Como o monitoramento de mídia melhora o relacionamento das marcas com a imprensa

Uma das tarefas mais importantes do trabalho de Relações Públicas é criar e cultivar um bom relacionamento das marcas com a imprensa. É preciso ser fonte de informação por meio de releases relevantes, mas também ser visto pelos jornalistas como referência em assuntos importantes para o negócio. E é aí que o monitoramento de mídia entra.

Ao conhecer profundamente as tendências e posicionamentos de veículos e jornalistas, o assessor de imprensa pode construir relacionamentos de alto valor para as marcas que representa.

O que é e como fazer o monitoramento de mídia

O monitoramento de mídia nada mais é do que o clipping. Nessa demanda, é preciso organizar um trabalho de acompanhamento dos assuntos e canais de mídia relevantes para a marca.

Leia também:

Artigo: Como o monitoramento de mídia alavanca a comunicação corporativa

Artigo: Como estruturar um monitoramento de mídia eficaz

Dessa forma, os veículos são “varridos” sistematicamente à procura de citações da marca, seus concorrentes, mercado de atuação ou outros temas considerados importantes.

Depois da coleta, todas as citações são organizadas e classificadas, formando um banco de dados robusto. Esse acervo serve então de insumo para o trabalho de análise, que deve ser feito por profissionais que entendam profundamente do cenário de negócios do cliente.

​​Baixe agora:

E-book: Como transformar notícias em dados valiosos

Um olhar profundo sobre temas e tendências

Esse trabalho de análise permite conhecer profundamente as tendências e posicionamentos de veículos e jornalistas. Com esta informação em mãos, a conversa entre assessoria e imprensa fica muito mais fácil.

O envio de releases, por exemplo, é bem mais efetivo quando feito de forma personalizada. Conhecendo a linha de trabalho de cada jornalista, fica mais fácil determinar que pautas são mais aderentes a cada um deles. 

Além disso, existem veículos que têm visões bem particulares sobre determinados assuntos. Sabendo disso, o assessor pode direcionar as pautas da marca de acordo com o perfil também do veículo, evitando desgastes do relacionamento com a imprensa e com o próprio cliente (que se vê mais e de forma mais positiva na mídia).

Conteúdos relevantes = melhor relacionamento

O monitoramento de mídia tem mais uma vantagem: a identificação da relevância de cada assunto. 

Muitas vezes o cliente julga um tema muito importante e insiste na sua divulgação. Sem conhecer profundamente o mercado da marca e os posicionamentos da imprensa sobre ele, o assessor não tem argumentos para avaliar tais pedidos.

O resultado? Releases sem relevância, que estressam o jornalista que deveriam conquistar.

Por outro lado, se você souber que tal assunto foi pauta há pouco tempo, ou que tal tema ainda não está maduro nas redações, pode declinar ou mesmo melhorar a pauta sugerida pelo contratante. Ou, até mesmo, fazer um trabalho mais aprofundado com um profissional especializado. 

Enfim, conhecendo o problema, o que não faltam são soluções.

Knewin News: monitoramento de mídia automatizado

Você já viu que, para melhorar o relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas, é preciso utilizar uma estratégia eficiente de monitoramento de mídias.

E para trazer um olhar mais atento e ágil para o clipping, otimizar a demanda é a melhor alternativa. O Knewin News, por exemplo, é uma ferramenta profissional que centraliza e automatiza o monitoramento de rádio, online, tv e impresso.

Com a construção de pesquisas personalizadas, você consegue acompanhar com facilidade notícias sobre temas estratégicos para impulsionar os resultados do trabalho de RP.

Por exemplo, é possível monitorar conteúdos jornalísticos que abordam iniciativas e tendências de ESG, segmentando por período, veículos específicos e, até mesmo, idioma e país.

Dessa forma, a elaboração de releases, a sugestão de pautas e a aproximação com os jornalistas certos fica muito mais certeira, impactando positivamente nos resultados que você vai trazer para a imagem e a reputação da marca.

Isso sem falar, é claro, da automação de newsletters e relatórios inteligentes, que facilitam o seu olhar analítico para medir e reportar resultados.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o potencial do monitoramento de mídia automatizado? Então solicite uma demo gratuita no Knewin News.