Confira o monitoramento das principais notícias nos dias 3, 4 e 5 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 3, 4 e 5 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 7.910 no dia 2 a 11.130 no dia 5, totalizando um aumento de 40,70%. O número de óbitos também aumentou de 299 para 486, equivalente a 62,54% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo zerou impostos de produtos usados no combate ao coronavírus, além de começar a ter acesso aos dados das operadoras de celulares para identificar aglomerações de pessoas em todo o país. Por sua vez, os Beneficiários do Bolsa Família vão ter um auxílio emergencial contra covid-19.
Foram 1.371 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a verificação de perfis oficiais de profissionais de saúde no Twitter para evitar a disseminação de informações falsas nas redes sociais e a criação de um app para identificar fake news e denunciar preços abusivos durante a pandemia do Covid-19. Abaixo, destaques,:
- Grupos de apoio ao presidente do Brasil disseminam informações falsas no Whatsapp contra o isolamento social.
- O Presidente Bolsonaro citou, em sua conta no twitter, que vai zerar impostos de alguns medicamentos contra o covid-19. No entanto, esses tratamentos não tem comprovação científica.
- No Youtube, o pastor Silas Malafaia publicou vídeos disseminando fake news sobre a pandemia do Covid-19. Esses conteúdos já tinham sido deletados em plataformas como Instagram e Twitter.
Argentina em 3, 4 e 5 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1265 no dia 2 de abril a 1554 no dia 5. O número de óbitos também aumentou de 37 para 46. Entre as medidas oficiais anunciadas, há a quarentena total do país e o impedimento de demissões por 60 dias. Foram 227 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Foi compartilhado em redes sociais um vídeo falso de bombeiros retirando cadáveres mortos por Covid-19 na Argentina.
- A desinformação nas redes sociais representa risco à saúde das pessoas, como é o caso da fake news sobre o benefício do limão para combater o Covid-19.
- No domingo, foi divulgado o lançamento do app Confiar, com o objetivo de divulgar informações oficiais da Argentina sobre a pandemia do Covid-19 e evitar o compartilhamento e a disseminação de fake news no país.
- O treinador Néstor Gorosito foi alvo de fake news sobre diagnóstico positivo para Covid-19. Ele utilizou o twitter para divulgar e esclarecer a informação correta.
México em 3, 4 e 5 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 1510 no dia 2 de abril a 2143 no dia 5 de abril, totalizando um aumento de 41,92%. O número de óbitos também aumentou de 50 para 94. Entre as medidas oficiais, praias turísticas foram fechadas, o Governo solicitou à ONU o acesso aos produtos médicos para o combate ao Covid-19, além de apostar na produção nacional de ventiladores pulmonares. Foram 280 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- Por conta de notícias falsas, cães estão sendo abandonados em meio à pandemia do Coronavírus no México.
- Na cidade do México, informações falsas sobre árabes e coronavírus causaram pânico e discriminação.
- A rede social Telegram criou um processo para verificação de fake news dentro da plataforma.
- Uma foto compartilhada nas redes sociais sobre casos de Covid-19 no edifício de finanças geraram incertezas, boatos e mensagens na cidade de Oxaca.
- Em San Luis Potos, uma avalanche de fake news está sendo compartilhada nas redes sociais, causando desinformação e impactando negativamente a população da cidade.
Colômbia em 3, 4 e 5 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 1161 no dia 3 de abril a 1485 no dia 2, totalizando um aumento de 27,90% . O número de óbitos também aumentou de 19 para 35. Entre as medidas oficiais da Colômbia, o Governo definiu medidas de apoio para micro, pequeno e médio empresário, além de instalar um plano de contingência para enfrentar a pandemia do Covid-19 e tornar obrigatório o uso de máscaras no país.
Foram 40 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- Nas redes sociais, foi disseminada uma informação sobre o benefício do gengibre no combate ao Covid-19. No entanto, é um dado sem embasamento científico.
- Outra informação sem embasamento científico que foi desmentida pelo Ministério da Saúde no Twitter tem relação com o consumo de alho para o combate ao Covid-19.
- O nome Gustavo Petro se tornou popular nas redes sociais colombianas no fim de semana pelo compartilhamento de fake news sobre a pandemia do Covid-19 no país.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.