Google libera ferramentas para incentivar a checagem de fatos

Além das informações do Google Trends, a empresa vai ajudar jornalistas com workshops e doações no valor de US$ 6,5 milhões

Após os alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a dificuldade da população em obter notícias confiáveis em meio ao excesso de informação sobre o Covid-19, o Google ampliou o apoio às organizações de checagem de fatos e entidades tecnológicas.

Leia mais:

>> Comportamento de usuários sofre mudanças devido ao coronavírus

A empresa de buscas online quer facilitar o acesso dos usuários às informações verídicas e, para que isso seja um processo confiável, as informações do Google Trends foram liberadas para ajudar os jornalistas a compreenderem o processo de buscas e resultados do mundo todo sobre o Covid-19.

Outro recurso disponibilizado pelo Google são as aulas do Centro de Treinamento do Google News Initiative. Os workshops ensinam a trabalhar com diversas ferramentas de jornalismo e checagem de fatos, e o conteúdo está disponível em 16 idiomas.

O Google também vai ajudar pequenas empresas que fazem checagem de fatos em projetos da América Latina e Europa.

Vão ser doados cerca de US$ 6,5 milhões de investimentos para 21 organizações de checagem em 15 países de língua espanhola, além de empresas de países como Itália, Alemanha, França e Reino Unido.

Confira mais detalhes em: Inforchannel