Como o monitoramento de mídia alavanca a comunicação corporativa

A comunicação corporativa tem como meta criar uma imagem favorável da empresa entre seus públicos, sejam eles internos ou externos.

O talento dos profissionais envolvidos é um diferencial, mas a base para uma estratégia de gerenciamento integrado das ações de apresentação e relacionamento da marca é, certamente, a compreensão profunda do cenário de mercado.   

Baixe agora:
E-book: Como transformar notícias em dados valiosos

E é aí que entra o monitoramento de mídia como alavanca para uma comunicação corporativa eficaz. Acompanhar o que é dito sobre a marca, seus concorrentes e mercado de atuação nas redes sociais, veículos impressos, rádio, TV e portais de notícias online oferece uma visão completa de riscos e oportunidades.

Usando esse recurso é possível, por exemplo:

  • Medir a reputação corporativa
  • Monitorar a concorrência e suas estratégias de comunicação
  • Antecipar crises de imagem 
  • Comprovar o ROI (Return Over Investment, ou retorno sobre investimento, em português) da área

Com isso, é possível direcionar os esforços de comunicação, garantindo os melhores resultados sem desperdício de recursos humanos e financeiros.

Como usar o monitoramento na comunicação corporativa?

Como já foi dito, o trabalho de comunicação corporativa exige uma avaliação profunda e sistemática do cenário em que a marca está inserida.  É preciso um olhar cuidadoso e estratégico para, a partir de inputs internos e externos, definir como a empresa deve se posicionar para atingir seus objetivos de negócio.

A partir do monitoramento de mídia é possível identificar pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, além de visibilidade, sentimento da empresa e engajamento do público. 

Leia também:
Artigo: Matriz Swot: estratégia fundamental para relações públicas

Para isso, é preciso estruturar um processo de identificação, captura e organização de informações disponíveis em diferentes meios de comunicação com menções à marca e temas de seu interesse. 

Essa rotina precisa ser sistemática e abrangente, com entregas diárias ou, no máximo, semanais de relatórios. Assim, analistas preparados podem avaliar mudanças ou novidades, gerando insights valiosos para a tomada de decisão.

Cada empresa terá, obviamente, temas específicos para monitorar. No entanto, seis pontos devem ser contemplados para a obtenção de informações estruturantes: 

  1. Objetivos empresariais e da estratégia de comunicação corporativa.
  2. Imagem da marca.
  3. Sentimento do público em relação à empresa.
  4. Engajamento corporativo nas redes sociais.
  5. Visibilidade da empresa na mídia.
  6. Ganho de autoridade no nicho de mercado.

Como estruturar um monitoramento de mídia eficaz

Para que o monitoramento seja utilizado como ferramenta estratégica, é necessário pensar em análises de notícias e de redes sociais bem estruturadas. Essa é a linha que diferencia o antigo clipping de um monitoramento efetivo e auxilia na construção de uma boa comunicação corporativa.

Nossa dica aqui é organizar seu trabalho a partir de quatro passos básicos:

1. Defina os objetivos da estratégia de comunicação corporativa

Partindo do planejamento estratégico da empresa, são definidos os objetivos de comunicação corporativa. E essa é a base do monitoramento de mídia. 

Se o foco da marca for superar determinado concorrente, é preciso acompanhar as menções a esta marca, seus produtos e serviços, por exemplo.

Por outro lado, se a meta for entrar em um novo mercado, é preciso conhecer a fundo os seus players, o público-alvo, necessidades atendidas ou não.

Assim, partindo da estratégia empresarial defina: 

  1. Quem ou o quê eu desejo monitorar?
  2. Qual é o objetivo da análise?
  3. No atual posicionamento da minha marca, o que eu desejo obter?

Leia também:
Artigo: Análise da concorrência: 4 passos para adotar essa estratégia

2. Organize a coleta de dados

A base do processo de análise de concorrência é a coleta de dados. Sendo assim, é essencial montar uma base de informações consistente e regularmente abastecida, fundamentada em um processo de identificação, captura e organização das informações.

Esse trabalho deve prever o uso de ferramentas que permitam “varrer” todos os canais relevantes para o seu plano de monitoramento de forma rápida e consistente, evitando atrasos ou perda de informações.

Normalmente, isso é feito a partir da definição de palavras-chave, que permitem delimitar e classificar as informações colhidas de acordo com o propósito do acompanhamento.

Uma coleta completa prevê a busca em diferentes canais, sendo que cada tipo de mídia tem suas particularidades: 

Notícias

Monitorar a mídia tradicional – seja impressa, digital, rádio ou TV – oferece dados valiosos sobre a sua marca e sobre os seus concorrentes. A partir de pesquisas segmentadas, com palavras-chave bem escolhidas, é possível acompanhar todos os passos das outras empresas, como: 

  1. Aportes financeiros.
  2. Fusões e aquisições.
  3. Crises ou problemas de imagem.
  4. Ações de comunicação corporativa, patrocínios ou posicionamentos institucionais.
  5. Lançamento de produtos.
  6. Ações sociais.
  7. Matérias em que a concorrência é fonte de autoridade.

Mídias sociais

As mídias sociais exibem um volume enorme de informação para o monitoramento. O conteúdo disponibilizado em canais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube permite avaliar:

  1. Interação direta entre marcas e consumidores.
  2. Conteúdo proprietário.
  3. Ações de mídia paga.
  4. Posicionamento digital.

Leia também:
Artigo: Como medir o resultado de mídia espontânea nas mídias sociais
Artigo: Diferenças entre social listening e monitoramento de mídias sociais

– Sites e blogs

Acompanhar sites e blogs – seja dos concorrentes ou canais sobre temas de nicho – é essencial para um monitoramento completo. 

No caso dos concorrentes, é possível acompanhar evoluções ou mudanças de produtos e serviços, posicionamento da empresa, estratégias de marketing e técnicas e posicionamento de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo.

Já os veículos de comunicação de nicho oferecem mais espaço para os temas essenciais para o entendimento do cenário de mercado em que a empresa está inserida.

3. Defina o processo de distribuição da informação

Um passo importante, mas que costuma ser esquecido, é a distribuição das informações coletadas. Ao organizar seu plano de monitoramento, é preciso definir que informações são disponibilizadas para quais áreas ou pessoas e em que periodicidade. Essa é a base de uma análise sistemática e efetiva na comunicação corporativa.

4 . Promova a análise e planejamento estratégicos

Com os dados em mãos, começa o processo de análise. Nessa etapa, é possível identificar quais são as informações mais relevantes para gerar valor à marca e o que, de fato, serve para gerar insights e colocar ações de marketing em prática.

Para isso ,é preciso contar com profissionais de comunicação corporativa devidamente treinados e cientes do planejamento estratégico da empresa para planejar e ajustar planos de marketing capazes de fortalecer a marca e solidificar o relacionamento com o público.

Também é importante ressaltar que, uma vez colocadas em prática essas ações, é necessário medir os resultados. Isso vai gerar novos dados para alimentar o trabalho de análise.

Quer saber mais sobre monitoramento de notícias? Então, entre em contato com os nossos consultores. Temos a maior cobertura de mídia do mercado Latino Americano!