Estudo: tendências da educação na imprensa nacional

O tema educação é algo que está no radar dos brasileiros, das marcas do setor e da imprensa.  Esse é um dos pilares da sociedade e, mesmo com o avanço da tecnologia, com as mudanças de governo e com o passar dos anos, segue sendo cada vez mais discutido.

Mas a educação vai muito além do conceito filantrópico. Afinal,  é um dos maiores setores da sociedade e da economia, além de empregar milhões de pessoas e oferecer oportunidades e avanços incríveis.

Para as marcas que estão atreladas a esse setor, os avanços tecnológicos, a economia, as movimentações governamentais e, até mesmo, os movimentos sociais têm impacto gigantesco nas empresas ligadas à educação.

Por isso, analisamos a repercussão na mídia e as tendências relacionadas ao setor de educação entre janeiro e fevereiro de 2022, para entender os principais impactos na área e quais as próximas mudanças que estão por vir. Confira neste artigo.

Quer acessar o estudo completo? Clique aqui e faça o download do pdf.

As tendências das editorias relacionadas a educação

Em estudo feito pelo Ministério da Educação, alguns elementos seguem interferindo nesse setor. Entre eles, podemos destacar quatro: 

  • o rápido envelhecimento da população.
  • a paralisação do crescimento econômico.
  • a desigualdade que permanece grande.
  • A forte influência da Covid.

Essas questões são refletidas na imprensa e, consequentemente, impactam as marcas que trabalham nesse setor.

Em estudo realizado pela Knewin, foram analisadas notícias de 01 de janeiro a 01 de fevereiro. Entre as 11 editorias monitoradas, pautas sobre Ensino são as mais citadas pelas redações.

1 – Ensino

Das matérias, 22% delas são temáticas de ensino, tendo como algumas das pautas principais o novo ensino médio, a interferência da pandemia e o aumento da evasão dos estudantes.

O debate sobre o novo ensino médio guiou grande parte das publicações, sendo a maioria das matérias de foco explicativo, e consequentemente, neutro.

2 – Salário

O segundo tema mais mencionado pela imprensa é a questão salarial dos profissionais. 14,3% são relacionadas a salário, tendo como foco principal as discussões entre governo, professores, prefeituras e sindicato.

A maioria das menções são negativas devido à grande reclamação das prefeituras em relação ao caixa dos municípios, além do atrito entre a presidência e os governadores.

3 – Covid

A Covid foi a terceira pauta mais mencionada na imprensa, foram 14% das matérias relacionadas à volta às aulas presenciais, passaporte da vacina, vacinação infantil e muitos outros temas relacionados ao coronavírus.

Semelhante às pautas de ensino, as matérias sobre coronavírus são de maioria explicativa, focando em esclarecer as dúvidas da população.

4 – Governo

O Governo segue tendo papel fundamental no setor de educação. Em nosso estudo, 13,4% das notícias são relacionadas a essa pauta. Desde orçamento até corte de verbas, as redações seguem atentas.

Os comentários dos jornalistas e a reação da população levam a pauta a permanecer relevante.

5 – Sisu, Fies, Prouni e Inep

Para fechar nosso top 5, os programas sociais também se mantêm no foco dos jornalistas. São 9,6% de notícias mencionando Sisu, Fies, Prouni ou Inep, programas fundamentais para levar a oportunidade de cursar um ensino superior a mais brasileiros.

Acesse o estudo na íntegra e confira as 11 editorias analisada.

Por que monitorar o setor de educação na imprensa?

Independentemente de qual setor uma marca se concentre, talvez o de educação seja o mais impactado pelas decisões de nossos governantes e pela opinião pública.

Seja no ensino infantil ou no ensino superior, o impacto que esses dois elementos possuem pode influenciar fortemente o planejamento de uma empresa que desenvolva produtos ou serviços voltados para alunos, professores ou instituições de ensino. 

Em nosso estudo, foi possível notar a correlação entre poder público e população, tendo como exemplo as categorias de Salário, Covid e Governo, que se mantiveram no radar dos jornalistas quase que igualmente.

Através desse simples ranking, foi possível notar como o impacto do coronavírus atingiu as escolas, o que demandou uma resposta rápida do governo tanto na questão estrutural quanto profissional.

Dessa forma, o monitoramento e a análise de dados são aliados da comunicação e da estratégia. Quando utilizados corretamente, podem mudar o rumo de uma marca.

Quer saber mais sobre como utilizar o monitoramento de notícias para entender as principais tendências do setor da sua empresa? Entre em contato conosco.