5 erros que você não pode cometer na sua análise de redes sociais

Já se foi o tempo em que a presença no digital era apenas um diferencial e estar presente nas redes sociais atualmente é essencial para qualquer empresa. No Brasil, existem cerca de 150 milhões de usuários conectados a essas plataformas digitais, segundo um estudo do Relatório Digital. Diante deste cenário, a análise de redes sociais é fundamental para qualquer estratégia de comunicação.

Leia também:

>> Análise de redes sociais: 8 dicas para assessores de imprensa

>>  Comunicação nas redes sociais: o que as marcas devem monitorar?

>> Fake News, redes sociais e mais: o valor do monitoramento em ano de eleição

Com a demanda dos consumidores e novas estratégias visando o engajamento dessas pessoas conectadas, apenas estar nas plataformas não é suficiente. É preciso ter em mente que as redes sociais reverberam tudo o que acontece em outras mídias. Por isso, atuar estrategicamente e monitorar é fundamental. 

A análise de redes sociais é uma estratégia alinhada ao cuidado com a imagem de marcas e de figuras públicas no meio digital. A partir dos passos guiados sempre a dados e informações, é possível conter crises, encontrar oportunidades e manter o público engajado. 

Para cumprir essa tarefa de maneira satisfatória, é importante conhecer alguns erros comuns e evitá-los no cotidiano. Por isso, neste artigo traremos os principais gargalos na análise de mídias sociais. Vamos lá?

5 erros comuns na análise de redes sociais 

Ao fazer uma análise de redes sociais, pode ser que a estratégia esteja sendo comprometida por algum passo em falso. A primeira coisa que tem que ficar clara é a diferença entre análise de redes sociais com gestão de redes sociais. 

É encontrar a melhor comunicação a ser usada, o conteúdo ideal para atingir com o público, as redes sociais e canais digitais mais corretos para investir, a programação a ser seguida e tudo o que possa ser usado como base de informação para que a empresa atinja o resultado esperado. Já a gestão de redes sociais é o famoso “colocar a mão na massa”.

Com a análise de redes sociais você obtém as informações que precisa, com a gestão você aplica todo esse conhecimento. Assim, os seus perfis alcançam o resultado esperado e consequentemente as suas vendas, visualizações e o crescimento da marca também. 

Agora que já demos uma breve explicação, veja os erros comuns ao analisar as redes sociais. Fique atento para identificar se alguns deles estão afetando o seu desempenho profissional.

1 – Fazer análises manuais

A escolha por análises manuais pode gerar gargalos relevantes na hora de acompanhar tudo o que acontece dentro das redes sociais. Já imaginou olhar Instagram, Facebook, LinkedIn, Pinterest, entre outros canais digitais, simultaneamente? 

Em primeiro lugar, entenda que análises manuais não estão alinhadas à cultura data-driven. 

Essa cultura se refere a processos organizacionais orientados a partir de dados. Isso significa que a  tomada de decisão e o planejamento estratégico são baseados em uma análise sistemática e muito bem fundamentada. Não simplesmente em intuições e experiências. 

Em um mercado altamente moldado pelas novas tecnologias da era da informação, ser data-driven representa um modo de pensar e agir em um mundo onde bilhões de dados são gerados a cada segundo. 

Por isso,  pensar uma estratégia a partir de dados é fundamental.

Se você deseja fazer análises efetivas de forma ágil, baseado em dados, deixe o pensamento manual de lado. Compreenda que é importante ter ferramentas de monitoramento e análise como um aliado.

Ferramentas como o Knewin Social automatizam o processo, te ajudam a fazer análises ricas e ainda evitam que a reputação da marca fique suscetível a deslizes que podem ser evitados. Se quiser conhecer mais dessa solução, clique aqui.

2 – Monitorar esporadicamente

Outro ponto relevante que você deve evitar é analisar as redes sociais de forma esporádica, sem continuidade ou periodicidade.

Só é possível entender o desempenho das ações de comunicação nas redes sociais se temos um comparativo de resultados. Além disso, a reputação de uma marca e a sua presença digital levam tempo para ser construídas, mas um simples deslize pode colocar tudo em risco.

As redes sociais são instantâneas! Em um piscar de olhos, novas menções podem aparecer e não vê-las pode custar caro. Além disso, monitorar em tempo real permite que você fique de olho em:

  • Pautas que são tendências nas mídias sociais.
  • Notícias relevantes para o seu nicho de mercado.
  • Movimentações do comportamento do consumidor.

Fazer isso permite que você tenha fontes de informações para construir um bom planejamento para redes sociais e alinhado às exigências do público da sua marca.

3 – Não saber lidar com críticas

Não basta saber em quantas publicações a marca, a empresa ou a pessoa foi mencionada e o alcance que elas tiveram. É importante entender o teor das publicações e saber sobre o que falaram, em qual parte da matéria foi citado, que informação destacaram, o que foi deixado para trás, por exemplo.

Mensagens nas redes sociais nem sempre são elogios. Eventualmente, mensagens negativas vão aparecer. Por isso, saber lidar com isso da melhor forma é um ponto positivo. Isso ajuda e muito na reputação da empresa, mostrando que ela também se importa com os clientes insatisfeitos. 

A interação com o usuário é muito relevante. Isso garante a aproximação e conexão, dando uma imagem mais “humana” para a marca.

4 – Monitorar só os canais em que a marca está presente

Se você quer conquistar uma análise de redes sociais efetiva, precisa evitar o erro de monitorar apenas as mídias nas quais a marca está presente.

É comum analisar apenas as plataformas nas quais construímos conteúdo. Mas não podemos esquecer que o público está presente em diversos canais sociais. Assim, é possível que haja alguma menção sobre a marca que você gerencia em alguma plataforma em que não há monitoramento.

Isso quer dizer que sua marca pode sofrer algum deslize e você nem mesmo estar ciente. 

5 – Não olhar para os concorrentes

Por fim, um erro muito comum na análise de redes sociais é se preocupar apenas com o cenário da marca, esquecendo que a empresa tem concorrentes. Se você se preocupa só com o desempenho de sua empresa e acha que a análise acaba nessa etapa, saiba que não é bem assim.

Quando monitoramos e analisamos mídias sociais, precisamos incluir em nosso radar, as ações da concorrência e temáticas que podem impactar no cotidiano da empresa. Assim, é possível conquistar uma análise mais rica e que ajude os gestores a construírem planos estratégicos efetivos.

Veja um debate interessante sobre a exposição de marcas no meio digital e mensuração de resultados a seguir:

Como você viu até aqui, investir na automação e prestar atenção em algumas questões básicas ajudam e muito na hora de fazer a análise de redes sociais.

Por isso, fazer da melhor maneira possível, como demonstramos ao longo do texto, pode ter impactos muito positivos na imagem e crescimento de sua marca. Isso deve ser pensado ao elaborar o seu plano de comunicação!