Conheça a importância do olhar integrado na exposição de marca

exposição de marca

Para mensurar exposição de marca online e offline, as empresas precisam captar e analisar um enorme volume de dados de fontes tão diversas quanto mídias sociais, imprensa ou sites (proprietários ou de terceiros).

Para isto, é necessário um olhar integrado, que una diferentes informações, construindo um cenário único de como se dá a percepção da atuação da organização. 

E a integração vai mais além, passando também pela proativa e sistemática troca de informações entre diferentes setores – como comunicação, marketing, desenvolvimento de produtos, atendimento ao cliente etc.

Leia mais:
>>
Por que investir em monitoramento de mídia integrado?
>> Como os dados podem fortalecer as relações entre marcas e clientes

Exposição de marca x olhar integrado

O volume de dados que pode ser coletado e avaliado pelas marcas em diversas plataformas é praticamente infinito. O desafio hoje não é ter informação, mas sim determinar qual dado será captado (e logicamente como ele será analisado e armazenado). 

Diante disso, ter sistemas separados de busca e avaliação de informação em diferentes departamentos é um desperdício de recursos financeiros e humanos.

Assim, é preciso encontrar formas de conectar todos os esforços de mensuração da exposição de marca. E isso vai desde a visibilidade nas mídias até o impacto dessa exposição nos resultados financeiros e na reputação a longo prazo. 

Em outras palavras, com um projeto de olhar integrado, a empresa é capaz de relacionar indicadores como espaço conquistado na imprensa com acessos ao site ou mesmo contatos telefônicos. E, com um viés mais estratégico do ponto de vista do marketing, pode também:

  • entregar uma mensagem coesa nos canais digitais e tradicionais;
  • envolver o público;
  • construir e manter a confiança do público;
  • fornecer uma experiência de marca positiva.

Como investir em integração

Ao avaliar a exposição de marca por meio de um olhar integrado, a empresa precisa investir em ferramentas e plataformas que aumentem a dinamicidade e a agilidade da coleta e gestão de informações.

Com indicadores claros e objetivos, é possível fazer a conexão entre KPIs de diferentes áreas. Isso ajuda a gerar um panorama completo de como a empresa é percebida pelo mercado. 

Para chegar a este resultado, indicamos três pré-requisitos para estruturar uma estratégia de avaliação integrada da exposição de marca.

1. Planejamento integrado

O primeiro ponto é, obviamente, o planejamento do trabalho. Nesta etapa precisam ser estabelecidos as metas a serem atingidas e os indicadores que irão avaliar estes resultados. 

A partir daí, a equipe precisa definir as fontes de dados que serão utilizadas, as ferramentas capazes de captar estas informações, além de rotinas de extração, validação e armazenamento.

O terceiro passo é programar como as análises serão feitas e compartilhadas com diferentes times – via relatórios, dashboards etc.

É importante que o planejamento conte com a contribuição (ou no mínimo a validação) de diferentes áreas para garantir a diversidade de visões sobre o impacto da exposição de marca. 

2. Cultura organizacional colaborativa

Se a sua empresa não tem uma cultura colaborativa, é preciso mudar rapidamente. A colaboração é sinônimo de flexibilidade e agilidade na tomada de decisão, algo essencial em uma época em que cenários de negócio mudam em poucos dias. 

A cultura colaborativa também é um pilar do olhar integrado sobre a exposição de marca, no qual diferentes times precisam trabalhar juntos para buscar os melhores resultados.

“Para fazer o engajamento, o trabalho colaborativo, a gente precisa envolver as outras áreas ao longo  de todos os processos de comunicação.

O departamento de comunicação precisa ‘sair do seu quadradinho’, passar a ouvir mais e deixar de fazer um trabalho autocentrado”, explica Isabela Pimentel, consultora em Planejamento de Comunicação e Gestão de Projeto da Comunicação Integrada, consultoria especializada em planejamento de comunicação integrada, mapeamento de processos  e gestão estratégica de projetos.

3. Estar aberto ao aprendizado

A integração de processos, indicadores, ferramentas e times gera aprendizados com impacto direto na mensuração da exposição de marca. Mas não é só isto. 

Com dados coletados de diferentes fontes e avaliados sob diferentes perspectivas, o resultado é mais robusto e consistente, permitindo à empresa reavaliar ações, produtos e serviços.

Ou seja, é preciso que todos estejam alinhados e abertos às mudanças geradas pela troca (e exposição) constante de informações.

E as ferramentas para analisar exposição de marca?

É impossível estruturar um trabalho de qualidade com fontes diversas e grande volume de dados sem ferramentas adequadas.

E, hoje em dia, com a variedade de canais sociais e digitais é preciso investir em plataformas capazes de mensurar a exposição de marca de forma completa. 

O Match Social rastreia o URL de notícias publicadas na mídia tradicional quando elas são compartilhadas nas mídias sociais.

A plataforma da Knewin entrega dados das notícias nas mídias sociais, incluindo número de curtidas, reações, compartilhamentos, comentários e análise das reações. E, a partir disso, gera relatórios e dashboard personalizados.

Para encontrar mais informações sobre estratégias de comunicação e marketing e a solução de monitoramento mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a Knewin. Nós podemos os resultados da sua marca com as nossas soluções.