#4 Report Especial Knewin Coronavírus Vs Fake News

Confira o monitoramento das principais notícias no dia 31 de Março em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”.  Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental. 

Análise Comparativa Geral

Análise Comparativa Geral

Brasil em 31 de Março

Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 4.579  no dia 30 a 5517 no dia 31, totalizando um aumento de 20,48%. O número de óbitos também aumentou de 159 para 201, equivalente a 26,41% . Entre as medidas oficiais anunciadas, após muitas críticas aos pronunciamentos que minimizavam a pandemia do Covid-19, o Presidente Bolsonaro baixou o tom no pronunciamento oficial e não citou o fim do isolamento como medida apoiada por ele. Além disso, Mandetta disse que a  recomendação sobre uso de máscara vai mudar.

Foram 682 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como os projetos de lei solicitados pelas assembleias legislativas de Minas Gerais, do Mato Grosso e da Paraíba que pedem a criminalização de fake news sobre o Covid-19, além do canal de informações via Whatsapp criado pelo Governo do Estado de São Paulo para evitar a disseminação de fake news sobre o Coronavírus e da Campanha da Havaianas para combater as fake news. Abaixo, destaques,:

Análise Comparativa Brasil

Argentina em 31 de Março

Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 966 no dia 30 a 1054 no dia 31. O número de óbitos também aumentou de 24  para 27. Foram 112 notícias relacionadas a “Fake News” no dia 31 de março. Abaixo principais notícias falsas que circularam:

Análise Comparativa Argentina

México em 31 de Março

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 1094 no dia 30 a 1215 no dia 31, totalizando um aumento de 11,06%. O número de óbitos também aumentou de 28 para 29.  O Governo do México decretou estado de emergência pela pandemia do Covid-19 e prorrogou até o dia 30 de abril a suspensão das atividades não essenciais em todo o país. Foram 229 noticias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:

Análise Comparativa México

Colômbia em 31 de Março

Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 798 no dia 30 a 906 no dia 31, totalizando um aumento de 13,53% . O número de óbitos também aumentou de 14 para 16. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas a fase de mitigação e a ampliação de medidas para achatar a curva do Covid-19, salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde, além de criar uma ação para identificar pessoas com sintomas respiratórios para agilizar o diagnóstico e deixá-lo mais preciso.

Foram 21 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:

Análise Comparativa Colômbia

Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.