6 motivos para monitorar redes sociais no segmento de saúde

Monitorar redes sociais é uma tarefa relevante para quem atua com comunicação e marketing digital. Porém, no nicho de saúde, a estratégia se torna ainda mais vital.

Afinal, segundo dados levantados pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), mais de 40% dos brasileiros fazem autodiagnóstico pela internet.

E não se pode esquecer que internet não é apenas Google. As redes sociais também fazem parte desse cenário.

Assim, se você não se preocupa com monitoramento de redes sociais no mercado de saúde, ligue um alerta em sua rotina profissional. Afinal, você está deixando de entender o comportamento do público e diminuindo a competitividade da sua marca.

Por que monitorar redes sociais no mercado de saúde: 6 motivos

O monitoramento de mídias sociais é uma ferramenta que ajuda empresas e profissionais de comunicação a entenderem a visibilidade digital da marca. Além disso, a estratégia ajuda a melhorar o engajamento com o público. 

Porém, é possível ir além e customizar o processo de acordo com o nicho no qual você atua. Afinal, cada fatia de mercado tem suas peculiaridades e necessidades para aprimorar a competitividade.

Assim, se você atua no mercado de saúde, é importante entender por que é preciso monitorar redes sociais e como fazer isso de forma personalizada e efetiva.

Pensando nisso, selecionamos 6 motivos que fazem o monitoramento de mídias sociais ser uma mão amiga para quem atua no nicho de saúde.

Então, confira as dicas e saiba como aproveitar todo o potencial das conversas sociais para extrair informações valiosas para a sua marca e entender o comportamento do seu público. 

1. Saber o que o público pensa sobre a sua marca

O primeiro motivo para monitorar redes sociais na área da saúde é saber o que o público pensa sobre você.

A partir de pesquisas com palavras-chave estratégicas (o nome da marca, dos produtos e dos porta-vozes da empresa), você consegue avaliar qual é o sentimento do seu público sobre a organização.

Isso é feito a partir de uma estratégia conhecida como análise de sentimento. Nela, categorizamos as menções sobre a marca em neutro, negativo e positivo.

Com a análise de sentimento, você consegue identificar:

  • Problemas no dia a dia da empresa.
  • Sucessos nas ações de comunicação.
  • Consumidores insatisfeitos com o seu serviço de saúde.

Além disso, entender o que falam sobre a sua empresa (e não o quanto falam) te ajuda a ser um profissional de comunicação mais estratégico para entender como cativar o público e mostrar a importância do serviço de saúde no dia a dia das pessoas.

2. Acompanhar conversas sobre saúde

Segundo motivo para monitorar redes sociais no mercado de saúde: acompanhar conversas sobre temáticas estratégicas.

Como já falamos aqui no post, uma grande parcela dos brasileiros usa o meio digital para fazer autodiagnósticos. Assim, utilizam redes sociais, grupos, fóruns, sites, blogs e o Google para pesquisar sintomas, doenças, formas de prevenção, entre outros pontos.

Assim, acompanhar as conversas no meio social te ajuda a identificar:

  1. Quais são os assuntos mais falados nas redes sociais.
  2. Picos de sintomas em uma determinada região.
  3. Compartilhamento de notícias sobre saúde.
  4. Publicações sobre saúde e suas diversas vertentes.
  5. Falta de informação sobre uma determinada temática.

E esses pontos são valiosos para quem atua com comunicação digital. 

Afinal, podemos extrair informações para:Elaborar pautas de conteúdo.

  • Pensar em eventos.
  • Criar vídeos explicativos.
  • Combater a disseminação de fake news
  • Proporcionar um ambiente mais seguro e mais informativo para o seu público

Assim, aprenda a ouvir mais o que as pessoas estão dizendo nas redes sociais, especialmente em um nicho de mercado tão importante quanto o da saúde.

3. Usar os dados para melhorar as ações de comunicação

O terceiro motivo para você monitorar redes sociais no mercado de saúde é orientar ações de comunicação por dados. E isso melhora a sua atuação profissional e garante mais competitividade à marca.

Afinal, dados nos ajudam a tomar decisões mais precisas e a pensar em ações mais efetivas e alinhadas ao público que desejamos atingir.

