Confira o monitoramento das principais notícias no dia 2 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 2 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 6836 no dia 1º a 7910 no dia 2 de abril, totalizando um aumento de 15,71%. O número de óbitos também aumentou de 240 para 299, equivalente a 24,58% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Ministro da Saúde abriu uma portaria para convocar todos os profissionais de saúde (Médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais de educação física e até veterinários ) do Brasil para a capacitação contra o Coronavírus. Ele ainda afirmou que a medida não é obrigatória.
Foram 563 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a doação da Google de 6,5 milhões de dólares para combater as fake news na pandemia do Covid-19. Abaixo, destaques,:
- A Polícia Civil de Minas Gerais desmentiu um vídeo falso que estava sendo compartilhado em grandes proporções nas redes sociais sobre desabastecimento de alimentos na Ceasa de MG.
- O Ministério da Saúde afirmou que uma fake news está sendo compartilhada no Whatsapp com o símbolo do MS. A mensagem é uma suposta orientação para parentes não aceitarem atestados de óbito que apontem o novo coronavírus como causa da morte de pacientes.
- No cenário das fake news, também existem as chamadas notícias falsas do bem, que envolvem informações não verídicas para incentivar idosos a ficarem em casa. Porém, elas também são fontes de desinformação em meio à pandemia do Covid-19.
Argentina em 2 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1133 no dia 1 de abril a 1265 no dia 2/4. O número de óbitos também aumentou de 31 para 37. Entre as medidas oficiais anunciadas o destaque é para a eliminação de impostos de importação para insumos críticos, como álcool gel, desinfetantes e equipamentos de saúde. Foram 65 notícias relacionadas a “Fake News” no dia 2 de abril. Abaixo as principais notícias que circularam:
- São enganosas as publicações que afirmam que uma reportagem, veiculada em novembro de 2015, pela emissora de TV italiana RAI, demonstra que o novo coronavírus foi criado em um laboratório pelo governo chinês.
- Um venezuelano que vive em Córdoba foi falsamente acusado de ter Coronavirus. Ele foi ameaçado por moradores e teve que pedir escolta policial.
- É falso que os juízes da Suprema Corte reduziram seus salários em 20%.
México em 2 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 1378 no dia 1º de abril a 1510 no dia 2 de abril, totalizando um aumento de 9,57%. O número de óbitos também aumentou de 37 para 50. O Governo do México decretou estado de emergência pela pandemia do Covid-19. Foram 143 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Na cidade de Querétaro, duas pessoas foram hospitalizadas pela ingestão de produtos de limpeza. Elas seguiram a recomendação de uma mensagem falsa sobre gargarejos com produtos de limpeza para o combate ao Covid-19.
- Foi divulgada uma mensagem falsa sobre um apoio alimentício do Governo de Torreón para músicos que estão desempregados na pandemia do Covid-19. O Governo desmentiu a mensagem.
- Foi compartilhado via redes sociais um anúncio falso sobre a suspensão de bebidas alcoólicas na Cidade do México. A chefe de governo, Claudia Pardo, publicou no Twitter afirmando que a mensagem é equivocada e falsa.
Colômbia em 2 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 1065 no dia 1º de abril a 1161 no dia 2, totalizando um aumento de 9,01% . O número de óbitos também aumentou de 17 para 19. Entre as medidas oficiais da Colômbia, o Governo firmou um decreto que define critérios para a recuperação de dívidas históricas do setor de saúde, o que vai permitir a injeção de recursos em hospitais do país.
Foram 23 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Em uma ação de combate à publicação e ao compartilhamento de fake news, a Polícia Nacional da Colômbia detectou mais de 70 páginas online com informações falsas sobre Covid-19.
- Ao contrário do que uma fake news que está sendo compartilhada no Whatsapp na Colômbia diz, chá de limão com bicarbonato não elimina o Covid-19 do organismo.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.