3 ferramentas poderosas para fazer monitoramento da concorrência

Em seu trabalho como assessor de imprensa, você já deve ter feito monitoramento da concorrência do cliente. Portanto, sabe que essa estratégia é imprescindível para a obtenção de bons resultados no futuro.

Ficar de olho na concorrência é uma tática essencial para enxergar tendências no segmento de atuação da empresa, para encontrar formas de fazer o cliente se destacar e para descobrir passos em falso dos outros, bem como para perceber se o concorrente teve aquele insight incrível que você esqueceu de colocar no planejamento.

E como você sabe que essa estratégia é essencial para o planejamento de comunicação, resolveu executá-la.

No entanto, provavelmente deve ter pensado: “como vou fazer isso sem comprometer minha rotina?”. A resposta é mais simples do que você imagina. Faça as pazes com tecnologia.

Conheça 3 ferramentas para monitoramento da concorrência

O uso de ferramentas digitais otimiza muito o processo de monitoramento da concorrência. Para facilitar a sua vida, selecionamos 3 plataformas para aguçar ainda mais o seu olhar estratégico de assessor de imprensa.

  • Monitoramento de mídias sociais

Nós sabemos que, na assessoria de imprensa tradicional, você não precisaria lidar com mídias sociais.

No entanto, agora vivemos em uma sociedade imersa no mundo digital. Por isso, querendo ou não, você precisa colocar os canais de comunicação do meio online em seu plano de ação para o cliente.

É fácil perceber o motivo para fazer isso. Deixe seu papel como assessor de imprensa um pouco de lado e faça o seguinte questionamento: “como avalio se uma empresa que não conheço é boa ou não?”. A resposta para isso é a pesquisa nas mídias sociais.

Então, já que você é um assessor de imprensa eficiente, o monitoramento da concorrência nas mídias sociais sociais  (Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Linkedin, Google+ etc) está presente em seu plano de comunicação, não é mesmo?

Saiba que a ferramenta Fanpage Karma vai te ajudar nessa missão. As funcionalidades da plataforma incluem avaliação de engajamento e de conteúdo, insights para publicações na rede do cliente, entre outras coisas.

Outras opções que você pode usar para fazer o monitoramento da concorrência nas mídias sociais são as ferramentas Zmonitor, Socialbakers e Klout.

  • Monitoramento de conteúdo

Em uma época conhecida pelo excesso de informação (muitas vezes sem utilidade alguma), conteúdo de qualidade é essencial para se destacar no mercado.

Por isso, você precisa lembrar dessa informação quando for elaborar o planejamento de assessoria de imprensa do cliente.

A questão nessa hora é saber que tipo de conteúdo você deve publicar nos canais digitais do cliente, para que obtenha bons resultados.

E já que nós sabemos que você não tem como adivinhar que conteúdo deve publicar, vamos te ajudar com isso.

Saiba que nós também não temos a capacidade de prever que conteúdo você deve publicar, mas conhecemos algo tão interessante quanto: ferramentas elaboradas com algoritmos capazes de te ajudar nessa desafiadora e importante tarefa.

O Buzzsumo, por exemplo, é uma plataforma paga que proporciona a análise de que tipo de conteúdo tem sido mais procurado pelos usuários (relacionado ao segmento que você atua).

Isso vai facilitar muito a sua rotina, já que a plataforma também fornece os conteúdos mais compartilhados nas redes, os tipos de formatos utilizados para veicular a informação (vídeo, imagem ou texto), entre outros elementos preciosos para o trabalho com assessoria de imprensa.

Se você não puder investir em uma ferramenta paga no momento, saiba que há solução. Você pode usar o Google Trends. Essa plataforma mostra os assuntos que são tendência, além de permitir que você saiba qual a melhor época para investir em determinado tópico.

  • Monitoramento de sites

No mundo digital, o assessor de imprensa, além de pensar em conteúdo e analisar mídias sociais, também precisa lembrar do site do cliente. Sim, esse canal é importante.

Afinal, é uma ótima forma de fazer com que o público encontre seu cliente na imensidão da internet. Por isso, não esqueça de investir nesse aspecto.

No entanto, como estamos falando de monitoramento da concorrência, aqui vale um lembrete: analisar os sites de empresas que disputam a fatia de mercado com seu cliente é imprescindível para obter bons resultados com o serviço de assessoria de imprensa.

Para te ajudar nessa tarefa, a ferramenta Semrush é uma ótima opção para monitorar os sites da concorrência. Ela fornece as palavras-chave mais utilizadas pelos outros negócios, o ranqueamento na pesquisa orgânica, a presença de backlinks, entre outras coisas.

Além dessa ferramenta, você pode contar com a ajuda da plataforma Mozbar, que é uma extensão gratuita para adicionar ao navegador. Ela faz uma análise detalhada sobre os aspectos das técnicas de SEO dos sites navegados na internet (incluindo os da concorrência).

Use ferramentas de clipping para fazer monitoramento da concorrência

O processo de clipping você conhece. Afinal, é uma forma tradicional de monitorar os resultados de seu trabalho como assessor de imprensa, bem como de mostrar para o cliente que vale a pena investir em um profissional da comunicação.

Além de servir como termômetro para seu cliente, você também pode aproveitar essa estratégia para fazer o monitoramento da concorrência.

Conhece aquela frase “mantenha seus amigos por perto, mas seus inimigos mais perto ainda”? Essa é a hora de você tirar isso do mundo das ideias e levar para o universo da ação.

O clipping é uma estratégia essencial para acompanhar os concorrentes de perto, analisar o que eles estão fazendo, ter ideias para aprimorar o plano de comunicação do seu cliente, observar se alguém deu um passo em falso (ou se houve aquela ideia genial), entre outras coisas.

No entanto, esse pode ser um processo demorado e complicado se você contar apenas com seu olhar estratégico. Por isso, para facilitar sua rotina, uma ótima opção é investir em ferramentas profissionais de clipagem.

Sim, elas são pagas, mas valem a pena, principalmente por otimizarem uma estratégia tão importante para o trabalho de assessoria de imprensa.

Um exemplo dessas ferramentas é o NewsStream, plataforma da empresa Knewin. Com ela, você é capaz de acompanhar de perto seu concorrente e o segmento de atuação, além de outras funcionalidades importantes para seu olhar como assessor de imprensa.

Quem sabe não é isso que está faltando para você conseguir que seu cliente se destaque no mercado? Vale a pena fazer o monitoramento da concorrência e ver o que você descobre.

Além disso, se quiser conhecer plataformas para ajudar na produção de conteúdo de seu cliente, você pode fazer o download do ebook 12 ferramentas essenciais para produção de conteúdo. O download é gratuito!

Conheça 12 ferramentas incríveis para produção de conteúdo digital que otimizam sua rotina