Assim, use o monitoramento de mídias sociais para:

  1. Identificar as palavras-chave mais mencionadas sobre saúde em um determinado período.
  2. Analisar os assuntos mais pautados nas redes sociais.
  3. Observar o comportamento do público em relação a um determinado tópico de saúde.
  4. Identificar hashtags utilizadas nas publicações.
  5. Avaliar as ações da concorrência.

Pode parecer difícil em primeiro momento, mas é possível extrair informações valiosas desses pontos monitorados nas redes sociais.

O importante é fazer as perguntas certas para obter dados estratégicos para o seu planejamento de comunicação. 

Por exemplo: a partir de uma nuvem de palavras-chave, é possível entender o cenário de uma determinada doença nas redes sociais.

Com isso, é possível avaliar o que as pessoas mais identificam como sintoma e identificar como elas pesquisam para fazer autodiagnóstico no meio digital.

Dessa maneira, essas palavras-chave te ajudam a:

  • Criar ações para falar sobre os perigos do autodiagnóstico.
  • Selecionar palavras-chave para anúncios ou conteúdos de blog.
  • Pensar em pautas de comunicação que estejam alinhadas ao contexto do público.

Além disso, também é possível fazer estudos e análises de mercado a partir do monitoramento de redes sociais e de pontos como o comportamento do público, hashtags e palavras-chave específicas.

4. Acompanhar assuntos que são tendência

Como quarto motivo para monitorar redes sociais no nicho de saúde, temos o acompanhamento de tendências, que podem ser de mercado ou de temáticas em alta nos canais sociais.

Esse acompanhamento de tendências é relevante para profissionais de comunicação porque ajuda a obter um olhar mais atento aos assuntos do momento, com o objetivo de investir em newsjacking.

Afinal, o ramo da saúde tem um grande potencial para aproveitar a estratégia de newsjacking, especialmente quando falamos de temáticas especializadas.

Assim, o monitoramento de mídias sociais é uma fonte valiosa para newsjacking, pois é possível:

  • Criar conteúdos em cima das temáticas.
  • Virar fonte na imprensa.
  • Elaborar vídeos explicativos sobre um determinado assunto, entre outros pontos.

Em outras palavras, a análise de tendências ajuda a gerar mais visibilidade para a marca em momentos que necessitam de agilidade e de informações precisas.

Dessa forma, você tem mais um motivo para não deixar o monitoramento de canais sociais de lado em sua rotina profissional.

5. Fazer uma boa gestão de crise

Se você quer mais um motivo para monitorar redes sociais no segmento de saúde, aqui está ele: gestão de crise.

Os canais sociais são grandes aliados da prevenção e da gestão de crises de empresas. Afinal, eles nos ajudam ter acesso às menções negativas sobre as marcas. Além disso, permitem a publicação de notas de esclarecimento sobre o assunto.

Porém, isso só é possível se você investir em uma boa estratégia de monitoramento de redes sociais. Afinal de contas, sem agilidade e um olhar 360º sobre a marca no meio digital, o processo de gestão de crise se torna complexo, incompleto e demorado.

Assim, se você deseja cuidar da reputação da empresa de saúde com efetividade, evitando deslizes e repercussão negativa no meio digital, monitore redes sociais.

Ou seja, preste atenção nos seguintes pontos:

  1. Escolha as palavras-chave certas.
  2. Monitore todos os canais sociais.
  3. Use uma boa ferramenta de monitoramento.
  4. Faça um bom SAC 2.0.
  5. Seja ágil para elaborar notas de esclarecimento sempre que for necessário.

6. Avaliar os passos da concorrência

O sexto motivo para monitorar redes sociais no setor de saúde tem a ver com competitividade empresarial.

Acompanhar os passos da concorrência é uma estratégia conhecida na comunicação corporativa e na gestão de empresas. E o interessante é que ela pode ser levada para o monitoramento de redes sociais.

Afinal, é possível analisar tudo o que os competidores estão fazendo quando falamos de marketing e de comunicação digital.

A partir do monitoramento, é possível acompanhar publicações, avaliar interações com o público e identificar que tipo de conteúdo e de temáticas a concorrência investe no plano de comunicação.

Dessa forma, você consegue identificar gaps, analisar forças e fraquezas da marca e obter ideias para conteúdo, eventos e demais ações de comunicação digital.

Por fim, se você deseja se aprofundar na temática de monitoramento de redes sociais, faça o download do nosso e-book sobre o assunto. Clique no banner aqui embaixo.