoio na pandemia do Covid-19. A Secretaria da Previdência negou as informações, ressaltando que elas são falsas.
Colômbia em 31 de Março
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 798 no dia 30 a 906 no dia 31, totalizando um aumento de 13,53% . O número de óbitos também aumentou de 14 para 16. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas a fase de mitigação e a ampliação de medidas para achatar a curva do Covid-19, salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde, além de criar uma ação para identificar pessoas com sintomas respiratórios para agilizar o diagnóstico e deixá-lo mais preciso.
Foram 21 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Moradores do Tenjo bloquearam a entrada da cidade com pedras porque acreditaram em uma informação falsa na qual 90 pessoas diagnosticadas com Covid-19 iriam passar a quarentena na região.
- Durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, os cibercrimes aumentaram, especialmente em relação às contas de Netflix, Hulu, Diney+, Spotify e Apple Music.
- Uma notícia falsa sobre a prorrogação da quarentena para colégios e universidades foi compartilhada nas redes sociais. A informação falsa dizia que a quarentena iria até o dia 30 de maio, o que contrazid a informação oficial do dia 20 de abril, que é a correta.
- Nas redes sociais, circulou um vídeo de um hospital Distrito de Santa Marta com uma pessoa que supostamente teria se curado do Covid-19 e estava saindo do hospital. A informação foi declarada como falsa pela Secretaria de Saúde.
Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.