Confira o monitoramento das principais notícias no dia 6 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 6 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 11.130 no dia 5 a 12.056 no dia 6, totalizando um aumento de 8,3%. O número de óbitos também aumentou de 486 para 553, equivalente a 13,78% . Entre as medidas oficiais anunciadas, o dia 6 de abril foi marcado pela movimentação do suposto anúncio de demissão do atual Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Além disso, o auxílio de 600 reais para os trabalhadores informais foi liberado.
Foram 475 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a ação do Youtube de deletar qualquer vídeo que contenha informações sobre 5g relacionadas à pandemia do Covid-19. Abaixo, destaques:
- O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, criticou o compartilhamento de fake news, principalmente em um momento de pandemia.
- Foi criado um perfil falso em nome do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, com o objetivo de disseminar fake news. Rodrigo Maia ficou irritado com a situação e afirmou que o perfil não é dele.
- São falsas as informações de um áudio que circula pelas redes sociais em nome de um médico do Rio de Janeiro que supostamente defendia o fim do isolamento social.
- Vídeos falsos de arrastões na Cracolândia têm sido compartilhados nas redes sociais, causando desinformação e pânico em meio à pandemia do Covid-19.
Argentina em 6 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1554 no dia 5 de abril a 1628 no dia 6. O número de óbitos também aumentou de 46 para 53. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo declarou que a quarentena vai continuar no país e que o pagamento de dívidas emitidas sob legislação nacional foi adiado para 2021. Foram 94 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- Um projeto de lei foi criado por deputados para multar pessoas que publicam e compartilham fake news, especialmente no cenário da pandemia do Covid-19.
- Em uma ação para combater o compartilhamento de fake news, o Twitter detectou mais de 15 milhões de contas que espalham informações falsas sobre a pandemia do Coronavírus.
- O Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina criou uma equipe de profissionais para combater o compartilhamento de fake news sobre a pandemia nas redes sociais.
México em 6 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 2143 no dia 5 de abril a 2439 no dia 6 de abril, totalizando um aumento de 13,81%. O número de óbitos também aumentou de 94 para 125. Entre as medidas oficiais, o Governo definiu medidas para a reativação da economia em meio à pandemia do Covid-19. Foram 75 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- O Secretário de Saúde, José Pinzón, pediu à sociedade e aos meios de comunicação para manter a responsabilidade no compartilhamento e na publicação de notícias e de informações sobre o Covid-19.
- As notícias falsas no México são outra faceta da pandemia do Covid-19, impactando a rotina das instituições de saúde, que precisam ficar atentas e desmentir as fake news.
Colômbia em 6 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 1485 no dia 5 de abril a 1579 no dia 6, totalizando um aumento de 6,32% . O número de óbitos também aumentou de 35 para 46. Entre as medidas oficiais da Colômbia, o Governo implantou um aporte nos setores de saúde para ajudar no combate ao Covid-19. Além disso, estão sendo estruturadas e fortalecidas redes de apoio para o combate à violência doméstica no período da quarentena.
Foram 33 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- O Ministério da Saúde utilizou o canal oficial no Twitter para desmentir uma informação falsa que circula nas redes sociais sobre o estado de saúde de um dos ex-presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez.
- O Ex-presidente da Colômbia, Álvaro Urine, foi alvo de notícia falsa sobre um diagnóstico positivo para Covid-19. Ele utilizou o Twitter para esclarecer a situação e informar que é uma fake news.
- O Youtube vai contar com uma ação de combate às fake news para deletar vídeos que contenham informações relacionadas à tecnologia 5g e à pandemia do Covid-19.
Análise Comparativa Colômbia
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.