Ações para criar a melhor estratégia de comunicação nas mídias sociais

Ter uma boa estratégia de comunicação nas mídias sociais é um dos alicerces que vai sustentar boa parte dos resultados de sua empresa. É preciso ter em mente que as redes sociais reverberam tudo o que acontece em outras mídias. Por isso, atuar estrategicamente e monitorar é fundamental. 

No mundo, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais, o que equivale a 53,6% da população mundial. A partir de passos guiados sempre com base em dados e informações, é possível conter crises, encontrar oportunidades e manter o público engajado nesse universo. 

Neste artigo falaremos mais sobre o assunto. Acompanhe!

Como implementar uma estratégia de comunicação nas mídias sociais que traga resultados?

Segundo dados da pesquisa Global Digital Overview, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que passam mais tempo nas mídias sociais. Com uma média de 3 horas e 31 minutos conectados todos os dias, a população brasileira fica atrás somente das Filipinas (3h53) e da Colômbia (3h45). 

Ainda segundo o levantamento global, a média mundial é de 2 horas e 24 minutos. 

As redes sociais funcionam como uma grande vitrine de sua marca. Afinal, a primeira coisa que um potencial cliente faz ao receber indicação de uma empresa é pesquisar sobre ela na web e verificar seus canais digitais. 

Por isso, contar com uma boa estratégia de comunicação nas mídias sociais e presença neste ambiente é fundamental para garantir sua competitividade no mercado. Veja a seguir quatro ações relevantes para ajudar no seu planejamento:

  • Ouvir e entender os seus clientes

Ao monitorar o processo de atendimento e as solicitações dos seus clientes, é possível obter uma visão sobre as suas necessidades e identificar eventuais erros no seu atendimento. É importante saber se sua equipe está atenta para acompanhar como é a abordagem com os consumidores.

Quase sempre há uma correlação muito forte entre a sustentabilidade, a expansão de uma organização e a fidelização de seus clientes. Ou seja, um bom relacionamento é uma métrica fundamental para qualquer empresa que pretende se destacar no mercado. 

  • Acompanhar os concorrentes

Entender o que os seus concorrentes diretos estão fazendo é essencial para uma boa estratégia de comunicação nas mídias sociais, pois é a partir desse acompanhamento que uma empresa entende as principais tendências de mercado. 

Das empresas mais jovens, as mais tradicionais e referências do segmento, essas informações abrem oportunidades para analisar o impacto de determinadas iniciativas sobre o seu público. A partir do monitoramento dessas ações, a sua empresa pode aprender com os erros e acertos dos concorrentes, evitando se expor desnecessariamente. 

Afinal, como vimos em diversos exemplos como o Orkut, ICQ, Nokia, Blockbuster e outros precursores de mercado, sair na frente e ser pioneiro nem sempre é o melhor caminho. O ideal é se renovar com agilidade, ser resiliente e desenvolver sempre as melhores soluções, não só as primeiras.

Atente-se ao tipo de conteúdo postado, temas, formatos e as palavras-chave mais frequentes. Além disso, observe a forma como eles falam com o público, sua linguagem e interação nos comentários. 

  • Monitorar as ações fora do seu mercado

Exercitar o monitoramento de ações fora do seu mercado pode trazer boas ideias para implementar estratégias na sua marca que a concorrência nem sequer imagina. Em outros segmentos mais complexos, como as empresas que se destacam se comunicam? Existem diversos cases que são ótimas referências.

Como o Nubank conversa com seus clientes e por que ele sai na frente dos outros bancos? Qual é a relação da Lu do Magalu com os potenciais compradores da marca? O que podemos aprender com a NETFLIX que possamos levar para a minha academia de ginástica, por exemplo?

A criatividade está em usar esses casos de sucesso como referências e adaptá-los ao seu mercado e à realidade da sua empresa. Essa visão mais ampla e fora do segmento ajuda a criar estratégias mais relevantes e que podem não apenas despertar o interesse do seu cliente, mas engajá-lo. 

  • Olhar para o que a sua empresa está fazendo

Essas informações de fora da sua empresa vão oferecer todos os dados necessários para criar uma estratégia de comunicação mais assertiva, falando com as pessoas certas e usando a melhor mensagem para criar esse relacionamento. 

Com isso, é importante que a equipe de comunicação interna ou assessoria de imprensa defina os canais digitais em que irá atuar, como redes sociais, newsletters, intranet ou pelo blog do site. Depois escolher quais são os formatos como textos, fotos, artes, vídeos e até podcasts. 

Estratégia de comunicação nas mídias sociais definida e planejamento estruturado, pode colocar o plano em prática. Porém, lembre-se que o trabalho de captar informações não para por aí. Acompanhar e monitorar cada campanha, conteúdo e ação dentro do trabalho de comunicação é fundamental para reforçar ou corrigir pontos ao longo da execução. 

Portanto, procure monitorar os canais digitais e as redes sociais, fazer uma análise de sentimento com qualidade e tomar as devidas providências para que o monitoramento não se torne apenas uma tarefa dentro da rotina da equipe. Ela deve ser sempre vista como um processo estratégico.

  • Desenvolver um plano de crise ágil e eficiente

Por fim, é sempre necessário estar preparado para qualquer adversidade. As crises surgem quando menos se espera e se espalham muito rapidamente. Sabendo disso, é sempre necessário estar preparado, com uma equipe bem treinada e alinhada, para agir com rapidez e eficácia e por meio de um plano para conter a crise. 

Devemos saber que a agilidade com que a assessoria ou departamento de comunicação lida com ranhuras ou ataques à reputação nas redes sociais faz toda a diferença. 

Isso é cada vez mais importante, pois a esfera da opinião pública não para de ser ampliada, principalmente na era das mídias digitais, as quais fizeram com que tudo ficasse muito mais dinâmico e veloz.

Como colocar essa metodologia em prática?

Agora que já falamos sobre os principais pontos para uma eficiente estratégia de comunicação nas mídias sociais é hora de colocar em prática.

O monitoramento requer o agrupamento das informações coletadas nas redes sociais e que mencionam os clientes da agência de comunicação. Mas, em plena era digital, realizar esse trabalho de forma manual pode limitar os resultados. Afinal as redes sociais são, por essência, instantâneas.

Automatizar o processo, agiliza essa tarefa e ainda tem maior exatidão nos resultados. Para isso, conte com a ajuda de uma ferramenta profissional de monitoramento de redes sociais.

Uma opção é o Knewin Social, uma plataforma que permite que você monitore menções, personalidades, produtos  e páginas nas redes sociais para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa. Conheça: 

Quer saber mais sobre as nossas soluções?

Entre em contato com a equipe da Knewin e descubra as melhores soluções tecnológicas para garantir que o monitoramento e o levantamento de informações sejam realizados com agilidade e eficiência, a partir da melhor ferramenta do mercado. Fale com um de nossos consultores.