Social Listening: 5 coisas que diretores de comunicação deveriam saber

A essência do Social Listening é a capacidade de ouvir, interpretar e analisar as conversas sociais. E essa habilidade é especialmente valiosa para diretores de comunicação, profissionais que precisam ser analíticos para conquistar um olhar 360º sobre a imagem de marcas.

Dessa forma, se você ainda não inclui a estratégia de Social Listening em seu planejamento estratégico, é hora de mudar esse cenário. 

Afinal, ouvir o que o público está dizendo nas redes sociais é um dos pilares para melhorar a imagem de empresas e evitar deslizes na reputação da marca.

O que significa Social Listening?

De forma resumida, Social Listening nada mais é do que ouvir atentamente o que o público está dizendo nas redes sociais.

Além disso, a estratégia tem como premissa utilizar as informações monitoradas e analisadas para aprimorar ações de comunicação e melhorar a imagem de empresas.

Afinal, a partir de um olhar olhar atento às menções do público de uma marca, é possível extrair dados valiosos relacionados ao comportamento das pessoas, às opiniões, às temáticas de interesse, entre outras questões.

Porém, para que seja possível integrar a estratégia à rotina de diretores de comunicação, é necessário pensar em etapas alinhadas aos objetivos da marca e que permitam o monitoramento efetivo da empresa no meio digital.

5 coisas que você deveria saber sobre Social Listening

Quando falamos sobre análise de redes sociais, ainda há quem pense em curtidas e compartilhamentos.

Porém, é possível levar a análise a um patamar muito mais estratégico e analítico a partir do Social Listening.

Isso garante a você mais informações relevantes para construir planejamentos de comunicação mais alinhados à realidade da empresa e às peculiaridades do público de interesse.

No entanto, a gente sabe que ouvir atentamente às redes sociais nem sempre é uma tarefa fácil. E isso ocorre principalmente no caso de diretores de comunicação, que precisam pensar de ponta a ponta para melhorar a imagem de empresas e evitar deslizes.

Assim, trazemos neste post 5 coisas que você deveria saber sobre Social Listening.

1. O monitoramento é uma das etapas da estratégia

Por mais que a gente esqueça, monitoramento de redes sociais não é Social Listening, e sim uma das etapas e ferramentas utilizadas para ouvir conversas no meio digital.

Aliás, a diferença entre monitorar e ouvir conversas sociais é separada por uma linha muito tênue. E esse é um dos motivos que levam à confusão na hora de inserir a estratégia na rotina de diretores de comunicação.

Bem, o monitoramento de redes sociais é um dos pilares para gerenciar a imagem de marcas de maneira efetiva. A partir dele, é possível acompanhar menções feitas pelo público e entender que tipo de visibilidade a empresa tem no meio digital.

E no caso do Social Listening, o monitoramento é uma das ferramentas utilizadas para construir etapas sólidas e assertivas para ouvir, analisar e interpretar o comportamento do público.

Porém, para ouvirmos com efetividade o que as pessoas estão dizendo sobre a marca (e sobre outros aspectos relevantes para diretores de comunicação), é essencial ir além do monitoramento de redes sociais.

Por que usar uma ferramenta de monitoramento para fazer Social Listening

Outra coisa que você precisa saber sobre monitoramento de redes sociais e o ato de ouvir atentamente o que o público está dizendo é a necessidade de otimizar todo esse processo trabalhoso.

Afinal, as redes sociais são instantâneas. E se você é um diretor de comunicação de uma grande empresa, sabe que a quantidade de informação nas redes sociais é significativa.

Assim, para inserir o Social Listening em sua rotina profissional, saiba que vai ser necessário utilizar uma ferramenta de monitoramento (paga ou gratuita) que te ajude a capturar informações com agilidade.

O Knewin Social, por exemplo, é nossa ferramenta completa e profissional para monitoramento de redes sociais.

Ele é um grande aliado de gestores de comunicação que precisam acompanhar menções nas redes sociais, mapear e analisar o comportamento do público.

Além de otimizar esse processo, a ferramenta conta com funcionalidades que trazem dados e relatórios de forma facilitada, auxiliando no ato de ouvir as conversas sociais.

