ESG e a sua importância para a comunicação das marcas

Em um mundo tomado pelas preocupações com o meio ambiente e com a responsabilidade social, as práticas ESG são uma tendência em constante crescimento para os negócios. Essa sigla tem ganhado destaque nos debates corporativos e nas discussões sobre sustentabilidade. Hoje, investir em empresas vai muito além de observar lucros e receitas. Os investidores e consumidores estão de olho em outros fatores, como a adoção de boas práticas de governança, sustentabilidade e relações sociais.

Mais do que nunca, é insuficiente adotar as mais recentes tecnologias ou otimizar processos. É necessário estar antenado no mundo ESG e o incorporar  em sua identidade e estratégia corporativa.

Neste artigo, vamos explorar o significado de ESG e destacar por que isso se tornou um ponto crucial para as marcas se posicionarem no mercado atualmente. Acredite ou não, manter uma posição relevante tem tudo a ver com adotar essas práticas no dia a dia. Confira a seguir!

Qual é o significado de ESG e o que a sigla representa?

O conjunto de práticas ESG (Environmental, Social and Governance ou traduzindo, “Ambiental, Social e Governança”) busca associar o desenvolvimento de uma empresa a boas práticas sociais. Esse movimento veio para ficar e tende a ampliar sua importância cada vez mais, especialmente entre as organizações. 

Segundo relatório da PwC, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que consideram os critérios ESG, o que representa US$8,9 trilhões. Além disso, 77% dos investidores institucionais entrevistados disseram que planejam parar de comprar produtos que não são ESG nos próximos dois anos.

Outra pesquisa disponibilizada pelo Google mostra que entre os três pilares do ESG, o meio ambiente é considerado o mais importante para 43% dos entrevistados. E a população compreende que essa é uma responsabilidade que deve ser dividida entre todos os setores da sociedade, principalmente para as grandes empresas. 44% das pessoas acreditam que as marcas e grandes corporações possuem muitas responsabilidades na preservação do meio ambiente.

Viu só? O futuro dos negócios está diretamente relacionado com essas práticas! Os números falam por si só. Por isso, investir em ESG não é apenas uma opção, mas uma necessidade para prosperar e atender as expectativas da sociedade e dos investidores. 

Como adotar a prática ESG na sua empresa?

Agora que já fornecemos uma visão geral do significado da sigla  e a sua importância, entraremos mais detalhadamente em como adotar essa prática na sua empresa.  Um artigo da Harvard Law School reuniu boas práticas para se tornar referência em ESG. Vamos lá:

  • Engajamento dos Acionistas

As empresas agora precisam envolver seus acionistas de forma proativa, entendendo suas preocupações, incluindo as relacionadas ao ESG. Isso ajuda a moldar políticas de sustentabilidade e preparar a mesa para o ativismo. 

  • Sustentabilidade integrada

A sustentabilidade e o ESG não são mais apenas tópicos de discussão, mas devem ser parte integrante da estratégia corporativa. Empresas bem-sucedidas incorporam questões ambientais e sociais em sua governança.

  • Conselho de Administração ESG

Conselhos de administração devem estar bem preparados para lidar com ESG, com a experiência necessária para supervisionar e responder a investidores, e desafios de sustentabilidade. 

  • Governança interna ESG 

A governança de sustentabilidade deve ser integrada em toda a organização, não apenas no dia a dia da diretoria. Essa perspectiva exige uma cultura empresarial forte e com iniciativas sustentáveis.

  • Divulgação da sustentabilidade

Empresas devem sempre divulgar proativamente suas práticas de sustentabilidade. Entraremos mais a fundo nisso no próximo tópico. 

Por que é importante comunicar as práticas ESG?

Construir uma boa reputação é mais do que fundamental para o crescimento da sua marca. Segundo Suzel Figueiredo, em uma de suas participações em relatórios publicados pela consultoria Ernst & Young: “A reputação é construída por muitos elementos, e hoje em dia, ela é construída muito mais pelo outro do que pela própria marca“. Aqui vão algumas dicas:

Mantenha o diálogo com os stakeholders

É tarefa da área de comunicação planejar estratégias de interação com os diversos grupos interessados na responsabilidade social do seu negócio. Assim, além de elaborar mensagens e compartilhar dados e informações, é crucial determinar como o tema será divulgado. 

Isso pode envolver a utilização dos meios de comunicação convencionais, como a mídia tradicional, ou pode ser integrado às plataformas de redes sociais e ao conteúdo produzido por influenciadores que tenham proximidade com a marca. 

Faça um bom monitoramento da opinião pública

O consumidor está cada vez mais exigente em relação aos padrões éticos das marcas que consomem. Além disso, esse consumidor costuma interagir diretamente com as marcas pelas mídias sociais, participando ativamente da repercussão das suas ações. Quando falamos da opinião do consumidor e da análise de dados, o monitoramento é uma etapa primordial para as equipes de comunicação. 

A equipe de comunicação deve estar atenta para monitorar a percepção da opinião pública de diferentes maneiras em relação às iniciativas ESG da marca. Nesse contexto, contar com o apoio da tecnologia pode fazer toda a diferença para um monitoramento ágil, assertivo e inteligente.

Defina os indicadores e mensure de resultados

Defina os parâmetros para ter dimensão do quanto os fatores ESG impactam na forma como o mercado e a sociedade veem a empresa. Isso está relacionado à mensuração da reputação da empresa. O ideal é definir métricas que quantifiquem a percepção dos diferentes stakeholders quanto ao comprometimento ESG da empresa.

ESG também é sobre expertise e conhecimento

É importante destacar que construir uma cultura ESG exige conhecimento e experiência na área, além de habilidades analíticas que ultrapassam a simples implementação de medidas muito rapidamente. Em outras palavras, não basta uma única iniciativa. 

A sigla precisa estar alinhada com a cultura do negócio, presente no dia a dia dos colaboradores e no posicionamento da marca no mercado.

Para garantir máxima efetividade nesse processo de transição é fundamental contar com o apoio de profissionais qualificados e com diferentes habilidades. Desde as lideranças, passando por setores como marketing, comunicação, Recursos Humanos, vendas, jurídico, financeiro e outras áreas. 

Lembre-se que todo o esforço irá garantir a competitividade de mercado e bons resultados no futuro.