SERP Domination para assessores: o que você precisa saber

A prática do SERP Domination está se tornando cada vez mais popular entre assessores de imprensa, principalmente por conta da preocupação em relação à posição que uma página aparece nos mecanismos de busca. Afinal, é importante que o cliente tenha um bom desempenho no meio digital, como falamos no artigo sobre o uso estratégico de palavras-chave.

O que é SERP Domination?

Search Engine Research Page Domination, ou SERP Domination, é um conjunto de ações que busca colocar uma página otimizada para uma palavra-chave nas primeiras posições orgânicas de um buscador.  O SERP Domination utiliza os princípios do SEO e Link Building, prezando pelas boas práticas de otimização e relevância de conteúdo. Entre as técnicas para obter uma melhor posição no “ranking e busca” estão: links internos ou externos – de sites relevantes – apontando para a página otimizada, o uso de imagens com elementos – como o alt text e o nome de arquivo – que remetem à palavra-chave, utilização de perfis, entre outros.

Como SERP Domination está relacionado com o assessor?

No caso da assessoria de imprensa, o SERP Domination pode ser uma ferramenta para melhorar o “ranking” da página em que estão as notícias divulgadas. Também pode ser uma forma de melhorar o resultado do próprio site do cliente. Confira algumas dicas:

  1. Uso de palavras-chave relevantes para o cliente. Em uma estratégia bem sucedida de SERP Domination, o ponto de partida é o estudo de palavra-chave. O release, ou material de divulgação, será baseado nesta palavra. Com a palavra-chave definida, o assessor poderá construir o relacionamento com o jornalista e a divulgação da pauta em cima dela.
  1. Inclusão de links no material de divulgação. O Link Building é um dos recursos mais utilizados em SERP Domination e pode ser utilizado pelo assessor de imprensa. Ao elaborar o material de divulgação, o assessor pode selecionar e incluir alguns links ao longo do conteúdo, como por exemplo, um post do blog do cliente com a explicação de determinado tema.
  1. SEO na produção interna. Se a produção de notícias e conteúdos para site institucional ou blog fizer parte da assessoria de imprensa, é fundamental estar atento ao SEO. Ou seja, utilizar palavra-chave com uma boa densidade – com o devido cuidado para não exagerar e perder relevância, otimizar page-title e meta-title, usar tags e otimizar as imagens.

Essas são apenas algumas das boas práticas de SERP Domination para assessores de imprensa. Para saber mais sobre SEO e outras dicas de produção de conteúdo digital, não deixe de assinar nossa newsletter e acompanhar o Blog do Assessor de Imprensa.

Ficou com dúvidas ou quer fazer uma sugestão? Deixe um comentário!