Confira o monitoramento das principais notícias no dia 7 de Abril em 4 países selecionados da América Latina sobre os termos Coronavírus ou Covid-19 relacionadas ao termo “fake news”. Cruzamento das notícias com dados oficiais de casos suspeitos, confirmados e óbitos, para análise comportamental.
Análise Comparativa Geral
Brasil em 7 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Nacional passaram de 12.056 no dia 6 a 13.717 no dia 7, totalizando um aumento de 13,77%. O número de óbitos também aumentou de 553 para 667, equivalente a 20,61% . Entre as medidas oficiais anunciadas, O Governador do Rio de Janeiro, Witzel, liberou a flexibilização do isolamento em 30 cidades do RJ, foi bloqueado pela justiça o dinheiro dos fundos partidário e eleitoral e o saque do FGTS foi liberado a partir de junho de 2020.
Foram 723 notícias relacionadas a “Fake News” e ao trabalho de combate a elas. Para o combate a estas notícias, algumas iniciativas se destacam como a ação do Whatsapp de limitar o encaminhamento de mensagens. Abaixo, destaques,:
- Devido à falta de máscaras descartáveis, uma das alternativas é optar pelas feitas em casa. A máscara de lenços umedecidos é uma das opções que circulam nas redes sociais. No entanto, o uso de lenços umedecidos não é uma recomendação das autoridades de Saúde.
- Teorias que ligam a pandemia do Covid-19 à tecnologia 5g tem causado pânico e desinformação nas redes sociais. Cientistas afirmam que essas informações são enganosas.
- No dia 6, o Ministro da Saúde condenou a quantidade de fake news que estão sendo compartilhadas nas redes sociais sobre a pandemia do Coronavírus no Brasil.
- Todd Chapman, novo embaixador dos Estados Unidos, disse que são falsas as informações de que Washington está desviando equipamentos médicos e interferindo na compra de EPIs de países como o Brasil.
Argentina em 7 de Abril
Os casos confirmados pelo Governo Argentino passaram de 1628 no dia 6 de abril a 1715 no dia 7. O número de óbitos também aumentou de 53 para 60. Entre as medidas oficiais anunciadas, o Governo incluiu os tabelionatos como serviços essenciais para a Argentina, além de definir os preços máximos para compras do estado. Foram 94 notícias relacionadas a “Fake News”. Abaixo as principais notícias que circularam:
- O Whatsapp limitou o envio de mensagens encaminhadas para combater a disseminação de fake news nas redes sociais.
- Uma corrente está circulando no Whatsapp com uma informação falsa sobre um vídeo que hackeia o celular da pessoa.
- Um argentino foi detido por compartilhar informações falsas sobre um hospital e a presença de tendas cheias de pessoas diagnosticadas com Coronavírus.
- Foi compartilhada uma informação falsa sobre o desvio de máscaras doadas para os profissionais de saúde em Tucuman.
México em 7 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde do México passaram de 2439 no dia 6 de abril a 2785 no dia 7 de abril, totalizando um aumento de 14,18%. O número de óbitos também aumentou de 125 para 141. Entre as medidas oficiais, o Governo do México acelerou ações para enfrentar casos graves de Covid-19 e afirmou que autoridades federais e locais devem garantir acesso de saúde sexual e reprodutiva para a população em meio à pandemia, identificando esse tipo de serviço como essencial. Foram 110 notícias relacionadas com “Fake News”. Abaixo estão as principais notícias falsas que estavam circulando e iniciativas para o combate à disseminação de fake news:
- O músico Alejandro Fernández abriu as redes sociais para que profissionais de saúde possam trazer informações verdadeiras e confiáveis sobre o Coronavírus no México, auxiliando no combate às fake news.
- O ator Woody Harrelson compartilhou uma notícia falsa nas redes sociais, a qual relacionava a pandemia do Coronavírus à tecnologia 5g.
- Em um artigo de opinião do Quadrantin Hidalgo, debate-se sobre a quantidade de fake news relacionadas à saúde e os motivos que fazem elas parecerem cada vez mais verdadeiras.
- Em uma ação de combate às fake news, o Whatsapp limitou a quantidade do encaminhamento de mensagens na plataforma.
Colômbia em 7 de Abril
Os casos confirmados pelo Ministério de Saúde passaram de 1579 no dia 6 de abril a 1780 no dia 7, totalizando um aumento de 12,72% . O número de óbitos também aumentou de 46 para 50. Entre as medidas oficiais da Colômbia, o Governo definiu a reconversão de setores de produtos para munir a área da saúde com os insumos necessários, além de implementar um apoio financeiro (Ingreso Solidario) para beneficiar famílias colombianas.
Foram 43 notícias relacionadas ao termo fake news. As principais seguem abaixo:
- O Whatsapp limitou o envio de mensagens encaminhadas para combater a disseminação de fake news na rede social.
- Uma informação falsa em nome da Conferência Episcopal da Colômbia foi compartilhada nas redes sociais. A mensagem dizia que a Conferência iria oferecer produtos grátis graças a ajuda de empresas privadas.
- O Governo Colombiano esclareceu uma fake news que está sendo compartilhada nas redes sociais sobre a pandemia. A mensagem enganosa fala sobre uma pneumonia atípica, causando desinformação na sociedade.
Assine nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.