Confira o monitoramento das principais notícias no dia 1º de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 1º de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 5517 no dia 31 a 6836 no dia 1º de abril, totalizando um aumento de 23,90%. O número de óbitos também aumentou de 201 para 240, equivalente a 19,40% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Presidente Bolsonaro sancionou o auxílio de R$ 600 aos trabalhadores informais, o Governo Federal suspendeu o reajuste de medicamentos por sessenta dias e Procon e a Polícia Civil iniciaram uma operação para combater aumento abusivo de preços durante pandemia.
Foram 857 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a campanha do Twitter de deletar publicações com informações falsas e a desistência do Google de incentivar a brincadeira de primeiro de abril. Abaixo, destaques,:
- A ex-atriz e Secretária especial da Cultura, Regina Duarte, compartilhou uma informação parcialmente falsa no Instagram. A empresa colocou um aviso de alerta na publicação.
- Em meio à pandemia do Covid-19 e do isolamento social, uma notícia falsa sobre distribuição de cestas básicas impactou a zona leste de São Paulo.
- Grupos antivacinas estão compartilhando informações falsas nas redes sociais sobre o Coronavírus. Entre as fake news, há menções sobre o vírus ser uma ferramenta para instituir uma nova ordem mundial ou até mesmo uma arma produzida pela China.
- O deputado e ex-ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, compartilhou uma fake news sobre a Holanda com o objetivo de defender o fim do isolamento social.
Argentina em 1º de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1054 no dia 31 a 1133 no dia 1º de abril. O número de óbitos também aumentou de 27 para 31. Entre as medidas oficiais anunciadas os destaques são um Programa de Assistência de Emergência para Trabalho e Produção, que foca beneficiar sobretudo pequenas e médias empresas durante a crise econômica gerada pela quarentena e a extensão do fechamento das fronteiras, assistência aos argentinos no exterior e repatriamento gradual. Foram 62 notícias relacionadas a “Fake News” no dia 1 de abril. Abaixo as principais notícias que circularam:
- É falsa a mensagem que circula no WhatsApp com informações que garantem que em diferentes locais da província e da cidade de Buenos Aires há doações de alimentos.
- 1º de abril é o dia da mentira em muitas partes do mundo. Porém, devido à pandemia de Coronavírus, muitas empresas decidiram não participar de brincadeiras. O Google, por exemplo, decidiu suspender as celebrações para não facilitar a circulação de notícias falsas.
- É falsa a informação de que Diego Maradona estaria com Coronavírus.
México em 1º de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 1215 no dia 31 a 1378 no dia 1º de abril, totalizando um aumento de 13,41%. O número de óbitos também aumentou de 29 para 37. O Governo do México decretou estado de emergência pela pandemia do Covid-19. Foram 191 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Uma fake news sobre a proibição de vendas de bebidas alcoólicas em Tijuana foi desmentida pelas autoridades municipais.
- O Partido “Redes Sociales Progresistas” da Cidade do México informou que um plano estatal digital foi instalado para combater fake news.
- Uma notícia falsa sobre o sacrifício de animais em Saltillo foi compartilhada nas redes sociais. O Diretor do Centro de Controle do Canil Municipal desmentiu a informação e disse que 15 animais foram abrigados, e não sacrificados.
Colômbia em 1º de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 906 no dia 31 a 1065 no dia 1º de abril, totalizando um aumento de 17,54% . O número de óbitos também aumentou de 16 para 17. A Colômbia segue em quarentena desde o dia 24 de março e ficará até dia 13 de abril. O governo anunciou novas medidas de combate ao vírus, entre elas a importância do isolamento social para diminuir a curva do Covid-19 no país e para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, garantindo vagas para as pessoas mais vulneráveis e tempo para os profissionais de saúde atuarem com mais precisão.
Foram 16 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- As fake news têm sido compartilhadas na Colômbia via Whatsapp e se tornaram pontos centrais dos cibercrimes no país.
- Na luta contra a desinformação, o Facebook vai doar dinheiro aos meios de comunicação, que são fontes confiáveis para se informar em meio à pandemia do Covid-19.
- Na Colômbia, as notícias falsas são uma nova batalha em meio à crise de saúde pública. Ao todo, já foram mais de 72 fake news compartilhadas via redes sociais.
Continue acompanhando nossos reports e conteúdos especiais sobre Covid-19 e a disseminação de fake news. Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.