Clipping digital: o que fazer se a rotina está comprometida

Se o assessor de imprensa responsável por fazer o clipping digital da carteira de clientes não está conseguindo cumprir a tarefa, e isso está comprometendo a rotina dele, é hora de ligar um alerta: será que não está faltando algo para facilitar esse processo e manter o prejuízo longe do negócio? A solução é mais simples do que se imagina. Afinal, existem ferramentas capazes de otimizar o monitoramento de notícias.

O apoio da tecnologia pode ser essencial para evitar que o assessor de imprensa fique com atividades acumuladas por causa do clipping, podendo, assim, focar em outras funções que cabem a ele. Isso é capaz de trazer mais resultados para todos os envolvidos e, por consequência, há a chance de maiores lucros. Então, talvez seja a hora de pensar em alguma mudança de estratégia.

Por que o clipping digital é importante?

Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe que o clipping digital é uma das atividades mais importantes para analisar como está a imagem do cliente em veículos noticiosos e para mostrar os resultados das campanhas executadas, além de também ser uma forma de observar como está a reputação do concorrente e de enxergar novas oportunidades para o crescimento no mercado de atuação.

O monitoramento de notícias também é uma forma de observar se as estratégias utilizadas estão trazendo resultados satisfatórios para a empresa, se o caminho escolhido é viável para o negócio ou se é hora de mudar o posicionamento da marca e enfrentar novos desafios.

Com o clipping digital, que é feito em um determinado período de tempo, o assessor de imprensa também consegue construir relatórios, com dados mensuráveis, que ajudam a justificar o investimento do cliente em uma empresa da área da comunicação.

No entanto, a rotina do profissional de assessoria de imprensa pode ficar comprometida caso ele precise realizar o monitoramento de notícias na internet de forma manual – somente com o auxílio de sites de busca. Afinal, essa opção não tem todas as especificidades necessárias para que o resultado do clipping seja eficiente.

Descubra como otimizar o clipping digital 

Para deixar o processo de monitoramento de notícias mais otimizado e eficaz, é possível investir em plataformas profissionais de clipagem, que são específicas para esse tipo de trabalho. Ou seja, são ferramentas criadas para solucionar, de forma rápida e inteligente, o problema do assessor de imprensa na infinidade de conteúdos existentes no meio digital.

Ferramentas de clipping digital funcionam com a busca de conteúdos noticiosos a partir de palavras-chave escolhidas estrategicamente pelo profissional da comunicação, uso semelhante ao dos sites de busca. No entanto, proporcionam outras finalidades específicas para otimizar a rotina do assessor de imprensa e para garantir que melhores resultados sejam obtidos pelo profissional.

Algumas plataformas de clipping digital oferecem, por exemplo, acesso a conteúdos noticiosos de veículos impressos e a vídeos, além de não trabalharem com ranqueamento na lista de resultados (exibindo todos os veículos de notícia, independente se o site está em primeiro lugar no Google ou não) e terem a função de deixar a busca bem específica e com qualidade. Assim, o assessor consegue fazer um mapeamento melhor para mostrar ao cliente.

Outra funcionalidade de uma ferramenta profissional de clipagem é a otimização no processo de criação de relatórios, que podem ser feitos automaticamente, diminuindo o tempo que o assessor perderia para fazer isso. Esses diagnósticos também podem ser enviados por e-mail ao cliente, facilitando a comunicação de ambas as partes.

O investimento em ferramentas de monitoramento de notícias é uma ótima alternativa para facilitar a vida do profissional de comunicação, otimizar o processo de clipping e permitir que o assessor consiga cumprir outras funções da rotina, melhorando os resultados no fim do mês e trazendo mais lucros para as partes envolvidas.