Análise de sentimentos nas redes sociais: por que fazer?

análise de sentimentos

A análise de sentimentos é uma estratégia fácil de ser executada e que proporciona um olhar 360° sobre a reputação de marcas. Além disso, ela ajuda empresas a melhorarem o relacionamento com clientes e facilita a gestão de crises de imagem.

Por isso, se você ainda não inclui a análise de sentimentos em seu planejamento de redes sociais, é hora de mudar esse cenário.

Dessa forma, criamos este post para te ajudar a ser um profissional mais completo. Nosso conteúdo vai te mostrar por que devemos analisar o sentimento de menções em mídias sociais e como fazer isso da melhor forma possível.

Por que devemos fazer análise de sentimentos?

As redes sociais não são apenas locais em que consumimos conteúdos e publicamos selfies. Elas vão além disso. E assumem o papel de canal de interação entre marcas e consumidores.

Essa interação vai desde curtidas até feedbacks negativos. Afinal, as mídias sociais são plataformas em que recomendamos uma empresa e que expomos nossa insatisfação.

Em outras palavras, os consumidores utilizam o Facebook e o Instagram, por exemplo, para mencionar as marcas de forma negativa, positiva e neutra.

Essas menções podem gerar ruídos e crises de imagem para a sua empresa. E a melhor forma de evitar isso é ficar de olho no tipo de interação que o cliente tem com você.

Como fazer isso? A partir da análise de sentimentos.

O que significa análise de sentimentos?

A análise de sentimento é uma estratégia que tem como base a avaliação das menções sobre a sua marca.

Dessa forma, você consegue:

  1. Identificar consumidores insatisfeitos.
  2. Entender se o seu planejamento de comunicação está sendo efetivo.
  3. Perceber quem são os consumidores mais fiéis da sua marca.
  4. Avaliar a receptividade de um produto novo.
  5. Compreender se o seu discurso de marca está sólido e alinhado.
  6. Fazer SAC 2.0 efetivo.
  7. Gerenciar crises de imagem com mais rapidez.
  8. Identificar tudo o que falam sobre você.

Ou seja, a análise de sentimentos é uma estratégia que garante um olhar 360º sobre a reputação da sua marca. Além disso, ela te ajuda a criar um termômetro para avaliar se o seu planejamento de comunicação está sendo eficaz.

A partir disso, é possível identificar pontos fracos da sua marca, tomar decisões empresariais mais efetivas e solucionar cenários negativos.

Outro motivo para analisar o sentimento das menções é melhorar o relacionamento com o público e entender se a sua organização está atendendo às expectativas dos consumidores.

Para resumir, essa estratégia significa transformar simples informações das redes sociais em dados valiosos para a sua marca.

Afinal, um comentário, uma reação e uma marcação em Stories não são apenas números nas mídias sociais. Esses pontos refletem a imagem da sua empresa no meio digital.

Por isso, é hora de você começar a investir na estratégia de análise de sentimentos. E a gente vai te mostrar como fazer isso.

Como fazer análise de sentimentos com agilidade e precisão

Se você não fazia análise de sentimentos porque pensava que a estratégia era complicada, saiba que não é bem assim.

Inclusive, ela é simples de ser executada. Quer ver só?

A base da estratégia é o seguinte: categorização de menções sobre a sua marca em neutro, negativo e positivo.

Essa categorização é qualitativa. Ou seja, é importante observar o teor dos comentários e analisar o que está nas entrelinhas.

Às vezes, consumidores aproveitam o recurso da ironia para criticar uma marca.  Então, é importante manter um olhar cuidadoso.

Bem, os passos da análise de sentimento são os seguintes:

  1. Monitoramento de redes sociais.
  2. Captura de menções sobre a sua marca.
  3. Análise das menções.
  4. Categorização em neutro, negativo e positivo. (Essas informações podem ser distribuídas em uma planilha, para melhor organização).
  5. Definição de prioridades.
  6. Criação de ações de contingência para cenários negativos.
  7. Identificação de clientes promotores da sua marca.

O grande ponto é que uma boa análise de sentimento depende de um monitoramento de redes sociais completo. E é aqui que mora o gargalo de muitos profissionais de comunicação.

Como agilizar a análise de sentimentos

Muitos profissionais deixam de analisar o sentimento de menções em redes sociais porque não conseguem capturar todas as informações importantes.

Afinal, o monitoramento manual representa furos para a análise de canais sociais.

E esses furos representam falhas na execução da análise de sentimento. O motivo disso? Você não vai ter um panorama completo sobre como as pessoas enxergam a sua marca.

Mas saiba que é possível reverter a situação com a tecnologia. O Knewin Social é uma ferramenta completa para monitoramento de mídias sociais.

Entre suas funcionalidades, há a automação da análise de sentimentos. Ou seja, a plataforma fica responsável por capturar as menções sobre a sua empresa e por categorizá-las.

Essa categorização é feita a partir de inteligência artificial. E isso significa uma rotina mais otimizada para você.

Então, se você não analisava o sentimentos das menções nas redes sociais por falta de tempo, a solução está mais perto do que você imaginava.

Claro que a tecnologia é um complemento ao seu conhecimento profissional. Afinal, existem ironias e sutilezas que apenas o olhar humano consegue captar.

No entanto, o Knewin Social agiliza o processo e garante mais precisão ao seu panorama 360º sobre a reputação da sua marca.

Então, se você deseja fazer análise de sentimentos com efetividade, por que não solicita um teste gratuito no Knewin Social? É só clicar no banner aqui embaixo. Nossa equipe está esperando o seu contato!