Quer conhecer o Knewin Social? Então, clique aqui e solicite uma demonstração gratuita da ferramenta.

2. Um bom Social Listening te ajuda a entender melhor o público

O segundo ponto relevante sobre a estratégia de ouvir conversas sociais é a possibilidade de entender melhor o público com o qual você está lidando.

E isso é valioso para quem precisa planejar e executar ações que impulsionam a visibilidade de marca e que melhoram o engajamento da empresa.

Afinal, não é novidade que o público, hoje, é produtor de conteúdo e de informação valiosa para alavancar o posicionamento de marcas no meio digital.

Porém, se não escutamos o que as pessoas estão dizendo, como vamos saber se nossos esforços de comunicação estão sendo efetivos?

Além disso, como vamos medir o resultado do lançamento de um produto, de um evento ou de um filme?

Dessa forma, utilize o Social Listening como seu aliado para entender, com profundidade e solidez, o que interessa o seu público e quais as necessidades que não estão sendo atendidas.

3. Social Listening também tem a ver com comunicação interna

Terceiro ponto que diretores de comunicação precisam saber: escutar as conversas sociais também tem a ver com comunicação interna.

Sim, a gente sabe que é comum pensar mais em ações para o público externo. Afinal, altos executivos têm o interesse em melhorar a visibilidade e a aderência de mercado da empresa.

Porém, gestores de comunicação não podem esquecer que tudo começa dentro de casa.

Se não sabemos o que os colaboradores da marca pensam sobre a empresa, como vamos construir um ambiente favorável para crescimento e impulsionamento da imagem da marca?

Dessa forma, utilize o Social Listening para acompanhar o que o público interno fala sobre a empresa, como as pessoas se comportam nas redes sociais, temáticas interessantes, entre outras questões.

Ouvir atentamente quem faz a empresa acontecer todos os dias vai te dar ferramentas valiosas para pensar em ações que empoderem colaboradores e que melhorem a visibilidade interna da empresa.

4. Você consegue separar o barulho social do que é relevante

Quarto ponto valioso proporcionado pelo Social Listening: é possível separar o barulho monitorado nas redes sociais do que é realmente relevante para gerenciar a imagem de empresas.

Como assim? Simples. Quando monitoramos redes sociais, é comum capturar muitas menções sobre a marca que você gerencia ou sobre a concorrência.

Muitas vezes, são menções citando a marca, elogiando ou criticando.

O grande ponto, e que faz toda a diferença, é separar o que é barulho do que precisa fazer parte do seu radar de comunicação.

Como exemplo, temos os picos de reclamações, influenciadores de opinião e menções que fogem da curva.

Esses são pontos e dados que devem ser analisados por você.

Afinal, são eles que diferenciam o ato de monitorar da ação de ouvir atentamente o público da sua empresa.

5. O Social Listening traz informações valiosas para a Inteligência em Comunicação

Mais um ponto que você deveria prestar atenção é que, hoje, um diretor de comunicação precisa ser analítico para melhorar o engajamento com os diferentes stakeholders da marca.

E uma forma de fazer isso é pensar na Inteligência em Comunicação.

Afinal, Inteligência significa utilizar os dados para orientar o planejamento e a execução de ações, garantindo resultados mais assertivos e mais alinhados aos objetivos da marca.

Mas você pode estar pensando: o que Social Listening tem a ver com isso? Bem, tudo!

A partir do momento em que monitoramos redes sociais e separamos o que é barulho do que é relevante, conseguimos ter acesso a dados que fazem a diferença para o posicionamento de empresas.

Dessa forma, você consegue utilizar os dados a seu favor, fazendo análises que te ajudem a medir e mensurar o impacto de uma determinada ação, bem como entendendo se uma crise nas redes sociais afetou a reputação da marca.

Assim, a Inteligência nos ajuda a tomar decisões com mais facilidade, agilizando a gestão de marcas e impulsionando o engajamento da empresa com o público. Ou seja, ponto para os gestores de comunicação.

Por fim, quer entender mais sobre como o Social Listening é um grande aliado de diretores de comunicação? Então, clique aqui e baixe o nosso e-book gratuito sobre o assunto.