Como gerar os melhores resultados na Black Friday?

A data mais importante para o comércio online brasileiro está cada vez mais perto. Dia 25 de novembro de 2022, os olhos dos vendedores e consumidores estarão totalmente voltados para a Black Friday. Especialmente neste ano, o cenário é um pouco diferente. É aí que a Cultura Data-Driven pode ser decisiva sobre os seus resultados.

Com o início da Copa do Mundo agendado para o dia 20 deste mês, a expectativa é que o maior evento esportivo do planeta influencie nesses hábitos de compra, principalmente no Brasil. 

Diante de tantas oportunidades, como as empresas podem aproveitar e criar uma comunicação assertiva e com foco na conversão nessa reta final de Black Friday? 

Você já deve ter visto diferentes anúncios em lojas físicas e também em sites espalhados por aí que a campanha já começou. No entanto, esses últimos 10 dias serão essenciais para converter a comunicação em oportunidades de negócios. Como aproveitar? A gente ajuda. Veja mais a seguir!

Black Friday: o que você precisa saber?

Segundo o Think With Google, quase metade dos brasileiros está com seu orçamento comprometido por conta de gastos recorrentes e dívidas. Mesmo assim, 7 em cada 10 pretendem comprar na Black Friday deste ano e 88% acreditam que a sua capacidade de compra vai ficar igual ou aumentar até o final de 2022. 

Ou seja, há muitas oportunidades de gerar negócios e com a estratégia certa é possível converter esses interesses em compras ou contratação de serviços. A equipe interna de comunicação ou assessoria de imprensa pode reforçar ainda mais o monitoramento sobre essas palavras-chave para captar os dados necessários que irão guiar o planejamento com foco na Black Friday.

Data-Driven: entenda os objetivos do negócio

Existem pelo menos cinco categorias de itens que as pessoas desejam adquirir na Black Friday, de acordo com uma pesquisa do Google. Entre as que mais se destacam são:

  • Roupas e acessórios (47%)
  • Livros e papelaria (43%)
  • Calçados (38%)
  • Celulares (36%)
  • Eletroportáteis (33%) 

Ainda de acordo com o levantamento, 89% das pessoas querem comprar algo para si mesmas e, se levarmos em consideração o recorte da Copa do Mundo, os produtos que mais devem ser procurados são alimentos e bebidas, TVs, moda casual e esportiva.

Mesmo que a sua empresa não atue no mercado B2C, é importante entender o comportamento do consumidor para criar pontos de contato e uma estratégia de comunicação que transite por esses temas e assuntos. Afinal, no B2B são pessoas fazendo negócios com pessoas. Não é mesmo?

Black Friday: o que muda na estratégia de comunicação?

Com novas ofertas e empresas buscando oportunidades na data mais importante do varejo, é natural que muitos negócios se deparem com uma Black Friday extremamente concorrida e cheia de desafios para conquistar o seu destaque e converter uma campanha em vendas. 

Para sair na frente dos seus concorrentes, uma estratégia de comunicação bem elaborada com mais intensidade nesse sprint final pode fazer toda diferença. Estabelecer essa relação com o seu cliente é o que vai garantir os bons resultados nos negócios.

Procure conversar com o consumidor dentro do seu ritmo, do horário desejado e sem pressão. Conversar de forma humanizada, com empatia e quase personalizada ajuda a criar uma conexão com uma marca, o que pode fazer toda a diferença para o negócio. O que não pode faltar nesse novo planejamento, com foco na Black Friday, é:

  • Oportunidade: saber aproveitar os melhores insights como memes, notícias, fatos e outras chances que despertem o interesse de compra.
  • Conveniência: falar com cliente no momento e no canal que ele deseja ser contatado.
  • Personalização: a pessoa deve sentir que aquela mensagem ou oferta foi feita especialmente para ela.
  • Assertividade: para uma resposta mais rápida e eficiente.
  • Consistência e presença: o cliente deve ter a segurança de que pode contar com a sua empresa sempre que ele precisar.

Atuar dentro dessas vertentes e intensificá-la na Black Friday é fundamental para impactar positivamente o seu cliente por meio da sua estratégia de comunicação e ainda mantê-lo próximo mesmo depois da Black Friday.

Data driven: a importância do uso de dados na estratégia

Para que toda essa estratégia funcione de verdade, é fundamental que as empresas usem o monitoramento, levantamento e análise de dados para direcionar cada uma dessas iniciativas.

Isso significa que a tomada de decisão e o planejamento estratégico são baseados em uma análise sistemática e muito bem fundamentada dessas informações e não apenas na intuição ou na experiência dos profissionais do segmento. 

Em uma data tão importante quanto a Black Friday, esse trabalho pode fazer toda diferença. Ser data-driven representa um modo de pensar e agir em um mundo onde bilhões de dados são gerados a cada segundo. 

Orientar sua empresa a partir dessa estratégia significa que as informações precisam estar no centro de todo o processo de tomada de decisão da corporação. Lembre-se disso.

Tecnologia no monitoramento e as soluções da Knewin

Quando o foco é o marketing, por exemplo, você pode usar a inteligência de dados para avaliar e entender os diferentes perfis de compra. Além de acompanhar o comportamento de seus clientes, ela permite analisar os conteúdos que o seu público interage em redes sociais, sites, blogs e notícias. 

Assim, você pode ser mais assertivo na criação de conteúdo. E, ainda, melhorar o seu atendimento e captação de dados. Abaixo colocamos duas soluções da Knewin que aplicam a Inteligência Artificial ao levantamento e análise de dados para ajudar nessas tarefas:

  • Knewin News: uma plataforma que permite que você monitore marcas, personalidades e temas de mercado com a maior base de veículos do país para garantir informações estratégicas e competitivas para a sua empresa.
  • Knewin Social: é uma plataforma com inteligência artificial que monitora menções sobre marcas, produtos, personalidades e páginas existentes nas redes sociais. 

As duas atuando em sinergia ajudam a entender o antes, o durante e o depois da Black Friday no mercado, nas redes sociais e nos veículos de comunicação.

Entre em contato com a gente!

Dessa forma, é possível monitorar notícias, redes sociais, clientes, concorrentes, influenciadores, campanhas e outras informações, tendo sempre um olhar amplo sobre as ações de comunicação.

Então, se você deseja praticar a cultura orientada a dados em sua rotina profissional, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as soluções de monitoramento e análise de dados.